segunda-feira, 1 de maio de 2006

Neste dia, em . . .

1993 - Estreia na Taça da Europa de Bilhar às três tabelas

A história do ecletismo no Belenenses reveste-se de diferentes faces. Polémicas à parte, modalidades há em que a sua prática surgiu pela vontade de alguns praticantes individuais destacados em, atingido um determinado nível competitivo, mais do que a busca de um patrocínio, quiseram elevar o nome do Belenenses sem que com isso acrescentassem despesa ao já por si sobrecarregado orçamento do Clube.

É este o caso do Bilhar. Uma modalidade totalmente amadora no Belenenses, apesar da projecção que tinha já esta modalidade em termos competitivos na Europa, assistindo inclusive a um aumento considerável na última década.

A secção de Bilhar foi iniciada 1992. Embora tenha sido alguns anos mais tarde extinta, chegou a ter nove bilharistas divididos por três categorias de competição. Um anos depois da sua criação participava na Taça da Europa de Bilhar às três tabelas, estreando-se nesta data.

Image hosting by Photobucket

Internacionalmente, o Belenenses viu ainda o seu representante Manuel Fradinho atingir grande destaque num célebre Portugal – Alemanha, disputado na cidade do Porto e em que os portugueses venceram por 10-6. O Belenense venceu três dos quatro jogos disputados alcançando inclusive a melhor média do encontro, entre os oito jogadores presentes.

Ecletismo...
A prática, mesmo que ao mais alto nível e procurando a projecção do nome do Clube e não a competição profissional, com elevados custos, que se fique constantemente pela mediocridade competitiva e a fraca capacidade de destacar o Belenenses, nacional ou internacionalmente.