quinta-feira, 30 de março de 2006

Ecletismo?...Que Seja Inteligente!

Acho muito bem tudo aquilo que sirva ao bem geral, na verdade até dedico a maior parte da minha vida a isso, mas...

Um clube é para ganhar e para ter prestígio!


Quero esclarecer que fico sempre contente com uma vitória do Belenenses e triste com uma derrota, seja em que modalidade ou escalão for; que admiro os que, no passado, em verdadeiro amadorismo (os tempos à Acácio Rosa), engrandeceram o nome do Belenenses em diversas modalidades extra-futebol; que saúdo o trabalho incansável de inúmeros seccionistas ao longo de anos; que as mais diversas equipas das diferentes modalidades do Belenenses contam com a minha presença e apoio regulares nos jogos. Mas, repito: o objectivo de um clube é ganhar e ter prestígio - tanto mais que é isso que, em larga medida, traz adeptos, receita, visibilidade, influência!...

Salvo o devido respeito por todos, pergunto: se um de nós que, na escola, no trabalho, entre amigos, é achincalhado porque no futebol estamos a lutar para não descer e não ganhamos nada vai para 17 anos, pode usar como resposta, sem se sujeitar ao riso, que fomos campeões de iniciados em Pólo Aquático ou vice-campeões regionais de Voleibol Feminino da 3ª divisão? Um 5º lugar em Andebol, mais um 6º lugar em Basquetebol, mais um 7º lugar em Futsal, numa época em que o Futebol não passa da cepa torta, acrescentam alguma coisa ao prestígio do clube? Que percentagem de portugueses sabem alguma coisa de resultados desportivos, que não seja Futebol, excepto se um atleta ganhar uma medalha olímpica ou uma equipa for campeã europeia? Vale mais ter um único praticante de Atletismo que se chama Obikwelu, ou ter 200 atletas que nada de registo farão?

Volto a dizer, não há aqui desrespeito por ninguém. Até acho que o ecletismo acrescenta algo ao Belenenses. Mas tem que ser um ecletismo inteligente, isto é, que dê verdadeira projecção ao clube.
E tem que ser um ecletismo que seja aliado do Futebol, compreendendo que é o Futebol o fulcro e a razão primeira e última de ser do CLUBE DE FUTEBOL OS BELENENSES, e não um que nem se importa (ou talvez prefira) que a modalidade-rainha se afunde. Infelizmente, longe vão os tempos em que, estando o Futebol bem, tudo o resto, no Belenenses, por arrastamento, igualmente melhorava.

Penso que, proporcionalmente, se gasta actualmente dinheiro demais com as modalidades extra-futebol. No entanto, nem sequer sou apologista extremo de uma transferência imediata de recursos. Com a mentalidade vigente no futebol – falta de ambição e de élan, amadorismo, conformismo – receio que, se gastássemos o dobro, os resultados pouco melhorassem.

É necessário, em primeiro lugar, mudar a mentalidade no nosso clube. É preciso querer ganhar no Futebol, ser ambicioso e determinado, não temer o desafio, ousar ser feliz. Quando falo de ganhar, quero dizer conquistar Campeonatos e Taças internamente e brilhar na Europa. Voltar a ser Campeão em Futebol e chegar a uma final europeia em Futebol é uma exigência histórica do nosso clube, um resgate da nossa honra, o cumprimento de uma dívida. Sou irrealista, lunático, quimérico, utópico? Veja-se o que têm feito clubes que, ainda há poucos anos, estavam muito atrás do nosso em resultados, clubes cuja história, implantação na sociedade portuguesa, e até instalações e estruturas são muito inferiores às nossas...

Nas chamadas modalidades amadoras, sejamos inteligentes. Em vez de gastarmos orçamentos milionários num conjunto de 2 ou 3 modalidades, apostemos mas numa mas com grandes objectivos: ser campeão, conquistar uma Taça europeia. A via mais fácil teria sido o Hóquei em Patins. A segunda opção pode bem ser o Andebol.

Essa modalidade, em anos seguintes, alcançado esse objectivo, tem a possibilidade e o dever de obter excelentes patrocínios.

E as restantes modalidades colectivas (não falo das que dão lucro, como Râguebi, ou que têm despesas quase irrelevantes, como o Pólo Aquático)? Arranjem melhores patrocínios, aproveitem a boa formação, lutem com garra, façam uma gestão optimizada dos (menores) recursos que o clube lhes faculta. E que quando o clube voltar a crescer, com resultados de grande relevo no futebol e feitos extraordinários (europeus!!!) numa outra modalidade, beneficiem do prestígio e dos recursos de que todo o clubeusufruirá.

Que preferimos para a próxima época: ser campeões e ganhar uma Taça Europeia de Andebol ou Basquetebol ou Futsal – apostando muito numa destas modalidades em detrimento das outras -, , ou ficar em 5º ou 6º lugar em todas essas modalidades, mantendo as “quintas” pacificadas e inebriando-nos na convicção autista de que alguém, a não ser 400 ou 500 pessoas, dá por isso?

E quanto às modalidades de pendor predominantemente individual? Vale mais gastar tudo em um ou dois atletas capazes de ganhar medalhas olímpicas ou dispersar recursos (dinheiro, técnicos, tempo, instalações) por vários medianos, deixando sair os Francis Obikwelu, as Naides Gomes e as Vanessas Fernandes, formados no Belenenses, para outros clubes, que depois vão recolher o prestígio das suas vitórias? Prefiro incomparavelmente a primeira opção. Lembremos, por outro lado, que há clubes que já estão a ensaiar a fórmula de contratar atletas só para uma prova – que, a ser ganha, brilhará realmente no palmarés da colectividade. Acho uma prática que merece ser ponderada.

Uma palavra final para as modalidades de prática mais massiva, v.g., natação e ginástica: ou trazem adeptos, mas em número significativo (milhares!!!), ou estamos a iludir-nos e a chover no molhado. O Belenenses não é o Ginásio Clube Português, o Sport Algés e Dafundo ou o Lisboa Ginásio, não obstante o respeito que estas entidades, indiscutivelmente, merecem. Somos um clube de futebol, com adeptos.

E não nos iludamos. Os adeptos – em número significativo e não em quantidades residuais - são trazidos pelas vitórias no Futebol e, complementarmente, por feitos cirúrgicos de altíssimo gabarito em outras modalidades (acresce a isto uma política séria e hiperactiva de imagem e projecção, a que me referi inúmeras vezes). Mais uma vez com o devido respeito, um 6º lugar em Basket, em Futsal ou em Andebol nada acrescentam de significativo ao clube. Mais ainda: tem muito maior relevância um 4º lugar que seja em Futebol, do que ficar em 2º em Andebol, Basquetebol e Futsal e ser Campeões em Râguebi e Pólo Aquático.


Isto não é ingratidão nem desrespeito. É ser realista, não ignorar o impacto que têm ou não as coisas. Objectivo essencial? Títulos em Futebol! Ecletismo: inteligente e planeado para que acrescente efectivamente algo ao prestígio, á força e à popularidade do Belenenses!

P.S - Sábado vou ver e apoiar o Futsal e o Andebol. Verei os jogos de Basket decisivos no Restelo. Digo isto,acrescentando que provavelmente alguns dos que virão insultar, por causa deste artigo, não fazem o mesmo.