quinta-feira, 2 de março de 2006

How Do You Sleep?

Pouco depois do desmembramento dos Beatles, na fase de intenso conflito McCartney vs. Lennon, este escreveu uma canção, provocatória daquele, com o título “How do You Sleep?” (“Como É Que Dormes?”).

Por mim, confesso que durmo mal, e no sentido literal do termo. A situação do Belenenses é angustiante.

E os responsáveis no nosso clube?

Sobre Couceiro, não tenho e nunca tive ilusões. Dorme descansadíssimo. No plano que ele gizou, se não descermos, ele sentir-se-á um herói de primeira grandeza e sonhará com voltar em glória ao F.C.Portou ou ao Sporting. Se descermos, continuará a dormir bem. Barbearias há muitas e haverá sempre novos Japões.

Mas Cabral Ferreira? Os restantes membros da Direcção? Barros Rodrigues, Jaime Monteiro, Rui Casaca? Os responsáveis pela comunicação, imagem e projecção num clube que dia a dia se desertifica e apaga? Como disse, lapidarmente, o Pedro Guedes, no blog Canto Azul, “Os responsáveis máximos pela comédia, por entre a vergonha e a falta dela, enfiam-se num qualquer gabinete de onde ecoa um silêncio ensurdecedor”.

Ensurdecedor, sim! Assustador. Parece o silêncio que precede as grandes convulsões ou o que se sucede às grandes desgraças perante as quais nos sentimos impotentes. Lembra o coma profundo a que se segue a morte...

Que pensam aquelas pessoas? Excluo daqui os que já se sonham sucessores, num regresso ao passado ou ao futuro. Quem estiver atento, sabe quem tem esses sonhos. Excluo daqui os que ainda têm vontade de zombar dos que – infelizmente – tiveram razão, toda a razão. Excluo daqui os que há quase duas décadas andam nos corredores do poder, impávidos perante as maiores vergonhas, de que são cúmplices e partícipes. Obviamente, nem considero os cinzentos (exacto: cin-zen-tos) que rodeiam a Direcção, que se divertem a zombar de outros sócios, e que, aliás, já saltam do barco com a mesma ligeireza com que nele entraram. Assim, resta pouco, muito pouco. Entre o que resta, haverá alguém com determinação e capacidade para evitar o desastre? Nem quero pensar na resposta. Mais do que nunca, espero estar enganado.

Tudo isto é triste, muito triste...