quinta-feira, 16 de março de 2006

PORQUE É QUE NÃO É SEMPRE ASSIM?

Para não haver equívocos, gostava de deixar 3 notas prévias:

1. Que eu saiba, os nossos jogadores e treinador não têm no seus contratos nenhuma cláusula que determine que o empenho (em jogos e treinos) da sua prestação deve estar dependente da maior ou menor presença de público.

2. Os adeptos do Belenenses já deram muitas provas do seu amor ao clube. Se o Restelo se desertificou, é porque fomos demasiadas vezes maltratados.

Esclarecido isto, para que não se caia na demagogia de que a culpa é/era dos adeptos, gostava de referir mais uma vez a alegria que foi a noite de 2ª feira.

Deixemo-nos de tretas: haveria alguns adeptos de outros clubes, até porque todos teremos familiares ou amigos que o são, mas a grande maioria era Belém. Com o clube em perigo, muitos dissemos presentes. Vi antigos dirigentes (v.g., o efusivo Florentino Antunes), gente idosa que se deslocou com dificuldade, pessoas críticas de muita coisa (e com razão, a meu ver) mas que não regatearam – como, falo por mim, nunca regateio – apoios ao nosso clube.

Finalmente, desde há tantos anos, o público e equipa uniram-se indissoluvelmente numa bela vitória!

Finalmente, desde há tantos anos, senti que empurrámos a bola para dentro da baliza, no 1º golo, aplaudindo e gritando, puxando pelo golo. E ele aconteceu, momento mágico!

Finalmente, desde há tantos anos, não vi a bola entrar na baliza no 2º golo: soube que era golo pelos saltos à minha frente, pela gente “alevantada”, pelo clamor de alegria!

Finalmente, desde há tantos anos, vi os golos serem festejados, numa explosão estrondosa e imensa, como se faz nos grandes clubes.

De resto, voltaram ao Restelo os signos de um grande clube: gente, calor, faixas de incentivo em todos os sectores, incluindo as dos 16 adeptos de Ovar. Quem, senão o Belenenses e mais 3 clubes, tem assim adeptos espalhados pelo país, tem dezenas de adeptos numa pequena cidade a 300 km da sua sede, faz deslocar essa gente numa 2ª feira à noite? Alguém imagina 16 adeptos do Sporting de Braga a deslocar-se desde Torres Vedras para o estádio deles para ver o jogo?

Porque foi preciso estarmos com a corda da garganta para se ir em busca disto? Porque foi preciso que muitas coisas conducentes a isso, saíssem, “clandestinamente”, da iniciativa de gente fora do poder e até ostracizada? Mas, sobretudo,

PORQUE É QUE NÃO É SEMPRE ASSIM? QUEM NÃO GOSTA DE FESTA?

Na 2ª feira, finalmente, a festa foi nossa. Quero mais, muito mais!


(por favor, veja-se o post anterior - "Carta Aberta a Marco Aurélio").