quinta-feira, 8 de junho de 2006

Memória de 1988: Bayer Leverkusen 0 - Belenenses 1

Foi uma jornada gloriosa para o Belenenses.

A primeira-mão da primeira eliminatória da Taça UEFA, na sua edição de 1988/89, punha frente a frente o Belenenses, terceiro classificado na edição de 1987/88 do campeonato português com nada mais nada menos que o detentor em título da referida taça europeia. Duas vitórias por 1-0 levaram o Belenenses à eliminatória seguinte.

Muitos pensaram que seria impossível, que o Belenenses não tinha dimensão para passar à segunda eliminatória. Era a habitual pequenez, não de dimensão futebolística, mas a de mentalidade. Qualquer jogo, contra qualquer adversário, não pode estar perdido antes de ser disputado.

Foi isso que pensaram os jogadores, o treinador, e os dirigentes de então. Na época anterior, já o Belenenses provara este princípio quando esteve a um golo de empatar a eliminatória contra o colosso europeu que é o Barcelona. Dois golos sofridos em circunstâncias tendenciosas e bem após os 90 minutos de jogo deram ao Barcelona a vantagem que quase não chegou para passar um Belenenses de peito feito, destemido e embalado por uma massa associativa viva da qual hoje temos apenas a miragem.

Este jogo, cujos momentos aqui reproduzimos, foi recentemente transmitido na RTP Memória em 31 de Maio passado. Não podemos deixar de lhes agradecer pela reposição destes momentos.



OS MOMENTOS MARCANTES


O PRIMEIRO SINAL




O GOLO




QUASE O 0-2




DE NOVO, QUASE




FIM DA PRIMEIRA PARTE




PAULO MONTEIRO ATIRA À BARRA




CLASSE DE MLADENOV




GRANDE JORGE MARTINS



Quem sabe... um dia... talvez... pode ser que o Belenenses volte a ser o Belenenses e estes dias de grande orgulho se possam a repetir. Até lá, valha-nos a RTP Memória