sexta-feira, 5 de maio de 2006

Neste dia, em . . .

1951 - Abertura de delegação na Avenida da Liberdade, com serviços médicos e secretaria

Nesta data o Belenenses via atingida um objectivo já antigo: o de ter um ponto de convergência e uma presença viva no centro da cidade.

Com a abertura desta Delegação na Avenida da Liberdade (no Nº105, 2º.), de acordo com os registos de Acácio Rosa no seu livro “Factos, Nomes e Números – 1919-60”, o Belenenses criou um Serviço Médico, mais eficiente pois permitia um melhor acompanhamento dos seus utilizadores (os atletas) e facilitando a sua comparência aos tratamentos o que se reflectia naturalmente na melhoria dos resultados desportivos.

Seria aproveitado o momento e o novo espaço que se abriu, para a transferir os serviços de Secretaria para a nova Delegação, mantendo no entanto a Sede em Belém, em absoluta conformidade com o disposto nos Estatutos do Clube.



1963 - Belenenses ganha pela segunda vez o Campeonato Nacional de Râguebi, ao vencer o Benfica

Como já vimos em ocasiões, muitas foram as conquistas que, ao longo dos anos, o Belenenses obteve nesta modalidade.

No escalão sénior, contamos com cinco Campeonatos Nacionais, seis Taças de Portugal, três Supertaças, três Taças de Honra e onze Campeonatos de Lisboa. Há muito boas hipóteses de, na presente época, juntarmos a este palmarés mais uma Taça de Portugal. O Campeonato Nacional escapou-se-nos por pouco.

Se há uma desproporção entre o número de Campeonatos Nacionais e de Lisboa que conquistámos, é porque esta última competição se começou a disputar muito mais cedo (fomos pela primeira vez Campeões em 1941), enquanto que as provas nacionais só se iniciaram na década de 50. Na época de 1955/56, o Belenenses sagrou-se Campeão de Portugal.

Entretanto, começou a prova máxima nacional a ter a designação de Campeonato Nacional, e o Belenenses venceu a primeira edição, disputada em 1958/59.

Nesta data, em 1963, assegurámos o segundo título nacional (ou terceiro, se contarmos o Campeonato de Portugal), vencendo o Benfica, no jogo decisivo. Voltámos a ser Campeões Nacionais em 1973, 1975 e 2003.

À nossa frente, apenas se encontram o CDUL com 17, o Benfica, com 9 e o Cascais, com 6.

A imagem que se anexa, retirada de um dos livros de Acácio Rosa (o que narra a história do Belenenses entre 1960 e 1984), fixa os responsáveis pela vitória de 1963.


Photobucket - Video and Image Hosting