domingo, 23 de julho de 2006

Neste dia, em . . .

1966 – Vicente e José Pereira presentes na vitória de Portugal sobre a Coreia do Norte no Mundial de 1966. Vicente atinge 20ª internacionalização pela Selecção A

Depois de ultrapassada a fase de grupos, com vitórias sobre a Hungria, a Bulgária e o Brasil (como temos vindo a lembrar), Portugal, no jogo seguinte, para os Quartos de Final, deparou-se com a Coreia do Norte.

Portugal reunia consenso em termos de favoritismo. