1932 - Belenenses vence o Sporting por 9-0 para o Campeonato de Portugal
Em 15 de Maio, falámos da primeira-mão destes oitavos-de-final do Campeonato de Portugal. O Belenenses foi ganhar ao campo do Sporting por 6-0.
Uma semana depois, o Belenenses recebeu o mesmo adversário nas Salésias. Que fizemos? Limitar-nos a defender a vantagem conquistada?
Não, o Belenenses não só não fez isso, como caprichou em mostrar que o resultado da primeira-mão não fora um acaso e que podia ser igualado e até ultrapassado. E foi mesmo, ganhámos por 9-0. Nove a zero!
Os nossos golos foram marcados por Rodolfo Faroleiro (4!), Heitor (3), Alfredo Ramos e José Luíz.
Assim, como vimos, o resultado desta eliminatória foi de 15-0!
Note-se que, aos 6-0 fora com que o Belenenses ganhou ao Sporting, os verde-brancos só têm para nos opôr uma vitória por 5-1. Aos 9-0 com que ganhámos em Casa, “só” pode o mesmo adversário responder com um trinfo por 7-1.
1960 - Matateu alcança 27ª internacionalização na Selecção A
Nesta data, Matateu fez o seu último jogo pela Selecção Nacional.
Não foi uma despedia feliz, porque Portugal perdeu por 5-1. No entanto, esta época teria, sim, um final feliz para Matateu, visto que o Belenenses arrebataria a Taça de Portugal.
De qualquer modo, só por infelicidade este foi o último jogo de Matateu pela Selecção. No Outono de 1961, foi convocado e estava para ser titular nos jogos que Portugal iria disputar com o Luxemburgo e com a Inglaterra – no primeiro caso fazendo companhia ao seu colega de equipa Yaúca e, no segundo caso, ao mesmo Yaúca e ao irmão Vicente. Também teria sido a oportunidade de ver ao mesmo tempo em campo, a dupla, sobre a qual tanto se especulou, Matateu e Eusébio.