sexta-feira, 19 de maio de 2006

Descubra as Diferenças

Vítor Magalhães foi eleito Presidente do Vitória de Guimarães em 2004, para um mandato de três anos, até 2007. Na primeira época levou o Guimarães à Taça UEFA, tendo obtido o 5º lugar. Esta época os vimaranenses foram a única equipa apurada para a fase de grupos da UEFA, tendo estado na competição até Dezembro. No final desceu de divisão. A 11 de Maio, 4 dias após a descida, a sua Direcção emitiu o seguinte comunicado:

"A Direcção do Vitória Sport Clube reuniu hoje com os Presidentes da Assembleia-Geral, Conselho Fiscal e Conselho Vitoriano.

Foi reafirmada a confiança dos Presidentes daqueles Órgãos Sociais no trabalho da Direcção, sendo certo que foi unanimemente aceite o princípio já manifestado pelo Presidente da Direcção, segundo o qual os referidos órgãos mantêm toda a vontade, disponibilidade e empenho em trabalhar pelo futuro do Vitória enquanto os sócios quiserem.

É assim que, com toda a clareza, foi solicitada pela Direcção ao Presidente da Assembleia Geral a marcação de uma Assembleia Geral Extraordinária, a realizar no próximo dia 2 de Junho, cuja ordem dos trabalhos incluirá a apresentação de uma moção de confiança.

A determinação de devolver o Clube aos Associados e de fazer da vontade dos sócios a vontade soberana do Clube, que norteou estes Órgãos Sociais desde que há dois anos se apresentaram a sufrágio, manter-se-á com toda a clareza e coerência.


Guimarães, 11 de Maio de 2006"



Cabral Ferreira foi eleito Presidente do Belenenses em Abril de 2005, para um mandato de dois anos, até 2007. Na primeira época prometeu lutar de uma forma continuada pelos lugares Europeus, tanto através do Campeonato como da Taça de Portugal, prova considerada também fundamental. No final da época o Belenenses desceu de Divisão e foi eliminado da Taça de Portugal na 1ª eliminatória por uma equipa de um escalão inferior que jogou sem sete dos seus habituais titulares. A 10 de Maio, três dias após a descida, pelas 00h15m, a sua Direcção, que apresentou no Relatório e Contas relativo a 2005 um prejuízo de 2,5 M de Euros, publicou no site oficial do clube o seguinte comunicado:

“O Clube de Futebol «Os Belenenses» vive um momento de consternação, frustração e grande tristeza com a descida da sua principal equipa de futebol à Liga de Honra, concluídas que estão as trinta e quatro jornadas da época 2005/2006.

Trata-se de um momento de indescritível dor para todos os sócios, adeptos e simpatizantes espalhados pelos quatro cantos do Mundo que carinhosa e apaixonadamente vivem cada hora, minuto e segundo da vida do Clube de Futebol «Os Belenenses» e são o mais fiel garante da grandeza da instituição.

Todos nós acreditamos que a união em torno deste sagrado símbolo, que é para todos os belenenses a Cruz de Cristo, fará das fraquezas forças e rapidamente, muito rapidamente, o futebol português terá oportunidade de ver de novo, nos seus principais palcos, a equipa e todos os que incansavelmente a acompanham e apoiam.

A enorme base de apoio humano de «Os Belenenses» já deu provas de ser, desde a fundação até aos dias de hoje, uma das mais dedicadas, capazes e inconformadas massas associativas em Portugal. O Clube de Futebol «Os Belenenses» está triste e amargurado mas muito longe de morrer!

A Direcção do Clube de Futebol «Os Belenenses» e a Administração de «Os Belenenses» SAD está empenhada em tudo fazer para que a verdade desportiva, a cada momento, a justiça desportiva ao longo de toda uma época se sobreponham e o nome de «Os Belenenses» seja respeitado por todos e em todos os momentos.

Em reunião realizada ontem, que contou com a presença de todos os elementos que compõem a Direcção, foi deliberado acelerar uma profunda reestruturação transversal a todos os sectores e áreas da SAD e do Clube, analisando com firmeza e determinação cada uma das situações individuais envolvidas.

Em curso estão as diligências e negociações para que em breve sejam anunciadas as primeiras decisões, nomeadamente o nome do técnico que operacionalizará todo o futuro processo desportivo do futebol profissional.

Viva o Clube de Futebol «Os Belenenses»!

A Direcção,

Estádio do Restelo, 9 de Maio de 2006.”



Enquanto uns pretendem devolver o Clube aos Associados e de fazer da vontade dos sócios a vontade soberana do Clube, outros têm medo de enfrentar os sócios e só prestam contas ao Conselho Geral, porque a isso foram obrigados. Não estão isentos de responsalidades o Conselho Geral, a Assembleia Geral e o Conselho Fiscal, porque são órgãos com poderes para pedir uma Assembleia Geral Extraordinária. Esperavam outra coisa destes órgãos? Sinceramente, depois da postura do Presidente da Assembleia Geral ao longo do ano e do silêncio do Conselho Fiscal durante a Assembleia de apresentação do Relatório e Contas, NÃO.

P.S.: Já alguém avisou o Presidente da Assembleia Geral que nós descemos de Divisão? Será que ele já sabe?