quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

De Olho Neles!

Esta rubrica tem como objectivo constituir um observatório regular da "Juventude de Belém".
Ou seja, pretendemos seguir com mais atenção os jogadores Belenenses que estão emprestados a outros Clubes para que tenham assim hipótese de acumular experiência e minutos de jogo que, de outra forma, não seria possível com a regularidade necessária. A estes jogadores emprestados, acrescem aqueles que competem nas camadas jovens do Belenenses. Existe a esperança de que, um dia, possam lutar por um lugar na equipa principal.

Assim sendo e sabendo todos nós o modo fugidio como a imprensa desportiva, de uma forma geral, trata os clubes que não os "3 únicos", negligenciando em especial os campeonatos que não a Liga principal, o BelenensesSempre faz-vos um desafio e um pedido: quem assistir a estes jogos, em que participem jogadores Belenenses, na 2ª Divisão Nacional, na Liga de Honra, nas camadas jovens, nas Selecções Nacionais, onde for, que nos enviem essa informação (prestação individual, dados de disciplina, golos marcados etc.) de forma a que possamos semanalmente publicar essa mesma informação e assim partilhá-la com todos os Belenenses que nos lêem.



Eliseu
Na 19ª jornada o Varzim deslocou-se à Covilhã, ao sempre difícil “Santos Pinto” para jogar com o Sporting local, até então 6º classificado com (28 pontos 4 acima do Varzim), empatanto a um golo.
O Covilhã adiantou-se no marcador ainda na primeira parte mas apenas 5 minutos depois o Varzim chegou ao empate. Resultado que manter-se-ia até final.

O Varzim subiu à 8ª posição com 25 pontos, agora a 12 pontos de distância da zona de promoção (sobem apenas 2 clubes à principal liga do futebol português) e a apenas 5 pontos da zona de despromoção (descem 6 equipas à Segunda Divisão Nacional).

Na próxima jornada, a 20ª, o Varzim recebe o Marco, o actual 16º classificado com 19 pontos e que já falhou um jogo por falta de comparência. Mais concretamente na 18ª jornada em que deveria ter disputado um jogo em Portimão.

Eliseu, já se sabe, esteve ausente, ainda a braços com o processo de doping, em que se aguarda o resultado da contra-análise efectuada. De facto, as esperanças de evitar um castigo prolongado são diminutas.
O blog “Preto e Branco”, afecto ao Varzim, refere-se ao substituto de Eliseu como tendo rubricado boa exibição mas não de modo a fazer esquecer o nosso jogador “...aquilo com o miúdo do Belenenses era uma razia (quais ultrapassagens a 180 em auto-estrada...)... mas para jogar é com o que temos e não vale a pena lamentações...

Segundo o Póvoa Semanário , Eliseu está suspenso preventivamente pela Federação Portuguesa de Futebol, não tendo por isso alinhado já no encontro da Covilhã.

Eliseu acusou o uso de um diurético, substância que não aumenta o rendimento desportivo, mas está na lista das substâncias proibídas do CNAD, pois facilita a eliminação de outras substâncias que o possam ser tornando o seu uso indetectável por análise.
A confirmar-se, na contra-análise, o resultado positivo, Eliseu arrisca castigo por um período nunca inferior a seis meses, terminando desde já a sua participação no campeonato.

Este semanário refere também que essa hipótese é um duro revés para a turma poveira pois “ Eliseu tem sido uma das grandes figuras no Campeonato da Liga de Honra, tendo três golos apontados em 15 jogos como titular, num total de 1125 minutos. O extremo esquerdo lidera inclusive o Troféu 'Melhor Jogador do Varzim' Rádio Mar/Póvoa Semanário.

( . . . )

Segundo apurámos, Eliseu disse nada ter ingerido e mostrou-se surpreendido com o resultado da análise feita pelo CNAD. O jogador está no Varzim emprestado pelo Belenenses e nesta altura todos os cenários são possíveis. Depois de Mendonça há duas temporadas e de Coste na época passada, este é o terceiro caso de um controlo positivo na equipa do Varzim nos últimos dois anos. Coste acusou o consumo de uma substância 'canabinóide', num controlo positivo depois de um jogo Naval x Varzim, da 14ª jornada, realizado a 12 de Dezembro de 2004, tendo sido suspenso por seis meses.
Já Mendonça, a 18 de Abril de 2004, acusou positivo, num controlo feito depois de um Santa Clara x Varzim, referente à época 2003/2004, sendo suspenso por apenas três meses, numa atenuação extraordinária da pena, "pelo bom comportamento do atleta em Portugal". O angolano não se dopou mas, ao serviço da selecção, tomou um medicamento que continha uma substância proibida pelo CNAD. Mendonça cumpriu castigo durante o Verão e apenas falhou as duas primeiras jornadas do campeonato seguinte.


Como se vê, não é situação virgem no histórico recente do Varzim. Sem pretender de forma alguma tirar conclusões e muito menos responsabilidades individuais ou colectivas injustas, é de facto estranho uma tal acumulação de casos em tão curto espaço de tempo.



