sexta-feira, 30 de junho de 2006

Neste dia, em . . .

1929 – António Marques ganha Porto – Coimbra, em Ciclismo

A Volta a Portugal em Bicicleta, competição máxima do ciclismo português, iniciara-se em 1927, como referimos a 28 de Abril e 15 de Maio).

Como também então referimos, o ciclismo era então já uma modalidade mobilizadora de multidões que percorria o país de lés-a-lés e que era recebida invariavelmente com grande entusiasmo. Numa época em que os meios de comunicação e as vias de transporte não abundavam e quantidade ou qualidade, o ciclismo constituía forte meio de projecção de um Belenenses que se pretendia afirmar como clube de âmbito nacional.

Mas, obviamente, nem só da “Volta” vivia o ciclismo nacional. Esta durava apenas cerca de duas semanas. Multiplicavam-se competições, maioritariamente durante a Primavera e Verão. Dessas destacavam-se as mais importantes como a Porto – Lisboa, Porto – Coimbra, Lisboa – Cartaxo – Lisboa, entre tantas outras, como os Campeonatos Nacionais de Fundo em que tivemos um Campeão de Portugal – António Augusto Carvalho.

O ano de 1929 foi especialmente profícuo, com o Belenenses a conquistar várias excelentes classificações nestas competições.

Photobucket - Video and Image Hosting

Por exemplo, António Marques foi segundo na classificação individual na Lisboa - Cartaxo - Lisboa disputado em final de Maio de 1929, e terceiro na Taça Olímpica (prova de 100 Km); João Francisco venceu a prova Coimbra - Porto (prova de 100 km) com o já mencionado António Augusto de Carvalho a ficar logo atrás, conquistando a primeira posição por equipas; João Francisco venceu a prova Tomar - Lisboa (prova de 142 km), com António Augusto Carvalho a ficar em terceiro numa prova rijamente disputada e terminada ao sprint com uma diferença de quatro décimos de segundo a separar o primeiro do terceiro classificados. Nessa prova António Marques ficaria em quinto lugar a dois minutos e meio do primeiro classificado.

Melhor sorte teria, porém, a 30 de Junho, dia em que venceu a primeira edição da Porto – Coimbra.