sábado, 4 de fevereiro de 2006

Vitória de Guimarães vs BELENENSES (ANTEVISÃO)

Aquando da última antevisão, fez a sua aparição neste blog um tal de CORONEL PASTEL AZUL, antepassado do conhecido bloguista O CRUEL PASTEL AZUL.

A propósito desse jogo, anteviu então o Coronel, e passamos a citar, que “ganhamos por três ou quatro, senão for mais”.

Perante tão estrondosa antevisão, digna do melhor Zandinga (que, recorde-se, afirmou uma vez ter feito um bloqueio mental à baliza do Penafiel, garantindo-lhes uma subida ou uma permanência qualquer), entendemos que, por ora, o Coronel se deve manter nestas lides.
Será corrido ao primeiro desaire.
Ou não.

O Coronel, não obstante continuar a não ir ao Restelo, nem pretender regressar, convencido de que a última goleada não passou de um fenómeno tão esporádico como a neve, ainda percebe algumas coisas de futebol e lá vai sabendo, embora menos, algumas coisas sobre o Belenenses.

A antevisão de hoje decorre de uma conversa em família.

São personagens o CORONEL e o CRUEL, ambos pasteis azuis dos sete costados, duas gerações de sofredores pela cruz, embora só o último, por ainda ter nervos que o permitam, seja praticante. O CORONEL, com mais idade e juízo, já está vacinado contra tais males.

O Cruel senta-se no sofá, enquanto o Coronel lê calmamente o Expresso. O Cruel sabe que é ele quem tem que puxar a conversa sobre o Belém …

CRUEL – Então Coronel, aquilo no Domingo passado até parecia que era no seu tempo, hein!
CORONEL – (fazendo-se de distraído) hã? O quê? …. Ah pois, o Belém! Pois foi, pois foi. Até nevou, não foi? Eh pá, os homens transcenderam-se. Ouve lá, quem é aquele tal de Cahmada, ou Lhamhada?
CRUEL – Ah-ma-da!
CORONEL: Pois, Ahmada.
CRUEL - Olhe, Coronel, é um que eu até ontem julgava uma “anedota”. Até já escrevi isso no blog.
CORONEL - Escreveste no quê?
CRUEL - No blog, … aquela coisa da internet, dos computadores
CORONEL – (nem disfarçando os seus esgares de troça) Ah!, pois, isso. Agora entretém-se com isso, não é?. …. As coisas que inventam… no meu tempo, não havia nada disso. Era ali, a seguir ao jogo, ao pé da estátua do Pepe. Pelo menos era mais saudável, armavam-se umas arruaças para descarregar a frustração e a malta ia para casa com o sentido do dever cumprido….
CRUEL – iam, não iam?! Tão cumprido que, às vezes, despediam uns treinadores, não era!
CORONEL – era, era, sentença que fosse lavrada ali….. (mas o Coronel já tinha deixado de sorrir e fixava o horizonte num olhar longínquo) coitado do Pepe, naquela estátua já assistiu a tanta coisa. Às vezes, imagino que deve mexer a boca e dizer: F….. enfim. Olha lá, o próximo é contra quem?
CRUEL - É em Guimarães.
CORONEL - Êh lá! Não vai ser fácil. Quer dizer, no meu tempo era fácil!! Como dizia o outro “era um passeio e dois pontos!!” Mas imagino que hoje não seja assim.
CRUEL – (o Cruel enruga a testa, ajeita-se na cadeira e põe um ar grave) Pois não é, pois não é!! (também fitando o horizonte) Aquilo vai ser muito complicado!
CORONEL - Eles vão para aí nos cinco primeiros, não é? Ainda hoje no café vinha lá o Presidente deles a pedir a Europa?
CRUEL – (sorrindo) Quer dizer…sim… vão em terceiro… mas a contar do fim!!. Vão quatro pontos abaixo da linha de água, meu caro!
CORONEL - O quê?! Estão assim tão mal?! Ainda conseguem estar piores que nós?! Isso vai ser a fome contra a vontade de comer!!! Então e como é que o Presidente deles ainda sonha com a Europa?
CRUEL – ó Coronel, então e nós não pedimos a Europa também?
CORONEL – Pedimos, eu sei. Mas agora já não pedimos. Ainda outro dia ouvi o Presidente, o tal de Rodrigues, a dizer que já não era Europa. A dizer que agora era o ano da ….. tra …tra...dição
CRUEL – “transição”
CORONEL – Pois, isso. Bolas! Estou mesmo desactualizado!
CRUEL – Pudera! Você também já só vê o Chelsea!
CORONEL – Pois claro! São azuis, jogam bem e dão de manhã na televisão! Futebol de coxos pela noite dentro é para gajos novos como tu!... e, além disso, são treinados por aquele rapaz, o filho do Félix, que foi nosso guarda redes….lembro-me bem dele …..olha, foi no Restelo que Ele aprendeu tudo o que sabe sobre futebol …
CRUEL (rindo) – Não me diga?!
CORONEL - … exactamente… ali, no meu sector, lembro-me como se fosse hoje, a ver os jogos do pai ali com a malta, enquanto captava os ensinamentos da bancada… sim, porque naquele tempo a malta que se sentava naquela bancada percebia de futebol … não é como vocês agora lá nos “flogs” …
CRUEL – blogs!
CORONEL – ou isso. Mas, alguma vez, nós admitíamos cá Peseiros a treinar o Belenenses?
CRUEL - Couceiros!!
CORONEL – ou isso. Não! Treinadores desses connosco não duravam um dia no Restelo. Talvez o puto do Félix se aguentasse. ….
CRUEL – Talvez, talvez!!
CORONEL – Há uma coisa curiosa…. nunca percebi a fixação daquele miúdo pelo resultado de 4-2
CRUEL – o quê?
CORONEL – é estranho, o puto do Félix dizia em todos os jogos que íamos ganhar 4-2.
CRUEL - …?
CORONEL – É, é. Ele passava os jogos todos a dizer “isto hoje só lá vai com 4(-), 4-2”
CRUEL – (rindo) Nada disso! O que ele queria dizer era que se devia jogar nos sistema táctico de 4-4…
CORONEL – (enervado e fora de si) Quais sistemas tácticos!!!! Deixa lá os sistemas tácticos!! “sistema táctico” era o Matateu a metê-las lá para dentro!! Sistemas tácticos é lá para os “bloffs”
CRUEL – “blogs”, “blogs”…..pronto, não se enerve.
CORONEL – (mais calmo) E, ainda por cima, o que me fazia mais confusão era que o puto, com 4 a 2, via o pai sofrer 2 golos!! Estranho não é?
CRUEL (pacientemente) – pois, é estranho, é estranho…
CORONEL – Um dia, fui ao pé dele e disse-lhe assim: “ó Zé Mário (que era como a gente lhe chamava) ouve lá rapaz, tás sempre a pedir 4-2, mas assim o teu pai sofre dois golos, pá. Porque é que não pedes 4, (ou) 6-0?”. O puto então vira-se para mim e diz-me “4-6-0!! Queres 4-6-0??!! Olha, com gajos a pensar como tu, ainda há-de chegar o dia em que vais jogar assim no Restelo!!! Espera pela pancada”. A malta desatava a rir. aquele miúdo tinha destas coisas. Já viste a panca?
CRUEL – (levantando-se rapidamente) já vi, já. desculpe lá, mas tenho que ir ali beber uma água!!!!

