1959 – Belenenses vence Benfica e conquista Taça de Portugal em Basquetebol pela segunda vez
Nestes apontamentos em que relatamos o muito do que o Belenenses representa no panorama desportivo nacional, a verdade é que não temos oportunidade de relatar muitos triunfos ou feitos relativos ao Basquetebol. Embora seja uma modalidade muito popular noutras latitudes, em Portugal apenas em anos mais recentes se pode dizer que o é verdadeiramente. E muito por força da popularização da competição rainha ao nível mundial – a NBA, a liga norte-americana.
Apesar de grande evolução sofrida pelo basquetebol europeu a verdade é que a espectacularidade da modalidade nos Estados Unidos da América do Norte ainda não foi alcançada no velho continente. E a sua popularidade também não. Portugal não foge à regra.
Não obstante, no Belenenses pratica-se o Basquetebol desde 1927. Quanto a títulos principais no primeiro escalão e no âmbito nacional apenas três: os Campeonatos Nacionais de 1938/39 e 1944/45, as Taças de Portugal de 1944/45 e, a edição a que nos referimos nesta data, a de 1958/59.
No Basquetebol Feminino dois títulos nacionais 1954/55 e sete de Lisboa.
A referência máxima do Basquetebol do Belenenses é ainda Rómulo Trindade, a quem nos referimos por ocasião da sua festa de despedida em 9 de Maio de 1948.
No Campeonato, o Belenenses não fora além da quarta posição. Tinha na Taça de Portugal a sua oportunidade de brilhar, após eliminar, nas meias-finais, a equipa do F.C. Porto por 57-52.
Na final disputada frente ao Benfica viria a vencer por margem curta (um cesto apenas) mas foi o suficiente. Desde então e no principal escalão mais nenhum título voltaria a ser conquistado.
Neste dia, na final, estiveram presentes: Fernando Fernandes, João Franco, Francisco Neves, José Guerreiro, João Almeida, Alberto Patinho, Jacinto Boavista, José Delgado, Carlos Brito e Carlos Ribeiro.