quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006

Neste dia, em . . .

1959 – Estádio do Restelo esgota pela 1ª vez; Escândalo em jogo com o Benfica

Face às tristes assistências que o Estádio do Restelo vem registando, não falta quem tente dar a entender que foi sempre mais ou menos assim – o que, para alguns, seria talvez mais desculpabilizante. Não é; já demos inúmeros testemunhos, incluindo fotográficos e documentais de como não era assim.
Muitas vezes vimos grandes enchentes no nosso Estádio e, mesmo em jogos com equipas que praticamente não trazem adeptos, assistimos inúmeras vezes a um Estádio do Restelo muito bem composto.

Não obstante, existe um mito de que o Estádio do Restelo nunca esgotou a sua lotação. Mais uma vez é falso. Há provas documentais de que esgotou e a primeira vez que tal aconteceu foi, exactamente nesta data.
Tratava-se um jogo com o Benfica, que gerou enorme expectativa e que provocou ainda maior celeuma, pelas razões que adiante relataremos.

Como dissemos, existem provas documentais do Estádio do Restelo ter esgotado. Neste caso, recorremos à edição (na altura semanal) do jornal “Os Belenenses”, nº 266, de 6 de Fevereiro de 1959, no qual, em artigo publicado na página 6, podemos ler:

O Belenenses – Benfica foi o grande caso desportivo da última semana.

O entusiasmo do público afecto aos DOIS GRANDES CLUBES, à medida que o domingo se aproximava, atingiu o auge. A procura de bilhetes pôs em delírio os amantes da bola.

O pequeno rectângulo de papel, tomou foros de lendário tesouro. Verdadeira luta de emoção de nervos e até de factos.

Tentava-se o apelo ao amigo, faziam-se valer conhecimentos antigos e modernos, tudo para que o tal papelinho deixasse de ser sonho para se tornar em feliz realidade. E, quando conseguido, era guardado, religiosamente, no fundo da carteira.

Todos queriam mais um bilhete; todos desejavam presenciar a luta dos dois grandes contendores.

E surgiu o inevitável. OS BILHETES ACABARAM.

Na secretaria do nosso clube a azáfama foi constante.

Manuel Vacondeus estava extenuado (…). Pensamos ser interessante ouvir as declarações deste antigo e competente funcionário de ‘Os Belenenses’ (…).

- Naturalmente que o senhor tem tido um trabalhão com este jogo, não é verdade?

- Como pode calcular! Creia, no entanto, que não é o trabalho excessivo que me tem preocupado, pois eu estou aqui para servir o clube e não para descansar. Aquilo que, na verdade, me preocupou e me fez bastantes dores de cabeça, foi A IMPOSSIBILIDADE DE PODER SERVIR TODOS OS SÓCIOS.

- MAS OS BILHETES NÃO CHEGAM PARA OS SÓCIOS?

- NÃO. OS BILHETES QUE NOS CABEM NÃO SÃO SUFICIENTES PARA SERVIR TODOS OS SÓCIOS. Além disso, há aqueles que desejam um número superior àquele que tínhamos estipulado, que era de dois a cada sócio (…).

- A afluência para o encontro de domingo foi na verdade fora do normal?

- Sim, e a justificar essa verdade está o facto de, pela primeira vez, O NOSSO ESTÁDIO SE ESGOTAR
”.

Cabe aqui lembrar que, na altura, com as bancadas sem cadeiras, com o Topo Sul aberto ao público – como sempre esteve até recentemente – e o anel superior do Topo Norte a servir de peão, a lotação do Estádio era de 44.000 espectadores.

Para que não restem dúvidas, reproduzimos ainda a nota constante da página 5 do jornal “A Bola” de 2 de Fevereiro de 1959, com o título “566 CONTOS DE RECEITA!”:


Image hosting by Photobucket

Como dissemos no sábado, o jogo Belenenses – Benfica despertou extraordinário interesse e a lotação do Estádio do Restelo esgotou”. E discriminava em seguida as seguintes vendas de bilhetes:

14.000 Gerais (Peão na parte superior do Topo Norte);
7.850 Superiores (Topo Sul e resto do Topo Norte);
4.426 Bancadas Centrais (Anel superior da Bancada Poente);
4.394 Bancadas Laterais (Anel inferior da Bancada Poente);
271 Senhas de Camarote;
150 bilhetes de menores e militares.

