sexta-feira, 28 de abril de 2006

Neste dia, em . . .

1927 – Faraó Rodrigues Pereira e Francisco Matos iniciam a Primeira Volta a Portugal em Bicicleta

A primeira edição da Volta a Portugal em Bicicleta, a maior prova do ciclismo nacional, realizou-se de 28 de Abril a 15 de Maio de 1927. Foi uma organização conjunta dos jornais “Diário de Notícias” e “Os Sports”.

O ciclismo era já uma modalidade muito popular, ainda hoje mobilizadora de multidões, sendo sempre recebida com grande entusiasmo por todo o país sempre que se realizam provas.
A realização da Primeira Volta a Portugal em Bicicleta ajudou, assim, a propagandear por todo o país o nome do Belenenses.

É importante assinalar que o Belenenses era então um clube com apenas pouco mais de sete anos de vida, embora já fosse um dos mais fortes Clubes de Futebol de Portugal, como o demonstram a conquista de importantes Taças como a “Camões” (ao Sporting), “O Século” (ao Benfica), a dupla conquista da imponente Taça “Mutilados da Guerra” (conquistada ao Sporting na primeira edição), além dos títulos de Vice-Campeão de Lisboa em 1920 e 1925, Vice-Campeão de Portugal e Campeão de Lisboa em 1926.

Neste ano de 1927, o Belenenses sagrar-se-ia ainda Campeão de Portugal, como veremos ao recordar o mês de Junho. Tudo isto em pouco mais de sete anos de vida, nunca é demais salientar o modo pujante como o Belenenses se impôs rapidamente no panorama desportivo português.

O ciclismo iniciou-se no Belenenses em 1921. Em 1927, destacavam-se dos praticantes belenenses, Faraó Rodrigues, um jovem e promissor praticante e Francisco Matos, um sócio então já com 43 anos de idade.
Estes dois ciclistas honraram o nome do Belenenses, classificando-se respectivamente em 10º e 15º lugar da classificação geral.

Como veremos mais adiante, no dia em que assinalamos o final desta participação, o seu mérito devidamente foi reconhecido pelo Clube.

Refira-se que o vencedor desta primeira Volta a Portugal em Bicicleta foi o ciclista António Augusto, a correr pelo Carcavelos.