quinta-feira, 13 de abril de 2006

BELENENSES vs Vitória de Setúbal (ANTEVISÃO - PARTE II)

Tinha prometido.

A segunda parte da antevisão é a continuação do APELO I mas, desta vez, um a um, chamados pelos nomes.

Aqui vai:

Marco Aurélio, não é só pela coincidência do teu nome que te chamamos “Imperador”. É porque o és. De há uns anos a esta parte, talvez sejas o único de quem um miúdo do Belenenses queira comprar uma camisola. Não perderás nada nestes quatro jogos. O teu lugar é sagrado na nossa memória aconteça o que acontecer. Utiliza o teu estatuto, que é o mais elevado deste plantel, para exigir de todos que lutem. És respeitado. Podes fazê-lo. Tens que fazê-lo. Não é por ti. É por nós. Repito: nada, mas nada de nada, tens a perder. És eterno na nossa memória.

Rolando, tens sido dos que tem mantido a concentração e a seriedade. És um defesa forte e sério e sabe-lo. Mas, nestes jogos, tens que o saber ainda mais. Com o teu tipo de personalidade, não há risco de excesso de confiança. Por isso, enche-te dela. E, não te esqueças: de cada vez que subires no terreno a bola virá ter com a tua cabeça. E marcarás.

Pelé e Amaral. Meus caros, isto é muito simples. Vocês é que sabem. Nós estamos dispostos a contar com dois jogadores cheios de potencial e que, quando trabalham, são grandes jogadores. Não podemos aceitar outra coisa. É convosco.

Sousa, em ti conhecemos uma entrega sem limites, uma garra sem cansaço. Em ti vemos um dos que veste a nossa camisola. Sou dos que não percebe porque não és utilizado. Sabemos que, se fores lá para dentro, estarás igual a ti próprio, mesmo com todo este tempo de paragem. Sabemos que és assim.

Ruben Amorim, há alturas na vida de um jogador em que o “estar em formação” não tem espaço. Estamos numa dessas alturas. Não há tempo para aqueles que ainda andem à procura de si próprios. A tua função em campo não te permite outra coisa que não seja estares perfeitamente ciente de quem és, seja quem fores no momento em que vais a cada bola. Por isso, onde quer que aches que esteja a tua forma, joga como se já tivesses aprendido tudo. Não tens outro remédio se não seres o patrão desta equipa. Não estejas preocupado em rever na televisão o que vais fazer nestes próximos quatro jogos. Não interessa para nada. Se for mau, já não há tempo para remediar. Estes não são jogos para “evoluíres”. São jogos para lutares como um jogador feito! Desenrasca-te.

Rui Ferreira, és daqueles a quem eu não preciso de dizer nada. Exige dos outros que tenham a tua atitude.

Silas, tens a classe que nos poderá salvar. Chama a ti próprio todas as responsabilidades que puderes. Tens esse direito e esse dever.

Zé Pedro, acredita em cada remate, em cada passe. Acredita em tudo o que fizeres. De cada vez que acreditaste, mostraste classe. Vai à procura do teu melhor, sempre. Não vaciles, não desmoralizes, mesmo quando tu próprio te consideras um zombie dentro de campo. No lance seguinte, farás golo. O golo que nos poderá salvar.

Sandro, faz o teu trabalho, mas não tenhas medo de subires do terreno. Não tenhas medo de não teres espaço ou tempo. O futebol é assim mesmo. Precisamos de ti, sem medo, em qualquer dos meios campos, incluindo no do adversário.

Pinheiro, entre aquele jogador que se enche de fé e marca o nosso primeiro golo em Alvalade e um outro que se esconde da bola, vai uma distância que só tu poderás ultrapassar. Compreende que, nos tempos que se seguirão, não há hipótese de jogarmos com o segundo. A solução para o teu futebol é não haver outra solução que não seja perderes o medo de jogar futebol. Aliás, já o perdeste.

Dju, quando estiveres em campo, joga como o jogador de categoria que és. Isso basta-nos.

Meyong, Golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo, golo!

Gaspar, sabemos que a tua experiência fará com que, mesmo sem rotina, sejas uma parede intransponível da nossa defesa caso venhas a jogar. Assim serás.

Ceará, pensa no seguinte: estes quatro jogos podem valer uma época. Serão recordados os que neles tiverem uma interferência que nos salve. Nada tens a perder. Só a ganhar. Acredita que um simples golo teu te poderá simplesmente cobrir de glória.

Ahamada, Ahamada, il faut lutter comme s’il s'essayait du dernier matche de ta vie.
C'est pas le moment pour faire des choses "jolies" mais inconséquents avec le ballon. C'est le moment pour attrapper le ballon jusqu'a l’enfuir dans le but de l’adversaire. Je crois que tu as la capacité pour le faire. Nous avoins besoin de ta capacité. Nous avons besoins de gágner! (*tradução para Francês decente da autoria de Eduardo Torres, a partir de uma ideia original do Autor ao conhecido estilo do “mon ami Miterrand”)

Paulo Sérgio, é preciso lutar como se fosse o último jogo da tua vida. Este não é o momento para “rodriguinhos”. É o momento para levar porrada e continuar com a bola até que ela esteja nas redes do adversário.

Vasco Faísca, tens estado a jogar num lugar que não é o teu. Tens-te sentido pressionado. Aprendeste a levar com a agrura dos adeptos em cima do lombo e a jogar com a maior pressão que um jogador pode ter. Mas tens-te aguentado de cabeça erguida. Sabemos que tens futebol. Nestes jogos, toda a gente estará em estado de sítio. É essa a tua mais valia: a capacidade de continuares a jogar mesmo quando o Restelo te cai em cima. Convence-te de que, psicologicamente, para estes jogos, és, se calhar, o mais forte jogador do plantel!

Romeu, não sei se estarás em condições de jogar. Se tiveres, dá o litro e joga para a equipa como tu sabes. Mas, não te esqueças do que disse uma vez Pedroto a Fernando Gomes: se queres ser tabeleiro, vai para o basket! Pensa que a tua condição é a daquele ponta de lança que marca golos de raiva.

Rui Jorge, também não sei se poderás jogar. Espero que possas. Nada tenho para te dizer a não ser que tens emprestado imensa classe a uma equipa que bem precisa dela e que não sabes fazer outra coisa.

Pedro Alves, se entrares, defende a baliza com a consciência de que és um grande guarda redes, precisamente talhado para jogos difíceis como estes vão ser. Não há bola que não seja difícil nestes jogos, não há defesa que não seja celebrada. Em cada bola tens tudo a ganhar e nada a perder.

Fábio Januário, tens inteligência e cultura suficientes para saberes como hás-de jogar estes jogos. Confio inteiramente em ti.

Dady, és um avançado forte, sem medos. Enche-te de fé e convence-te (que é verdade) que o nosso ataque contigo é melhor.

Ricardo Araújo, tens capacidade, tens velocidade e tens futebol. Se jogares no teu limite e sem medos, podes acrescentar dinâmica ao nosso

ao Jogador do Belenenses Desconhecido, veste a nossa camisola e ganha por nós!