Isto somava 31.091 lugares. Acresciam, pois, cerca de 13.000 bilhetes de sócios ou seus acompanhantes (então, ao contrário de hoje, ocupando a Bancada Nascente e só parte da Poente).

Registe-se que, naqueles tempos, não acontecia o que sucede hoje em jogos com o Benfica em que, fora dos sectores dos sócios, cerca de 80% ou 85% dos assistentes são afectos ao Benfica. Na altura, a proporção de adeptos azuis era bastante superior. Naquele jogo, certamente a maioria do público era belenense.

Uma enorme multidão afluiu, pois, ao Restelo, apesar do autêntico dilúvio que se verificou nesse Domingo.


Image hosting by Photobucket

O jogo era bastante importante porque Belenenses e Benfica, juntamente com o F.C.Porto, lutavam palmo a palmo pelo título.

Antes desta 19ª das 26 jornadas, o Benfica liderava com 30 pontos, seguido do Belenenses com 27 e do F.C.Porto com 26. O Vitória de Guimarães tinha 21 e o Sporting, 20.

O Belenenses não teve um bom começo. Ganhou em casa 3-0 à CUF mas foi perder por igual marca a Guimarães. Seguiram-se dois empates: 0-0 no Restelo contra o Caldas e 1-1 em Coimbra. Vencemos depois o Covilhã por 6-0 no Restelo mas fomos seguidamente perder 3-2 a casa do Benfica e empatar 0-0 em casa do Torreense. Depois desse começo irregular, o Belenenses começou a carburar e foi-se aproximando do Benfica, que liderou durante muito tempo. O F.C.Porto, curiosamente, também não começou bem. O Sporting esteve praticamente sempre fora da luta pelo título. O V.Guimarães, pelo contrário, teve um excelente começo e andou algumas jornadas em 2º lugar.

Em Dezembro e Janeiro, porém, o Belenenses colocou-se na 2ª posição, a um escasso ponto do Benfica, apesar dos erros dos árbitros a fustigarem-nos na derrota na Luz, nos empates fora com o Torreense (ver gravura da bola com comentário insuspeito de Carlos Pinhão, um benfiquista assumidíssimo) e em casa com o Caldas (em ambos os casos, foram-nos anulados golos sem motivo) e na derrota na Covilhã, justamente no jogo que antecedeu a recepção ao Benfica.


Image hosting by Photobucket

Esta derrota fizera-nos atrasar um pouco mas era consenso geral que o Belenenses era a equipa que estava a jogar melhor. Uma vitória voltaria a colar-nos ao Benfica, neutralizaria a derrota por 3-2 na Luz (no jogo da 1º volta) e dar-nos-ia imenso moral.

Note-se a embalagem com que vinha o Belenenses: tirando a derrota na Covilhã, o nosso clube, nos 10 jogos anteriores, registara 9 vitórias e 1 empate. O empate foi em Alvalade, por 1-1. Em casa, ganhámos 1-0 ao Barreirense, 1-0 ao F.C.Porto, 3-0 ao Lusitano de Évora, 2-0 ao Vitória de Guimarães e 3-1 à Académica. Fora, ganhámos 2-1 ao Braga, 5-0 ao Vitória de Setúbal, 4-2 à CUF e 6-1 ao Caldas.


Image hosting by Photobucket

A equipa do Belenenses era mais leve e tecnicista do que a do Benfica. O estado do terreno prejudicava-nos, pois. E o árbitro começou logo por favorecer os encarnados ao não adiar o jogo, como se esperava face às condições atmosféricas que tornaram o relvado num autêntico lago.

Apesar da circunstância referida, o Belenenses atacou durante quase todo o jogo, em busca da vitória. Teimosamente, esta parecia escapar-se-nos. No entanto, em cima dos 90 minutos, a nossa equipa beneficia de um canto. Matateu marca-o directo e o Guarda Redes do Benfica (Costa Pereira) defendeu para dentro da sua baliza.