(…..) (regressou o CRUEL ao fim de uns minutos, já mais recomposto com duas águas das pedras de uma assentada)

CRUEL – Por falar em Mourinho, sabe que o Guimarães é treinado por um discípulo dele. Um tal de Vítor Pontes.
CORONEL – Quem? Aquele alto? que fala brasileiro?
CRUEL – Não. Esse é o Baltemar.
CORONEL – Não me digas que é aquele dos guarda redes?!
CRUEL – Não. Esse também não. Esse é o Silvino Louro. Não é nenhum dos que estão no banco. É um que foi para lá estagiar e antes treinava o Leiria. Não deve conhecer.
CORONEL – então e que jogadores é que eles lá têm?
CRUEL – olhe, ainda bem que fala nisso. Têm lá dois que eram nossos: um tal de Neca, lembra-se?
CORONEL – então não lembro?! Aquele loiro de cu gordo que andava sempre no chão.
CRUEL – Esse mesmo. E têm também o Antchouet.
CORONEL – quem?
CRUEL – O Antchouet! Aquele que foi o nosso melhor marcador na época passada!
CORONEL – Não me lembro. Mas, era o “nosso melhor marcador”?! e, então, vendemo-lo ao Guimarães?
CRUEL – aiiii, não, não foi isso!! Não me obrigue a contar isso, é uma longa história!
CORONEL – Imagino. Foi para aí como o caso Paulo Madeira, não!!
CRUEL – É incrível as coisas que você sabe. Para quem só vê o Chelsea…
CORONEL – É. É verdade, não vou ao Restelo mas leio os jornais e vou sabendo umas coisas. Nós também temos um que era deles, não é?
CRUEL – Temos. Aliás, temos dois, o Romeu e o Djurdevic.
CORONEL – Ah, o Romeu. Estou a ver quem é. Parece-me bom rapaz. E tenho cá um feeling que é ele que nos vai dar a vitória.
CRUEL – A vitória! Isso é que é fezada!!! Acha mesmo que vamos ganhar?
CORONEL – Meu caro, apesar de já não ir ao Restelo, ainda acho que percebo umas coisas de futebol e acho que vamos lá ganhar porque eles estão nervosos e, como tu disseste, vai ser para eles um jogo de vida ou morte.
CRUEL – Deus o oiça. E vamos ganhar por quantos?
CORONEL – Isso já não sei. Se fosse como o puto do Félix diria 4, 4-2. Quem sabe?
CRUEL – Era óptimo. Mas para mim bastava-me um.
CORONEL – Pois. e depois sou eu o velho do Restelo!!
CPA