Jorge Tavares
O Olivais e Moscavide, na 15ª jornada disputada no passado domingo, deslocou-se a Setúbal para defrontar a equipa B do Vitória, até então classificada na 12º posição, tendo vencido por 3 - 1.

Jorge Tavares alinhou a titular, durante 53 minutos, na posição de médio como tem vindo a ser hábito, tendo inclusive marcado um dos golos, mais concretamente o terceiro e que deu a tranquilidade necessária à turma de Moscavide para abordar uma segunda parte que não viria a registar golos.

O Olivais e Moscavide ascendeu ao 3º lugar, com 27 pontos, mantendo a distância de 5 pontos do líder que continua a ser o Louletano.

Na próxima jornada, que se realiza a 29 de Janeiro, o Olivais e Moscavide desloca-se ao terreno do vizinho Oriental, a viver um momento difícil na classificação, actualmente classificada na 15º posição com apenas 7 pontos (os mesmo que o último) e a 8 do 14º.

Caso alguém tenha informações sobre a situação do Jorge Tavares agradecemos que nos comuniquem de forma a partilhá-la com todos os leitores.



Gonçalo Brandão
O Charlton recebeu o Southampton, em Welling, na passada 2ª feira e foi derrotado por 2-0.

Gonçalo Brandão alinhou durante todo o encontro a na defesa do Charlton, num terreno que, segundo os relatos estava em péssimo estado.
O Charltonn sofreu os golos aos 8 e aos 40 minutos, sendo este último resultado da marcação de um penalty.

O próximo jogo do Charlton, nas liga de reservas, está marcado apenas para 4ª feira, 8 de Fevereiro, dia em que se deslocará ao terreno do vizinho Crystal Palace.

Até lá não deverá haver referência a Gonçalo Brandão na rubrica da próxima semana, a menos que haja, finalmente, novidades quanto à sua eventual contratação definitiva pelo Charlton Athletic.



Comentário
Sobre a contratação de Rui Jorge

Pessoalmente, o Rui Jorge nunca foi um jogador que apreciasse especialmente, confesso. Não que não apreciasse a sua eficácia ou as suas qualidades de bom defesa e jogador com particular propensão para subir no seu flanco. Antes pelo contrário. Talvez fosse por ter uma técnica mais limitada ou sempre me ter parecido um pouco duro de rins. No fundo, sei que supre essas deficiências, o que advém também da idade e experiência, com a capacidade de colocação.

Pouco ou nada influi esta minha opinião para a satisfação geral que sinto na sua contratação. A razão é simples e sei que me vou repetir: não temos há dois anos um lateral esquerdo de raíz.

Sousa tem feito muito bem o lugar de defesa esquerdo, nos dois jogos em que a isso foi chamado, tendo inclusivé sido o principal impulsionador do jogo atacante, efectuando também passes a rasgar o campo para o flanco contrário (outra boa característica partilhada por Rui Jorge).

Por outro lado (literalmente) Amaral é uma sombra defunta do jogador que conseguiu ser o ano passado. A época passou já de meio e nem sinal dele. Evaporou-se?
Estará a pensar no próximo clube? Não sei. Mas se for esta última informo que o Cascalheira já anunciou que não irá contratar mais ninguém. É que gostam de jogadores que se mexam.
Amaral tem estado a um nível deplorável, tanto a defender como a atacar. Desconcentrado, alheio, disperso, mal colocado, são todos adjectivos com que habitualmente é brindado na imprensa desportiva e, aqui, pelos adeptos. Ao contrário de opiniões que muito prezo, não vejo grandes melhoras nas últimas exibições e a sua chamada à equipa nas últimas jornadas resultam, quanto a mim da escolha do mal menor: Amaral na direita ou Faísca na esquerda. Do Amaral estamos sempre à espera de uma arrancada vitoriosa ao jeito com que nos brindava frequentemente na época passada.

Por isso e face à contratação de Rui Jorge, assim que este tenha níveis físicos que garantam ritmo de competição, só podemos esperar o regresso de Sousa ao lado direito da defesa e a entrada de Rui Jorge para defesa esquerdo.

Será caso para dizer: FINALMENTE!!! DOIS ANOS DEPOIS VOLTAMOS A TER UM DEFESA ESQUERDO.

Parabéns ao reticente iluminado que não viu que a opção de Carvalhal FOI ERRADA (DUAS VEZES) e que a SAD, director técnico ou geral ou lá o que ele é, anuíram de forma que se tem revelado tão lesiva para o Belenenses como para a carreira dos jogadores que tiveram a espinhosa missão de tentar disfarçar a incompetência dos seus superiores hierárquicos.
Especial saudação para o Sousa e para o Cabral (que viria a ser dispensado!), únicos que conseguiram fazer essa posição no mínimo de qualidade exigido, do extenso lote de tentativas Carvalhalianas e Couceirescas, constituido na sua totalidade por:
Cristiano (2004/05), Gonçalo Brandão (2004/05), Vasco Faísca (2005/06), Cabral (2004/05) e Sousa (2004/2005 e 2005/06).

Haja esperança!