Image hosting by Photobucket

Levantam os braços os nossos jogadores, deixam-nos cair ou levam-nos à cabeça em desespero os do Benfica, festeja e rejubila o povo de Belém! Insolitamente, o árbitro anula o golo. Alegou, entre muitas contradições, que a bola tinha saído do terreno de jogo. Impossível!


Image hosting by Photobucket

E, como se não bastasse, nem sequer concedeu os descontos de tempo devidos, não fosse o Belenenses assinar novo golo...

A reacção dos nossos dirigentes foi enérgica, de acordo com o brio, a garra, o orgulho e auto-estima que então havia e que hoje parece perdida. Até um manual de física foi invocado na televisão por um dirigente do Belenenses, para demonstrar que a trajectória alegada pelo árbitro era completamente impossível de se verificar.

A edição, já acima referida, do Jornal do Belenenses, tratava o caso sem papas na língua e sem cinzentismos.

Por exemplo, logo na página 1, sob o título “PARA A HISTÓRIA”, escrevia-se:
Estas duas fotos documentam perfeita e claramente o lance que nos daria uma justíssima vitória se o árbitro (?) não tem entendido que o Belenenses não devia ganhar.

A bola, atirada por Matateu na transformação de ‘um canto’, partiu em direcção da baliza adversária. O Guarda-Redes do Benfica meteu-lhe as mãos mas fê-lo de tal maneira que o esférico ressaltou para dentro da baliza. Era o golo do triunfo! Eram dois pontos para quem mais os merecia. No entanto, o ‘senhor do apito’ não o quis.

As fotos que publicamos, do nosso fotógrafo Vasco de Oliveira, são um documento elucidativo. Se o árbitro já tinha apitado, por que está a seguir o lance com tanta atenção? Como poderia ele ver, do lado contrário, a bola, que seguia pelo risco, ultrapassar o risco? Se já tinha apitado, por que é que todos os jogadores estão a seguir o lance com os olhos fixos na bola e no Guarda-Redes dos ‘encarnados’? E por que será que Costa Pereira, quando a bola lhe fugiu para dentro da baliza, levou as mãos à cabeça e por que terá sido que, na mesma ocasião, Artur [jogador do Benfica] arrancou um punhado de relva?

Enfim, o juiz da partida (?) – só ele! – viu a bola descrever curvas para fora e para dentro, caprichosamente, fantasticamente! Que imaginação a sua! E levou-nos dois pontos, espoliou-nos dois pontos – a não ser que nos sejam restituídos por quem de direito. O Belenenses não quer ganhar jogos fora de campo mas não pode aceitar que as alucinações de um árbitro (?) o espoliem daquilo a que tem inegável direito
”.

Na página 2, sob o título “SENHORES ÁRBITROS: A LEI É IGUAL PARA TODOS”, João Vilar afirmava:
Desta tribuna em que, semana a semana, nos debruçamos especialmente sobre temas de desporto e, particularmente, abordando assuntos do nosso Clube, sempre imprimimos aos ‘escritos’ um sentido de imparcialidade (…).

Por isso, estamos perfeitamente à vontade para, quando nos surge qualquer oportunidade, traçar a linha do nosso pensamento, doa a quem doer.

Por vezes abordamos temas de arbitragem e fazemo-lo, sempre, na mesma linha imparcial, cuidando particularmente do prestígio de uma classe (…).

No domingo, mais uma vez fomos prejudicados por um critério discutível porque a razão dada pelo árbitro tem tanto de infantil como falha de senso.

Como é possível a um árbitro, em centésimos de segundo, ‘ver para julgar’ que uma bola saiu alguns centímetros do rectângulo, pelo ar, em velocidade de bólide, sem haver vento e com as marcações do terreno praticamente invisíveis? Como? Emprazamos a qualquer árbitro que, em consciência, nos possa responder poder verificar a anomalia.

(...)

Daqui, do alto desta tribuna, com a nossa força moral, vimos dizer aos desportistas belenenses ou não, mas principalmente aos homens de bem, que estamos fartos deste rosário de injustiças de que somos vítimas (...)
”.

