sábado, 25 de março de 2006

Marítimo - BELENENSES: Estatística, Convocatória, Nomeações

Estatística

Mais um terreno tradicionalmente adverso para os Belenenses. Os encontros entre Marítimo e Belenenses remontam a bem antes dos que as estatísticas no principal escalão do futebol português deixam antever. Muito por força da ausência prolongada do Marítimo das competições principais. Em parte devido à insularidade e ao que foram os transportes entre continente e ilhas durante as primeiras décadas do futebol em Portugal, o Marítimo subiria aos campeonatos nacionais na época de 1973/74 e à Primeira Divisão Nacional quetro anos depois, em 1977/78.

Pouca gente sabe que o Marítimo venceu o Campeonato de Portugal por uma vez. O Belenenses também venceu e por três vezes. As mesmas que Benfica e menos uma que Sporting e Porto. Aliás, também Olhanense e Carcavelinhos (que mais tarde se fundiria com o União Lisboa formando o Atlético Clube de Portugal) venceram por uma vez aquela que era a Principal Competição do Futebol Nacional. O Marítimo conquistou esse título, que muitos teimam em despromover porque os seus clubes eram então mais derrotados que vencedores ou pelo menos não tinham a tendenciosa preponderância actual, fê-lo derrotando o Belenenses na Madeira por 2-0 em 1925/26.

Image hosting by Photobucket

Histórico completo de resultados:

1977/78 - V 1-0, 1978/79 - D 0-1, 1979/80 - E 0-0, 1980/81 - E 0-0, 1985/86 - D 1-3, 1986/87 - D 2-3, 1987/88 - D 0-1
1988/89 - D 0-1, 1989/90 - E 0-0, 1990/91 - D 0-1, 1992/93 - D 2-4, 1993/94 - V 2-1, 1994/95 - D 0-3, 1995/96 - V 2-1
1996/97 - D 0-1, 1997/98 - D 0-2, 1999/00 - E 0-0, 2000/01 - V 2-1, 2001/02 - V 2-0, 2002/03 - D 1-2, 2003/04 - D 0-2
2004/05 - E 0-0

Resumo de resultados:
Jogos: 22, Vitórias: 5, Empates: 5, Derrotas: 12, Golos Marc.: 15, Golos Sofr.: 27

Em 22 encontros, apresentamos uma percentagem de 55% de derrotas.
Apenas em 45% das ocasiões obtivemos pontos, correspondendo a praticamente 23% de empates e outros tantos 23% de vitórias. Menos de uma vez em cada quatro vezes que nos deslocamos ao Bessa conseguimos uma vitória. É pouco, de facto, mas nunca é cedo demais para começar a reverter esse indicador como o fizemos recentemente no Bessa. Pode ser já a seguir...



Belenenses: Jogadores Convocados

Guarda-Redes: Marco Aurélio e Pedro Alves
Defesas: Amaral, Rolando, Pelé, Vasco Faísca e Rui Jorge
Médios: Rui Ferreira, Sandro Gaúcho, Rúben Amorim, Fábio Januário, Silas, José Pedro e Djurdjevic.
Avançados: Dady, Ahamada, Ceará e Paulo Sérgio.

Ficaram de fora da convocatória: os lesionados Pinheiro e Romeu, o castigado Meyong, para além de Sousa, Ricardo Araújo e Gaspar, por opção, bem como os jogadores inscritos pela equipa júnior.

A minha equipa favorita seria (marimbando-me nas opções da convocatória):

Marco Aurélio;
Amaral, Rolando, Pelé e Rui Jorge;
Sandro;
Ruben Amorim José Pedro e Djurdjevic;
Silas e
Ceará

Em 4-4-2 (4-1+3-1+1), com Ruben e Djurdjevic bem abertos nas alas e em apoio aos defesas laterais. A médio-centro José Pedro. Na frente Silas, mais móvel, com o apoio dos médios-ala a causar desequilíbrios e Ceará ao centro a ponta de lança mas actuando em mobilidade fugindo à marcação dos centrais adversários. A equipa deverá estar em postura pressionante (o mais “acima” no terreno que seja possível) com os avançados atrás da linha da bola para que assim possam partir de trás em combinação com os médios encurtando o espaço entre-linhas. É assim que temos feito e os resultados estão à vista nos dois últimos jogos. E não voltar a esquecer que o campo tem 65 a 70 metros de largo e que se pode pisar o relvado nessas zonas como também temos vindo a fazer contra Braga e Boavista. A postura em campo anterior a estes jogos é para não mais repetir.

A equipa provável:

Marco Aurélio;
Amaral, Rolando, Pelé e Rui Jorge;
Sandro Gaúcho;
Ruben Amorim José Pedro e Djurdjevic;
Ahamada e Silas

No mesmo esquema de 4-4-2 – Losango (4-1+2+1-2). Esta equipa já provou que consegue jogar e pressionar. Além do amealhar 6 preciosos pontos, em 6 possíveis, foi também para isso que serviram os dois últimos jogos.

Se jogar Ahamada na linha inicial, como prevejo que possa acontecer, isso indicia uma alteração na estratégia. Se bem que Meyong possa actuar também neste esquema alternativo (semelhante ao da época passada) é também um ponta-de-lança, aliás é-o primordialmente. Com Ahamada e dadas as características do jogo veremos certamente uma postura defensiva de avançados abertos nas alas e a flectirem ao centro em diagonais a temporizar os passes dos médios para as costas da defesa madeirense. Era esse o esquema o ano passado quando actuámos os 34 jogos sem um ponta de lança. Avançados móveis e rápidos. Neste caso Silas não vale tanto pela rapidez mas pela extensão que consegue ser do meio campo criativo e da capacidade que tem de explodir e surpreender.

