quarta-feira, 21 de junho de 2006

Neste dia, em . . .

1931 – Inauguração de primeiro corpo de bancadas no Estádio das Salésias

Já a propósito de várias ocasiões nos referimos à gesta Belenense pela criação de condições ímpares e muito à frente do seu tempo, em termos de instalações desportivas. Igualmente nos referimos a este esforço como cerceador de meios que poderiam ter sido aplicados em recursos desportivos e aumento de competitividade.

Esforço este que nunca seria reconhecido. Antes pelo contrário, como se veria mais tarde, em 1946, o Belenenses foi fortemente penalizado, quando recebeu da Câmara Municipal de Lisboa a notificação para o despejo dos terrenos das Salésias, logo após a conquista do último Campeonato Nacional.

Relembrar que o Estádio José Manuel Soares foi a casa da Selecção por ser, durante anos, o único terreno relvado em Portugal, nunca é demais. Nada disso, porém, deteve os «interesses ocultos». O actual estado de abandono em que se encontram os terrenos das Salésias, 50 anos depois da saída para o Restelo, é prova mais do que evidente do objectivo por detrás do tratamento a que o Belenenses foi sujeito.

Dos melhoramentos introduzidos desde a posse inicial dos terrenos consta a construção do primeiro corpo de bancadas no então ainda denominado Estádio das Salésias.

Nesta construção destacou-se a denominada «Comissão de Melhoramentos» constituida pelos sócios Vital Jorge de Sousa, Jaime Alves, Luís Teixeira, Fernando Nunes e Joaquim d’Almeida, tendo este último inclusive participado activamente com a sua mão-de-obra e coordenando os trabalhos no terreno.

Photobucket - Video and Image Hosting

Ao contrário dos seus rivais, o Belenenses pretendia instalar uma obra duradoura, que além de orgulhar todos os Belenenses, a todos servisse com o máximo de qualidade e conforto. Assim, em vez de meras construções de madeira, construiu as bancadas em betão armado, com lugares largos e camarotes bem dispostos.

Para comemorar a inauguração foi organizado um programa de jogos de hóquei e futebol para os quais o Belenenses convidou o Barreirense, o Luso do Barreiro e o União de Lisboa.

Os resultados pouco importam, mas de qualquer forma aqui fica o registo:
Hóquei em campo: Belenenses, 1 – Luso do Barreiro, 3
Futebol: Belenenses, 2 – Luso do Barreiro, 2 e União de Lisboa, 3 – Barreirense, 1.