terça-feira, 31 de janeiro de 2006

O Fim da Ilusão (4)

Chuva, frio, NEVE, mais frio ainda . . .
e uma chuva de golos . . . a nosso favor!


Provavelmente perguntar-se-ão que sentido faz analisar, quantificar, estimar ou extrapolar, o que seja de um jogo disputado em tão singulares condições. E com razão.

Além da contagem, mais correctamente, da estima de quantidade de espectadores, esta rúbrica poderá conter basicamente seja o que for que esteja relacionado com o jogo, directa ou indirectamente. E aí, nesse sentido lato, convenhamos que até umas boas fotos do Estádio do Restelo ficam bem.

Image hosting by Photobucket

Mais mais do que isso. Estaremos, julgo, de acordo se disser que, nas condições climáticas adversas que ontem se verificaram, teremos atingido o Ponto Zero. Ou seja, menos que estes não aparecem (por enquanto).
Não falo em causa própria e até me retiro do epíteto com que vou alcunhar todos os presentes ontem, mas ontem quem foi ao Estádio do Restelo é um “herói”. E é-o apesar de jogando contra o último ser maior a probabilidade de obter aquilo que o normal adepto Belenense deseja para a sua equipa em todos os jogos em disputa – a vitória e os 3 pontos.

Image hosting by Photobucket

Pois Domingo foi o dia ideal. E, verdade absoluta, os cerca de 800 “heróis” mereceram o que se passou no campo. Uma estrondosa vitória e até uma boa exibição.

Realço aqui a boa atitude na abordagem ao jogo, o empenho nas condições adversas. Poderão dizer que seria o melhor que os jogadores podiam fazer com aqueles 2ºc era correr para não congelar. Mas mesmo assim é de assinalar. Até o “treinador” ajudou ao montar uma equipa de forma inteligente.

Image hosting by Photobucket

E que diferença com Rui Jorge... Saúdo não só o seu regresso à competição – um internacional português como as suas palavras no final do jogo, muito realistas, modestas mesmo, mas acima de tudo respeitosas para um Clube como o Belenenses ao recusar comentar, em resposta a uma estúpida pergunta de um jornaleiro sobre o que lhe parecera o jogo do dia anterior entre lagartos e lampiões, respondendo:
Agora não vou fazer mais esse tipo de comentários. Fiquei contente com a vitória do Belenenses..
Não há notícia de que Rui Jorge tenha sido acometido de nenhuma maleita súbita a seguir a proferir estas declarações, pelo que todos os jogadores do Belenenses poderão seguir-lhe o exemplo sem receios ou reservas.

Enfim, tudo a favor, menos aquele senhor de amarelo que nos deixou com dez, (des)propositamente (?), a 5 minutos do intervalo. Mas se o frio não nos tramou, não era um “cromo” daqueles que nos ia estragar a tarde.

Ainda deu para presenciar episódios pouco comuns, até para a bancada dos sócios, tão pitorescos como alguém à entrada da bancada perguntar a um amigo mais distante, já sentado, se “há aí algum lugar vazio ao pé de ti?”. Confesso que achei graça.


Assistência Estimada (BELENENSES - Penafiel): 800 espectadores
com a seguinte distribuição:

Bancada Nascente
Cerca de 30 espectadores

Image hosting by Photobucket


Bancada Norte
Cerca de 150 espectadores

Image hosting by Photobucket


Bancada Poente
Cerca de 550 sócios (e acompanhantes).

Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket

Os restantes, em falta para atingir os 800, nos camarotes.

Nem assim, todos juntinhos, deixou a bancada de ser um congelador. Só na segunda parte melhorou um pouco ao abrandar o vento. Quase desapareceu. E o povo agradeceu.

Mas o congelador foi só na bancada, já que o calor vinha do campo e dos golos que se iam marcando.

Venham mais jogos assim, em empenho e espectáculo (mesmo não deslumbrando). Pode ser que, ajude o tempo, a assistência melhore para os habituais 1000 ou uns extraordinários 2000 em jogos de menor importância.

A próxima oportunidade é contra o F.C. Porto em que esta rúbrica estará, novamente, em risco.
Assim como esteve no jogo com o Sporting em que, apesar de anunciado no Site Oficial, não queriam deixar passar sócios para a Superior Norte.

A minha sorte foi que vinha um lagarto de cachecol A PASSAR PARA A ZONA DE SÓCIOS (e que o porteiro deixou passar nas minhas barbas).
O argumento para não me deixar passar era de que não convinha misturar claques...
Face a esse “flagrante” o respeitável senhor deixou de ter argumentos para me reter.

Vejamos se terei a mesma sorte daqui a duas semanas.



Notas Auxiliares:
Lotação do Estádio do Restelo
(Lotação Original: cerca de 42.000 lugares)

Lugares c/ Cadeira: cerca de 21.500
com a seguinte distribuição:

Bancada Norte
Superior: cerca de 5.450
Inferior: cerca de 2.050
TOTAL: cerca de 7.500

Bancada Poente
Superior (cativos): cerca de 4.800
Inferior (geral): cerca de 2.200
TOTAL: cerca de 7.000

Bancada Nascente
Anel Superior: cerca de 4.800
Anel Inferior: cerca de 2.200
TOTAL: cerca de 7.000


Lugares s/Cadeira: cerca de 9.250
com a seguinte distribuição:
5.500: 5 filas sem cadeiras do nível inferior em todas as 3 bancadas referidas.
1.000: 3 filas sem cadeiras no topo da Bancada Norte - Superior.
2.750: Bancada Sul


Lugares Camarote: cerca de 750

LOTAÇÃO TOTAL: 31.500 lugares

(Nota: descontando a Bancada Sul, actualmente fechada, a lotação rondará os 28.750 lugares.)