sábado, 8 de abril de 2006

Neste dia, em . . .

1945 – Belenenses vence o Salgueiros por 14-1 para o Campeonato Nacional

Embora não tendo começado bem o Campeonato de 1944/45, o Belenenses foi crescendo à medida que a prova ia decorrendo. Foi, aliás, a equipa mais pontuada na segunda volta.

A quatro jornadas do fim, empatado com o Benfica na liderança, o Belenenses foi jogar a casa do Sporting. Verificou-se um dos maiores escândalos da história do futebol português, fazendo com que, como aconteceu mais duas ou três outras vezes, fossemos espoliados do título por factos anómalos.

O Belenenses perdeu 2-1 mas marcou três golos. O árbitro validou os três golos azuis mas um juiz de linha, de nome Rosa (se calhar de caule verde, flor vermelha e muitos espinhos...), obrigou o árbitro a anular dois desses golos do Belenenses, ameaçando ir-se embora se as suas indicações não fossem acatadas. Incrível mas verdadeiro (ver referência no jornal “A Bola”)!

Image hosting by Photobucket

A reacção da nossa equipa a esta vergonha demonstra a raça de que então éramos feitos.
No espaço de oito dias, o Belenenses marcou 29 golos! Com dois jogos consecutivos em casa, O Belenenses venceu a Académica por 15-2 (cfr. 1 de Abril) e o Salgueiros por fim. Espantoso!

Infelizmente, pelos motivos expostos acabámos o Campeonato em terceiro lugar, a três pontos do Benfica e com os mesmos pontos do Sporting, que ficou em segundo.

Image hosting by Photobucket

Gostaríamos, também neste caso, de deixar claro que esta referência não significa desrespeito pelo Salgueiros, adversário digno e que muito prezamos e respeitamos.
Fazemos votos, aliás, para que ultrapassem a fase terrível que estão a viver. Se fossem outros clubes, haveria “poderes” a ajudá-los. Assim...


Image hosting by Photobucket


1956 – Série de 19 jogos consecutivos da Selecção Nacional de Futebol com jogadores do Belenenses representados

Não foi esta a melhor série de sempre – dessa falaremos amanhã – mas não deixa de ser significativa

Durante 19 jogos consecutivos, o Belenenses teve sempre jogadores representados na Selecção Nacional de Futebol.
Curiosamente, correspondeu a cinco anos exactos: entre 8 de Maio de 1951 (derrota 1-4 com a Itália) e 8 de Abril de 1956 (derrota 1-0 com o Brasil).

Image hosting by Photobucket

Durante este período, foram os seguintes os jogadores do Belenenses que envergaram a camisola das cinco quinas: Capela, Serafim, Castela, Matateu, Francisco Rocha, Diamantino e Dimas.