quarta-feira, 5 de julho de 2006

Recordando 1927: PORTUGAL, 4 - França, 0

(Parte do artigo publicado a 16 de Março, na rúbrica «Neste dia, em ...»)


1927 – Pepe marca 2 golos na vitória de Portugal sobre a França. É levado em ombros, em triunfo

José Manuel Soares (Pepe) foi um dos maiores jogadores de sempre, e porventura o maior mito da história do Belenenses e do futebol português. O seu talento genial e precoce, o fulgor da sua breve carreira, a sua veia goleadora ao serviço do Belenenses (10 golos num só encontro, continua a constituir record nacional num jogo oficial) e da selecção de Portugal e, por fim, a sua morte trágica aos 23 anos, conducente a um funeral multitudinário e a uma imensa dor colectiva, não podem jamais ser apagadas.

O Belenenses deve-lhe muito e tributou-lhe a sua homenagem dando o seu nome ao Estádio das Salésias, de que fomos espoliados pela Câmara Municipal de Lisboa, e erguendo-lhe o monumento que ainda hoje está no Estádio do Restelo (obra de Mestre Leopoldo de Almeida).

Entretanto, como já dissemos, quantos Campeonatos mais não teria conquistado o Belenenses nos 10 ou 12 anos que, normalmente, Pepe teria ainda de carreira? Ainda assim, com uma morte tão jovem, Pepe foi, pelo Belenenses, 2 vezes Campeão de Portugal e 3 vezes Campeão de Lisboa.

A Selecção Nacional, que representou por 14 vezes, deve-lhe também alguns dias de glória.
Lembramos que Pepe esteve nos Jogos Olímpicos de 1928, a primeira grande competição em que a Selecção Nacional participou; de resto, com Pepe, Augusto Silva, César de Matos e Alfredo Ramos, o Belenenses era, nela, o clube mais representado.

Image hosting by Photobucket

Foi justamente neste jogo com a França, que Pepe, com 19 anos acabados de fazer, se estreou. E fê-lo de forma auspiciosa e apoteótica. Marcou dois dos sete golos que apontou ao serviço da selecção portuguesa foi levado em ombros, pelo público, no final. O desafio teve lugar no Porto, Portugal ganhou por 4-0, e estiveram presentes mais três outros jogadores do Belenenses (ver gravura). Também neste caso, éramos o clube a dar mais jogadores à Selecção.

Curiosamente, cerca de três anos mais tarde, em 23 de Fevereiro de 1930, no mesmo local, Pepe também marcou por duas vezes à França (e o Belenenses continuava a ser o clube mais representado). Só que, no caso, os golos de Pepe foram os únicos do desafio.
Foi a última vez que envergou a camisola nacional.

Pepe marcou também dois golos na vitória por 4-2 sobre o Chile, para os Jogos Olímpicos de 1928, e o golo da vitória 1-0 sobre a Checoslováquia em 12 de Janeiro de 1930.