quinta-feira, 20 de julho de 2006

Neste dia, em . . .

1944 – Morte de José Simões (dez vezes internacional)

José Simões jogou pela primeira vez pelo Belenenses em 5 de Maio de 1929, na equipa de infantis (escalão actualmente designada como Juniores), onde se manteve na época seguinte embora fosse utilizado como Sénior noutras categorias.

Chegaria à primeira categoria (a de Honra) em 1931/32 e logo a tempo de sagrar Campeão de Lisboa e Vice-Campeão de Portugal. Na época seguinte, 1932/33, o título de Campeão de Portugal não voltaria a fugir-lhe. Nessa época foi também Vice-Campeão de Lisboa.

Quanto a títulos não ficou por aqui, fazendo parte da equipa que, após duas finais anteriores sem vencer o troféu, conquistou a Taça de Portugal em 1942.

Foi Internacional pela Selecção Portuguesa em dez ocasiões, como o retrata a figura seguinte, extraída do livro «Factos, Nomes e Números – 1919/60» de Acácio Rosa.

Image hosting by Photobucket

No ano em que faleceu, apenas com 31 anos de idade, José Simões tinha também conquistado mais um Campeonato de Lisboa, o de 1943-44.

Photobucket - Video and Image Hosting

Foi o seu último título. Falecia com apenas 31 anos de idade. Acácio rosa escreveu então:
José Simões atingido por uma dessas doenças, ainda mal conhecidas, desapareceu inesperadamente. O Clube perde um dos seus maiores valores. Devotado belenense, a sua acção foi fulgurante e a sua carreira excepcional, tanto em representação do próprio Clube como na equipa nacional. (...)”



2005 – Vitória sobre o Mónaco, por 2-1, em Anglet (França)

Após um estágio em Coverciano – centro de estágios da Federação Italiana de Futebol (através do protocolo que permitiu à selecção italiana estagiar no Restelo na sua participação no Campeonato da Europa de 2004, a que nos referimos em 5 de Junho), o Belenenses deslocou-se a França para realizar dois jogos particulares de preparação para a época de 2005/2006.

Em Anglet, nesta data, o Belenenses realizava o primeiro jogo de preparação, contra um Mónaco, muito mais adiantado na preparação, que ainda no ano anterior tinha sido finalista (derrotado pelo F.C. Porto) da Liga dos Campeões.

Foi uma grande vitória, especialmente pelo facto dos franceses terem marcado primeiro e forçado uma equipa em início de preparação a uma recuperação no marcador. Marcaram, pelo Belenenses, Fábio Januário e Pinheiro.

Photobucket - Video and Image Hosting

Ainda em território francês e três dias depois, o Belenenses jogaria ainda com o Toulouse, encontro que terminaria com um empate a uma bola, depois do Belenenses se ter adiantado no marcador.

Do restante da época, que contou com o mais alto orçamento de sempre do Clube, só há más recordações. No final da disputa das 34 jornadas do campeonato, o Belenenses classificou-se em 15º lugar. Umas das piores classificações de sempre, em lugar de descida de divisão e num ano de redução do número de clubes nos vários escalões. Uma época desastrosa e de consequências ainda imprevisíveis.