É inexpressiva a estatística dos jogos entre Belenenses e Nacional da Madeira. Já o referíramos na primeira volta. De qualquer forma, aqui fica o registo dos 6 jogos disputados na Madeira.
Histórico completo de resultados:
1988/89 - V 1-0; 1989/90 - D 0-3; 1990/91 - V 1-0; 2002/03 - E 1-1; 2003/04 - D 0-4; 2004/05 – D 2-0
Resumo de resultados:
Jogos: 6, Vitórias: 2, Empates: 1, Derrotas: 3, Golos Marc.: 3, Golos Sofr.: 10
É uma amostra muito pequena de forma a podermos retirar alguma conclusão. Assim mesmo, numericamente temos 33% de vitórias (1 em cada 3 jogos), 17% de empates e 50% de derrotas. A última vitória ocorreu em 1990-91 época em que desceríamos pela terceira (e última?!) vez ao segundo escalão.
Note-se que a derrota de 1989/90 foi decretada na secretaria, por termos um jogador mal inscrito. Na verdade, o jogo em si terminou empatado 1-1. Teríamos assim, em jogos jogados, uma igualdade absoluta: 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, embora com desvantagem nos golos (4-8).
De qualquer forma, podemos e devemos melhorar esta performance. Pode (e deve) ser já a seguir…
Belenenses: Jogadores Convocados
Guarda-Redes: Marco Aurélio e Pedro Alves
Defesas: Amaral, Rolando, Pelé, Gaspar, Vasco Faísca e Rui Jorge
Médios: Rui Ferreira, Mano, Ricardo Araújo, Pinheiro, Fábio Januário, Silas e José Pedro.
Avançados: Meyong, Dady e Paulo Sérgio.
Ficaram de fora da convocatória: os lesionados Ahamada, Djurdjevic e Romeu, para além de Sousa e Ceará, por opção, para além dos jogadores inscritos pela equipa júnior (exceptuando o estrante Mano).
A minha equipa favorita seria (marimbando-me nas opções da convocatória):
Marco Aurélio;
Amaral, Rolando, Gaspar e Rui Jorge;
Rui Ferreira;
Ricardo Araújo, Fábio Januário;
José Pedro
Meyong e Silas
Amaral, Rolando, Gaspar e Rui Jorge;
Rui Ferreira;
Ricardo Araújo, Fábio Januário;
José Pedro
Meyong e Silas
Em 4-4-2 (4-1+2+1-1+1, em losango)
A equipa provável:
Marco Aurélio;
Amaral, Rolando, Pelé e Rui Jorge;
Rui Ferreira e Pinheiro;
Paulo Sérgio, José Pedro e Silas;
Meyong
Amaral, Rolando, Pelé e Rui Jorge;
Rui Ferreira e Pinheiro;
Paulo Sérgio, José Pedro e Silas;
Meyong
Em 4-2-3-1.
Outras notas
Apenas três notas. A primeira para saúdar a estreia em convocatória do jovem Mano, de quem fiquei com boa impressão no treino que vi a anteceder esse já mítico (da nova era) jogo com o Braga. Pode ser que seja bom presságio. Mais um a lixar as viagens e caipirinhas no Brasil, espero eu. Fora de piadas, parece-me um jovem com presença e força física além de rematador. Oxalá que entre a meia-hora do fim a render outro estafado companheiro para segurar a vantagem de dois ou três golos que teremos nesse momento.
A segunda para justificar a ausência de Pelé da minha “linha inicial preferida”. É muito simples: estou farto de gajos a fazer fretes que sofrem golos estúpidos em que são dobrados, ou em que não esticam sequer a perna em cruzamentos rasteiros e que apesar dos 186 cm de altura são incapazes de marcar um golo de cabeça de frente para a baliza adversária. Farto! Não queres jogar? Não jogues. Assim pelo menos não fazes mais asneiras num período tão crítico. Prefiro um raçudo azelha que um que tem a mania que é bom, que é estrela, e que é um displicente. Mil vezes!
