quinta-feira, 18 de maio de 2006

"O Confiancómetro" Vs "A DURA REALIDADE"

Poderá ou não existir um futuro em que o Belenenses voltará a ser o Belenenses. Deixamos então aqui o inquérito que apelidámos de “Confiançómetro” que, como talvez se recordem, foi recomeçado quando, no final da 8ª jornada, Carvalhal foi despedido.

Com 27 jornadas por disputar e um novo treinador, esta foi a votação obtida:

Photobucket - Video and Image Hosting


Penso que é de reflectir nestes números e no que eles significam da nossa capacidade colectiva de antever ou prevenir erros colossais e de consequências que estão à vista. Que nos sirva de lição para o futuro, qualquer que ele venha a ser.

Declaro, sem qualquer problema, que na primeira votação votei no 8º lugar e na segunda no 14º.

Como corolário, diria apenas que ter expectativas é muito bom. Mas há que evitar as cegueiras (se somos). Não podemos ter a memória curta (mas temos). Não podemos estar sempre sem tirar consequências do que observamos e comprovamos (mas estamos e assobiamos para o lado). Não podemos ir sempre atrás da primeira cenoura (mas vamos).

Desejo as melhores felicidades à nova equipa técnica mas, como venho dizendo há anos já, o problema ultrapassa o âmbito dos jogadores e mesmo do treinador. Eles, o que fazem é o espelho de quem os dirige. Sempre.

Nota: para uma comparação entre as expectactivas até à 8ª Jornada, consultar aqui

Nota 2: "A DURA REALIDADE" ganhou por Knock-Out ao 34º assalto e a dez minutos do tocar da campainha, quando tinhamos a vitória por pontos assegurada. Detesto boxe.