quinta-feira, 25 de maio de 2006

BELÉM ATÉ MORRER: Filme

Este filme, com cerca de 18 minutos, perpassa, em muitas imagens e poucas palavras, o passado, o presente e o futuro do Belenenses, a grandeza do clube, os problemas que enfrenta, o amor que lhe temos.

Devem ouvidas as músicas que se lhes juntaram. Na medida do possível, respeitando uma sequência cronológica, as imagens foram ajustadas a cada parte da música e até a palavras cantadas.

Por exemplo, a Torre de Belém no rio surge a seguir à palavra “viver a navegar” na canção; a imagem do funeral de Pepe, “foram tantas as tormentas que tivemos que enfrentar”; a imagem de Matateu num Restelo a abarrotar de público em jogo com o Sporting, acerta com o dinamismo e a letra da música “saudade, triste fado”; a festa do retorno após a primeira despromoção, coincide com “no regresso dos navios”; o dramatismo da última música ilustra os momentos que vivemos...

Obviamente, o filme será melhor compreendido por quem conhecer a sequência da história do Belenenses. É possível que futuramente se faça uma versão acrescentada e legendada.

Seja com for, este filme não era, de forma alguma, o que, há quase dois anos, propusemos fazer – proposta a que não foi dada qualquer resposta. Isso seria algo muito mais vasto (quatro a cinco vezes mais), com imagens em movimento e muitos, muitos elementos de imagem, música, voz e cor que aqui não se incluíram. O trabalho que tínhamos então em vista fazer, para projectar ao vivo (e ser vendido em DVD´s), implicaria um ano de trabalho. Este, incomparavelmente mais simples e primário, foi feito numa semana, num formato precário.

Ainda assim, pensamos que vale a pena ver.

Recomenda-se alguma paciência na abertura pois o seu tempo depende do tipo de ligação à Internet e o tamanho do filme é considerável.

É de ter em conta que o tipo de alojamento, online, condiciona o formato para visionamento e a qualidade da apresentação. O seu download é livre.

Não se esqueçam de ligar o som...

Eduardo Torres
Francisco Anacleto



Caso não consiga visionar correctamente o filme, CARREGUE NESTE LINK




Nota: Se alguém se sentir lesado, em termos de direitos de autor, com as músicas ou as imagens, agradecemos que se nos informe através do mail eduardoatorres2004@hotmail.com, para, o mais brevemente possível procedermos à retirada ou à prestação das informações que se fizerem necessárias. Note-se, contudo, que a responsabilidade do “argumento” é inteiramente nossa, dela ficando isento quem tenha obtido fotografias ou trabalhado imagens.