quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Neste dia, em . . .

1930 – 22º jogo seguido da Selecção Nacional de Futebol com jogadores do Belenenses. Pepe marca 2 golos à França

A queda do Belenenses, nos últimos anos, tem feito com que vejamos passar muito tempo sem nenhum jogador nosso na Selecção Nacional (será que o Rui Jorge vai quebrar isso?). Pelo contrário, durante várias décadas, raros eram os encontros em que o Belenenses não estava representado, e a maior parte das vezes com mais de um jogador.

Nesta data, completou-se uma série de 22 jogos, distribuídos por 8 anos, sempre com jogadores do Belenenses na Selecção. Aliás, éramos então, e continuaríamos a ser por anos, o clube com mais jogadores representados na soma de todos os desafios disputados.

Teve neste dia lugar um Portugal-França, que os lusitanos venceram por 2-0. Os golos foram da autoria do nosso imortal Pepe.

Image hosting by Photobucket

Além dele, estavam mais três jogadores do Belenenses na Equipa Nacional: Francisco Silva Marques, Carlos Rodrigues e José Luís. O Onze Português incluía pois 4 jogadores do nosso clube.

Os restantes eram do F.C.Porto (2), Sporting (2), Olhanense (Raul Figueiredo, pai de um jogador, com o mesmo nome, que representaria o Belenenses nos anos 50), Casa Pia e Carcavelinhos.

Era normal a superioridade do Belenenses, que ostentava então o título de Campeão de Portugal, conquistado meses antes, e que acabara de vencer pela 2ª vez consecutiva o Campeonato de Lisboa.