sexta-feira, 7 de abril de 2006

Neste dia, em . . .

1942 – Belenenses vence Benfica por 4-0 para o Campeonato Nacional de Futebol

Já em anterior artigo listámos as inúmeras goleadas aplicadas, ao longo dos anos, pelo Belenenses ao Benfica, em competições oficiais de Futebol (cfr. 12 de Dezembro) .

Esta foi uma delas. Infelizmente, não foi suficiente para nos levar ao título: ficámos em terceiro lugar.

No entanto, não foi nos jogos com os nossos grandes rivais que perdemos o Campeonato. Eles foram quase todos auspiciosos.
Em Casa, vencemos o Benfica por 4-0, o Sporting por 3-1 e o F.C.Porto por 7-3 (esta, na última jornada do Campeonato).
Fora, vencemos 4-1 em casa do Sporting e 3-2 em casa do Porto. Só no campo do Benfica perdemos, por 2-1.

Image hosting by Photobucket

Já agora, ficam mais dois destaques:
O primeiro, é que, ainda nesta prova, obtivemos uma das maiores goleadas de sempre em todos os Campeonatos: 9-0 ao Leça.
O segundo, vai para a sucessão de claras derrotas sofridas pelo Benfica em nossa casa por esses tempos: 2-0 em 39/40; 5-3 em 40/41; 4-0 em 41/42; 5-2 em 42/43.

Na nossa equipa, pontificavam jogadores da craveira de Amaro, Feliciano, Serafim ou Artur Quaresma, José Simões ou Rafael. O final da época ficaria selado com a conquista da Taça de Portugal.



1944 – Belenenses vence o Benfica por 23-0 em Râguebi

Obviamente, como já aconteceu com outras datas, esta efeméride é apenas um de vários exemplos expressivos de vitórias, sobre um dos nossos maiores rivais, numa modalidade onde o Belenenses tem um palmarés notável (cfr. 30 de Dezembro e 1 de Abril) e para completar uma semana em que, além deste triunfo, também vencemos o Sporting por 21-3.