quarta-feira, 19 de julho de 2006

Neste dia, em . . .

1966 – Vicente e José Pereira na Selecção Nacional que venceu o Brasil na Fase Final do Campeonato do Mundo

Foi uma vitória histórica: era a primeira vez que Portugal e o Brasil se defrontavam numa Fase Final do Campeonato do Mundo. Aliás, era a primeira vez que Portugal ali estava presente.

Antes do Campeonato, ao perspectivar-se este confronto, ninguém poria em causa o favoritismo do Brasil. Portugal tinha o “futebol de tamancos”, como diziam os brasileiros; o nosso adversário era nada mais nem menos que o bi-campeão mundial (tinha conquistado os Campeonatos de 1958, na Suécia e de 1962, no Chile; neste último, a equipa da casa, comandada pelo nosso antigo treinador Francisco Riera, ficou em terceiro lugar).

Photobucket - Video and Image Hosting

No entanto, o facto é que, ao chegar este jogo, face ao resultados anteriores do grupo, era o Brasil que estava em situação difícil: para seguir em frente, tinha que ganhar, e por margem folgada.

Portugal impôs-se categoricamente, vencendo por 3-1, com 2-0 ao Intervalo.

Para esta vitória, contribuíram decisivamente os dois jogadores do Belenenses, José Pereira e Vicente. Sobre o primeiro, escreveu-se no jornal “O Século”:
Foi um guarda-redes terrivelmente calmo mas meteoricamente rápido. Teve duas intervenções de grande categoria...”.

Quanto a Vicente, como era de costume, pura e simplesmente “secou” Pelé. A tal ponto assim foi, que o “Rei” – o melhor jogador do mundo de todos os tempos – foi deslocado para a extrema-esquerda. Ali apanhou com Morais. Segundo se conta, Pelé terá começado por lhe ameaçar partir uma perna mas acabou por ter que sair na sequência de duas entradas bastante duras do jogador sportinguista e português. Vicente, esse, desarmava com uma souplesse surpreendente...

Photobucket - Video and Image Hosting

O jogo teve lugar em Liverpool, e Portugal marcou aos 15 minutos, por Simões, e aos 26 minutos, e 85 minutos, por Eusébio. O golo do Brasil foi apontado por Rildo, aos 73 minutos.