terça-feira, 28 de março de 2006

Neste dia, em . . .

1948 – Belenenses lidera o Campeonato Nacional de Futebol, com 1 ponto de avanço sobre o Benfica, 2 sobre o Sporting e 4 sobre o F.C.Porto, a 8 jornadas do fim

Campeão em 1945/46, o Belenenses, na época seguinte, não fez uma campanha por aí além. No Campeonato Nacional ficou em 4º lugar (o que, então, para nós, era quase ficar em último), com os mesmos pontos do 3º (F.C.Porto) e 5º (Estoril) mas a 8 pontos do Benfica e a 14 do Sporting (apesar disto, tivemos a melhor defesa e o nosso avançado Teixeira da Silva foi o 2º melhor marcador do Campeonato). No Campeonato de Lisboa, o último que se disputou, não foi além do 3º lugar.

Image hosting by Photobucket

No entanto, em 47/48, o Belenenses ressurgiu em grande, tendo liderado grande parte do Campeonato. Foi, aliás, aureolado de prestígio, que foi convidado para inaugurar o Estádio do Real Madrid. A 8 jornadas do fim, os candidatos eram 4 mas o Belenenses era o melhor colocado.

A ponta final correu-nos menos bem e acabámos por nos quedar no terceiro lugar, conforme se pode ver na tabela. Tivemos, pela terceira vez consecutiva, a melhor defesa (Serafim, Vasco, Feliciano...).

Em casa, ganhámos 3-2 ao Sporting e goleámos o Benfica por 4-1, o F.C.Porto por 3-0, o Vitória de Guimarães por 3-0, o Boavista por 7-0, o Vitória de Setúbal por 4-1, o Olhanense por 4-0, o Lusitano de Évora por 5-0, o Sporting de Braga por 4-0 e a Académica por 7-1.

Image hosting by Photobucket

Fora, ganhámos 2-0 em casa do Porto, empatámos 4-4 em casa do Sporting, ganhámos 3-0 em Setúbal, 1-0 em Guimarães, 4-0 em Coimbra, 3-2 no Boavista e em Braga. A nossa “besta negra” foi o Estoril, com o qual perdemos os 2 jogos. Se os tivéssemos ganho, teríamos sido campeões. Também o Elvas nos “roubou” 3 preciosos pontos.

Nesta mesma época fomos ainda à final da Taça de Portugal mas não fomos felizes...



2004 – Harriet Smith, Patrícia Conceição e Ana Rita Santos Campeãs Nacionais, em Natação

Nos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores, realizados nas piscinas do Jamor os nadadores Belenenses obtiveram resultados de muito bom nível, conquistando inúmeras medalhas e alguns títulos nacionais.

Foi o caso de Ana Rita Santos, na jornada inaugural, vencendo a difícil prova de 400 metros estilos.

Ainda no mesmo dia, a equipa júnior feminina Daniela Inácio, Harriet Smith, Sara Amaral e Anaís Moniz – sim, a “tri-atleta”) obteria a medalha de bronze na prova de 4x100 metros livres.

No dia seguinte seria a vez de Ana Rita Santos conquistar nova medalha, desta vez de prata, nos 100 metros bruços. Daniela Inácio “copiou-lhe” o feito nos 400 metros livres, Harriet Smith foi bronze nos 100 metros livres atrás de Patrícia Conceição que foi medalha de prata.

Dia fantástico que não terminaria sem que Ana Rita Santos se sagrasse, de novo Campeã Nacional dos 200 metros estilos e que a equipa formada pela mesma Ana Rita, Daniela Inácio, Harriet Smith e Sara Amaral conquistasse a medalha de prata nos 4x100 metros estilos.

O último dia de competição não foi menos vitorioso:

- Harriet Smith sagrou-se Campeã Nacional nos 50 m livres juniores (distância em que já era recordista nacional junior);

- Patricia Conceição sagrou-se Campeã Nacional nos 50 m livres (distância em que já era recordista nacional absoluta);

- Ana Rita Santos, sagrou-se Campeã Nacional nos 200 m bruços (distância em que já era recordista nacional de juniores e recordista nacional absoluta).

 Photobucket

No final, a equipa do Belenenses obteria ainda medalhas de prata, nas estafetas de 4x200 metros e, através de Daniela Inácio, na distância de 800 metros livres, perfazendo um total na competição de cinco medalhas de ouro, seis de prata e duas de bronze. Um feito notável!