1945 – Belenenses vence o Salgueiros por 14-1 para o Campeonato Nacional
Embora não tendo começado bem o Campeonato de 1944/45, o Belenenses foi crescendo à medida que a prova ia decorrendo. Foi, aliás, a equipa mais pontuada na segunda volta.
A quatro jornadas do fim, empatado com o Benfica na liderança, o Belenenses foi jogar a casa do Sporting. Verificou-se um dos maiores escândalos da história do futebol português, fazendo com que, como aconteceu mais duas ou três outras vezes, fossemos espoliados do título por factos anómalos.
O Belenenses perdeu 2-1 mas marcou três golos. O árbitro validou os três golos azuis mas um juiz de linha, de nome Rosa (se calhar de caule verde, flor vermelha e muitos espinhos...), obrigou o árbitro a anular dois desses golos do Belenenses, ameaçando ir-se embora se as suas indicações não fossem acatadas. Incrível mas verdadeiro (ver referência no jornal “A Bola”)!
A reacção da nossa equipa a esta vergonha demonstra a raça de que então éramos feitos.
No espaço de oito dias, o Belenenses marcou 29 golos! Com dois jogos consecutivos em casa, O Belenenses venceu a Académica por 15-2 (cfr. 1 de Abril) e o Salgueiros por fim. Espantoso!
Infelizmente, pelos motivos expostos acabámos o Campeonato em terceiro lugar, a três pontos do Benfica e com os mesmos pontos do Sporting, que ficou em segundo.
Gostaríamos, também neste caso, de deixar claro que esta referência não significa desrespeito pelo Salgueiros, adversário digno e que muito prezamos e respeitamos.
Fazemos votos, aliás, para que ultrapassem a fase terrível que estão a viver. Se fossem outros clubes, haveria “poderes” a ajudá-los. Assim...
1956 – Série de 19 jogos consecutivos da Selecção Nacional de Futebol com jogadores do Belenenses representados
Não foi esta a melhor série de sempre – dessa falaremos amanhã – mas não deixa de ser significativa
Durante 19 jogos consecutivos, o Belenenses teve sempre jogadores representados na Selecção Nacional de Futebol.
Curiosamente, correspondeu a cinco anos exactos: entre 8 de Maio de 1951 (derrota 1-4 com a Itália) e 8 de Abril de 1956 (derrota 1-0 com o Brasil).
Durante este período, foram os seguintes os jogadores do Belenenses que envergaram a camisola das cinco quinas: Capela, Serafim, Castela, Matateu, Francisco Rocha, Diamantino e Dimas.