Na página 6, podia ler-se, por exemplo, entre outras considerações fortíssimas:

“Temos, a dar-nos forças, a amparar-nos e a exigir que clamemos por justiça, uma massa associativa de muitos milhares de indivíduos, de todas as categorias sociais, desde os humildes trabalhadoras das docas, até às individualidades de maior destaque em todos os sectores da vida portuguesa.

Somos uma realidade do desporto português; somos uma força, possuímos uma consciência. Queremos justiça, exigimos justiça!

Não podemos permitir, de braços cruzados, que se continue a desvirtuar a verdade do desporto e que se continue, impunemente, a desrespeitar o nosso esforço.

Queremos e exigimos respeito.

(...) Quatro pontos que nos foram negados; quatro pontos que conquistámos com esforço, com trabalho, lealmente, no campo da luta, e que nos foram espoliados.

(...) Não queremos favores, não pretendemos vencer jogos ou campeonatos com ‘empurrões de fora’, com ajudas estranhas. Apenas nos interessa vencer mercê do nosso esforço, do trabalho desenvolvido, dos nossos méritos; mas para isso é necessário e indispensável que nos tratem com seriedade – com a mesma seriedade que usamos e que raramente usam para connosco.

Queremos JUSTIÇA – nada mais, apenas e só JUSTIÇA!

Não a imploramos, não a mendigamos – exigimo-la. E iremos reclamá-la seja onde for!”
(Note-se a escrita impecável, de quem sabia escrever bem, e sabia o que era escrever bem...).

E por aí fora, em diversas páginas do jornal. A dado passo, afirmava-se clara e inequivocamente que três clubes eram sistematicamente beneficiados.


Image hosting by Photobucket

Hoje, esta linguagem seria considerada imprópria, fanática e parcial por muitos dos nossos responsáveis e consócios... Triste sinal de um clube que perdeu o seu orgulho e os seus instintos básicos!

O protesto apresentado pelo Belenenses, com exaustiva e impecável fundamentação, acabou por ganhar vencimento. No entanto, o jogo só veio a ser repetido a meio da semana antes da última jornada. O Belenenses já não podia chegar ao título – as arbitragens dos 5 jogos referidos (Benfica na Luz, Torreense, Caldas, Covilhã e Benfica no Restelo) tinham deixado mossas e contribuído decisivamente para nos afastar do troféu. Alguma desmoralização levou-nos até a claudicar 7-0 nas Antas ou a empatar em casa com o Torreense – embora, por exemplo, tivéssemos goleado o Braga por 7-0 e o Vitória de Setúbal por 9-1.


Image hosting by Photobucket

Nesse jogo de repetição com o Benfica, realizado em 20 de Março, registou-se um empate 1-1. Muito público, mais uma vez.
Escrevia-se na “Bola” do dia seguinte: “Não obstante se tratar de um dia de semana, o estádio do Restelo registou uma verdadeira enchente, que quase esgotou a sua lotação. Mesmo não constituindo record do recinto, não há dúvida que a receita verificada se cifrou em números impressionantes – cerca de 435 contos”.

Na classificação, Porto e Benfica ficavam com 39 pontos, o Belenenses com 36 e o Sporting com 31.


Image hosting by Photobucket

Na última jornada o Belenenses venceu o Sporting por 2-1. O Porto ganhou em casa do Torreense, o Benfica venceu a Cuf na Luz. Já agora, foi a célebre ocasião em que o árbitro Inocêncio Calabote “nunca mais” dava por acabado o jogo da Luz, como Benfica a somar golos e a quase anular o factor decisivo do campeonato, a favor do F.C.porto, ou seja, o melhor goal-average.

Ainda hoje, os adeptos portistas, nas suas guerras com o Benfica, invocam o “escândalo” Calabote. Pode ser que tenham razão. Noutras alturas (sobretudo em décadas mais recentes) terão sido eles beneficiados, noutras ocasiões, terá sido o Sporting, em muitas outras o Benfica. Beneficiado o Belenenses na decisão de um campeonato – isso é que se desconhece. Pode falar-se no Inocência Calabote; mas, espoliado de 5 pontos nos jogos atrás mencionados, e tendo terminado 3 pontos atrás do campeão (ver tabela), o grande prejudicado deste Campeonato foi...o Belenenses!