sexta-feira, 31 de março de 2006

Neste dia, em . . .

1929 – Primeiro jogo disputado pela equipa de futebol, no estrangeiro

Prova de que o Belenenses não é apenas um Clube de âmbito nacional, o que por si só já é mais que apenas regional, é a grande quantidade de solicitações que, ao longo da sua história, recebeu para efectuar digressões e jogos além-fronteiras.

Exemplos há muitos, sendo talvez os jogos nesse âmbito realizados com o Real Madrid, nas décadas de 40 e 70, os que talvez espelham melhor esse prestígio internacional de que o Belenenses gozava. Embora haja muitos outros.

É no entanto assinalável que tal já acontecesse, muitos anos antes da disputa regular de competições de clubes europeus, no seio da U.E.F.A., o que só viria a suceder no final dos anos 50. Infelizmente, tal coincidiu com o início do declínio do Belenenses que só a espaços teve o fulgor de outrora. Teria sido extremamente importante, de todos os modos, essa participação, pois a sua invariável classificação nos primeiros postos assim o ditaria.

O que pode espantar muitos que desconheçam a realidade da história do Belenenses, é que tais encontros fossem um hábito e que se tenham iniciado tão cedo na história da vida de um Clube.

Em 27 de Março de 1929, com apenas 9 anos de vida e apesar de todas as condicionantes nos meios de transporte de então, o Belenenses, correspondendo a um convite do Clube Português de Marrocos, partia com destino a esse país onde viria a disputar três jogos particulares.

Neste dia, a 31 de Março de 1929, o Belenenses disputaria o seu primeiro jogo no estrangeiro. O encontro, com o Union Sportive Marocaine, resultou num empate a uma bola. Resultado que pareceu injusto ao jornal local La vigie que escreveu a propósito:
Os portugueses mostraram-se melhores «footballers» que os nossos locais e o resultado do encontro, um empate, não representa de nenhuma maneira a fisionomia da partida.”.

Logo no dia seguinte novo encontro contra o Olympique Marrocain. O Belenenses venceu por conclusivos 5-1, o que mereceu o seguinte comentário do jornal «La Presse»:
A partida disputada no Estádio Municipal de Aguedel foi esplêndida. Os «azuis» de princípio ao fim mostraram a sua táctica impecável.”.

Em jornada muito intensa, o Belenenses concluiria esta passagem por terras marroquinas com uma última vitoria, a 2 de Abril, por 4-0, sobre o Clube de Futebol de Fez.

Image hosting by Photobucket

A título de curiosidade, ficam os nomes dos jogadores que alinharam nestes três encontros:
João Tomaz (2), João Belo (3), Joaquim Almeida (3), Augusto Silva (3), Alfredo Ramos (3), Rodolfo Faroleiro (2), Silva Marques (2), Pepe (3), José Luís (3), Jerónimo Morais (1), Júlio Morais (3), Carlos Rodrigues (3) e Severo Tiago (2). Como suplentes: Alberto Bernardo (Bolacheiro), Carlos Seabra e Bernardo Soares.

Foi uma excelente jornada de propaganda do Belenenses pelo Norte de África e que foi seguida com grande curiosidade, tanto mais que o clube organizador dos encontros situava-se na Zona Francesa, zona para a qual esta visita constituia a primeira de sempre de uma equipa portuguesa.