Por isso, mais não posso do que repetir que, se se mantiver a atitude e não houver apoio ao Marítimo dentro das quatro linhas ou dos suportes das bandeirinhas que ficam ao pé do campo, temos condições para obter um bom resultado. SE SE MANTIVER A ATITUDE.

Só pode... é que nem sequer ainda estamos descansados na tabela. Longe disso. Por isso, há que manter o ritmo a todo o custo.



Arbitragem: Nomeações

No que respeita à arbitragem regista-se a nomeação dos seguintes responsáveis:

Árbitro: Paulo Pereira (AF Viana do Castelo).
Árbitros Assistentes: António Gonçalves (AF Aveiro) e Henrique Parente (AF Viana do Castelo).
Observador: Fernando Ilídio
Delegados: Vítor Rosa, José Ramos e Moisés Silva

Paulo Pereira já apitou, esta época, o Belenenses 3 – União de Leiria 1 e o exacto oposto, ou seja, União de Leiria 2 – Belenenses 2. Na época passada não apitou nenhum jogo do Belenenses.

Quanto aos assistentes:
António Gonçalves auxiliou na arbitragem do Belenenses 0 – Marítimo 1, em que fomos muito maltratados e, mais recentemente, no Belenenses 5 – Penafiel 0 (o tal). Na época passada, participou apenas no insípido Belenenses 0 – Académica 0.

Henrique Parente, esta época, auxiliou já Paulo Pereira no União de Leiria 2 – Belenenses 2. Não existe registo de que tenha participado em nenhum jogo do Belenenses na passada época.



Comentário

Li no Flash-Interview a entrevista a José Pedro, para mim junto com Silas as figuras do Boavista 0 – BELENENSES 2 de que extraio o essencial:

José Pedro: “Vamos tentar dar continuidade a estas exibições...”

Já podemos, então, olhar um pouco mais para cima na tabela?
Perdemos muitos pontos com as equipas teoricamente mais fracas, e ao invés de ganhar distância para elas, acabámos por as moralizar, como foi o caso da Naval. Penso que temos de atingir o mais rapidamente possível 40 pontos. Faltam 6 pontos e vamos tentar alcançar esses pontos o mais rapidamente possível, pensando sempre jogo-a-jogo. Agora queremos é chegar já aos 37 pontos com o Marítimo. Falava-se que íamos ter um ciclo de jogos complicados e que só nos últimos quatro jogos é que poderíamos salvar, mas afinal, ganhámos já os dois primeiros jogos desse ciclo, realmente complicado.

Com estas exibições, até onde podemos chegar?
Fizemos um grande jogo contra o Sp.Braga, com aquela assistência fantástica, e penso que ganhámos bem no Bessa, pelo que, agora é dar continuidade. Já é tarde para pensar na Europa, mas queremos atingir a melhor classificação possível, como é óbvio, e vamos começar por procurar vencer o Marítimo.


Só não concordo com o “já é tarde para pensar na Europa”. Não é tarde nem é cedo. Concordo já com o que veio a seguir sobre o atingir a melhor classificação possível, concordo. É assim que se fala. Um pouco (mas não muito) desafogados mas MUITO mais confiantes, deveremos ter outra capacidade de abordar os jogos, muito menos pressionados negativamente. Claramente todos os jogos são para ganhar (ou tentar a sério), de novo. E isto é algo que, sejamos honestos, dificilmente acreditaríamos depois do que já tínhamos visto esta época. Preocupen-se portanto em amealhar o maior número de pontos possível e jogo a jogo tentar vencer, sem perder tempo a olhar para cima, nem para baixo, nem sequer para os lados. Olhem em frente e lutem.

Quanto a outra coisa que li esta semana, atribuída a Meyong:
Gostava que alguém explicasse aos jogadores em geral (portugueses e estrangeiros a jogar em Portugal) que neste país há 36 (e vão passar a 32) clubes a competir em ligas profissionais. Se recebem ou não já é outra questão. Não vou por aí.
Mas expliquem aos jogadores que, se são mesmo bons ou se o querem ser, não evoluem grande coisa (em salário talvez) por ir para Benfica, Sporting ou Porto. Nesses clubes a rotatividade é lema e ou são extraordinários ou não dá. A estatística mostra-o. Esses clubes não são consistentes e muitas carreiras andaram para trás ou acabaram por causa de passos lunáticos.
Há duas hipóteses: ou se trabalha a sério e se fortalece a equipa a que se pertence ou então muda-se de campeonato.
Agora outra coisa garanto: se eu fosse responsável da SAD este menino leva um valente puxão de orelhas não pelo que disse mas da forma que o fez. Há melhores exemplos no plantel de como falar e o que não dizer.
Sempre: Porta da rua é serventia da casa. Deixe o guito e dê à sola se é MESMO isso que quer.

Aos jogadores:
No jogo de hoje aproveitem a intranquilidade dos outros como eles (infelizmente) se aproveitaram já inúmeras vezes da nossa. Pensem em lutar e ganhar, como têm vindo a fazer nestes últimos jogos. Capitalizem a confiança adquirida. Com esta e com a sequência de resultados positivos temos condições, mantendo a atitude, para fazer um bom resultado. Um resultado, no jogo contra o Benfica que permita uma presença Belenense inaudita nos ultimos anos. Não estraguem tudo agora.

Outra questão relevante é a quantidade e a importância dos jogadores que estão em situação limite, é preciso todo o cuidado para evitar exclusões. Não que não haja quem possa substituir eficazmente.
Estão em risco de exclusão (com 4 amarelos): Amaral, Rolando, Sandro Gaúcho e Rúben Amorim. Unidades importantes.

Independentemente disso joguem sem medo mas com cabeça.


BELÉM, BELÉM, BELÉM!!!