sexta-feira, 9 de junho de 2006

Caso Mateus: Notícias no Record

A edição online Record publica hoje duas notícias sobre o Caso Mateus.


1) "O Belenenses espera que a Comissăo Disciplinar (CD) da Liga, que se reúne esta tarde, possa notificar hoje os clubes sobre a decisăo já tomada no “caso Mateus”.

Oficiosamente, tręs dos quatro elementos que compőem o CD (o advogado Domingos Lopes por ser filho de um vice-presidente do Gil Vicente pediu escusa da votaçăo) reuniram-se na passada quinta-feira e deram razăo aos azuis. Face a esta decisăo, os responsáveis pelo clube da cruz de Cristo esperam manter-se na Liga e que o Gil Vicente seja despromovido ŕ Liga de Honra.

Contudo, a descida dos gilistas e a manutençăo do Belenenses só será um dado adquirido depois de a CD da Liga comunicar oficialmente esta decisăo aos clubes em causa, sendo quase certo que o processo năo ficará por aqui, já que os minhotos irăo recorrer da deliberaçăo para o Conselho de Justiça da FPF.

Desde que a decisăo – embora oficiosa – foi conhecida, a posiçăo dos azuis tem sido cautelosa. Todavia, o presidente do Belenenses, Cabral Ferreira, veio a público na terça-feira afirmar que, “caso se confirme esta decisăo, é uma achega para as pretensőes do Belenenses.” “Năo há outra decisăo possível, pois a razăo está do nosso lado”, salientou ainda o dirigente.

No Restelo aguarda-se a notificaçăo da CA da Liga, sem que tal altere os objectivos traçados pelo clube. Há muito que os responsáveis estăo a preparar um plantel para a Liga, mantendo a quase totalidade dos atletas da temporada anterior, sendo isso um sinal claro de que estăo convictos de que a razăo está do seu lado no “caso Mateus'".



2) "A Comissăo Disciplinar (CD) da Liga vai revelar hoje a sua decisăo sobre o polémico caso Mateus. Isto, depois de já ter vindo a público uma votaçăo levada a cabo na semana passada por tręs dos juízes que compőem aquele órgăo de disciplina e que dava conta da derrota do Gil Vicente neste caso.

O problema é que isso aconteceu antes de estar concluída a instruçăo do processo. Como tal, em Barcelos espera-se com grande ansiedade a decisăo e a consequente notificaçăo.

Enquanto năo é conhecida a posiçăo da CD, continuam a surgir algumas opiniőes, neste caso favorável ao Gil Vicente e de um ex-director executivo da Liga.

“Custa-me a aceitar que um registo de contrato, apesar de năo ser considerado profissional, possa ser encarado apenas como uma questăo estritamente desportiva. Vai muito para além disso, senăo nunca teríamos um caso Bosman ou seria inadmissível que os jogadores năo pudessem recorrer aos tribunais para obterem as suas compensaçőes financeiras. Estes aspectos também săo desportivos, mas cujo âmbito vai muito para além disso”, referiu José Guilherme Aguiar, ontem, na apresentaçăo de eventos relacionados com o Mundial’2006, em Gaia."

Comentário: O Belenenses, para alívio de todos nós, deve ficar na 1 ª Divisão mas isto ainda se vai arrastar muito. Quanto ao Plano de reestruturação do clube, o tal PAI, pouco ou nada se sabe.Também é verdade, que raros são os que mostram interesse em saber...