A outra nota, negativa, vai para a continuada ausência de Sousa. Quando conheço e reconheço em Sousa um dos poucos resquícios de garra e companheirismo e de segurança de balneário ser continuamente afastado das convocatórias, preocupo-me. Tanto mais quanto o bom momento de dois jogos contra Braga e Boavista já lá vai. Mais ainda com as ausências forçadas de Ruben Amorim, Djurdjevic, Sandro e Ahamada e sabendo que o lado direito entregue a Amaral e Sousa, na Reboleira, funcionou. Ou que permitiria, Sousa na esquerda, o adiantamento de Rui Jorge que apesar de tudo (idade, condição física não ideal, etc. continua a ser dos poucos que pode emparelhar com José Pedro e Silas no que ao pensar o jogo diz respeito.
Estou mesmo saturado destes “treinadores”. Seja onde for para o ano quero um que perceba de futebol além de não se amedrontar e ter discursos suicidas de descompressão à beira do abismo. PODE SER, OU É PEDIR MUITO ????
Arbitragem: Nomeações
No que respeita à arbitragem regista-se a nomeação dos seguintes responsáveis:
Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco).
Árbitros Assistentes: Vitor Silva (AF Portalegre) e Paulo Carrilho (AF Portalegre).
Observador: Natálio Silva
Delegados: Jorge Nóbrega, Vítor Rosa e Moisés Silva
Carlos Xistra já apitou, esta época, o Guimarães 2 – Belenenses 2. Na época passada, apitou o Belenenses 1 – Boavista 2 e o Belenenses 0 – F.C. Porto 1.
Quanto aos assistentes:
Vitor Silva já auxiliou esta época no Setúbal 1 – Belenenses 0. Na época passada, não participou em nenhum jogo do Belenenses.
Paulo Carrilho não participou em nenhum jogo do Belenenses esta época, ou na passada.
Está preparado o caldinho. Não me refiro aos “bandeirinhas” neste caso, mas ao Xistra que tão bem nos tem “tratado” e o sempre amicíssimo e não menos atento observador Natálio (Leiria, 2004/2005, recordai-vos?).
Idoneidade e imparcialidade em barda.
Já estou mais descansado.
Este não perdemos de certeza absoluta!
Comentário
A arbitragem de Pedro Henriques
Até à semana passada tinha Pedro Henriques em boa conta como árbitro. Confesso que era mesmo o árbitro em quem mais confiaria para não se amedrontar aos interesses instalados.
Admito o meu erro.
Pedro Henriques não soube, não quis, ou isso iria mesmo contra a sua “cor”, ser honesto enquanto árbitro e, por arrasto, como pessoa.
Lamento-o profundamente, enquanto amante do desporto.
A minha fé na arbitragem portuguesa e na sua regeneração, que já era praticamente inexistente, desapareceu totalmente.
De pouco ou nada servirá pôr Belenenses nessas cúpulas. Em nada amenizará o prejuízo habitual, pois somos os toinos (assim nos comportamos) do sistema. Todos refilam, todos beneficiam, todos são prejudicados. Não digo que nunca sejamos beneficiados, mas na esmagadora maioria das vezes somos prejudicados.
Como diz um amigo meu, um gajo para ser presidente do Belenenses (dum Belenenses a sério) além duns tomates de aço tem de ter um certo “fundo de maneio”.
Não! Não é para subornar!
É para colocar à frente, para publicitar, alto e bom som, que PROCESSARÁ EM TRIBUNAIS CIVIS
(que os desportivos são o que se sabe) TODOS AQUELES QUE PREJUDIQUEM OU DESRESPEITEM DE QUALQUER FORMA O BELENENSES, INTENCIONALMENTE OU NÃO.
Sejam eles árbitros de futebol, presidentes de ligas e federações, de comités de arbitragem, dirigentes de outros clubes, jornalistas, ou mesmo o Presidente da República (coitado do Sr.).
Enfim, TODOS OS QUE NÃO RESPEITEM O CLUBE DE FUTEBOL OS BELENENSES.
Eu, pobre mortal, jogo ansiosa e esperançadamente no Euromilhões. Quando sair, ofereço à cabeça esse montante necessário ao Presidente que o Belenenses precisa (escrevi mal esta frase? Acho que não!).
BELÉM ATÉ MORRER !!! (Até porque a morte pode estar já ao virar da esquina)
BELÉM, BELÉM, BELÉM!!!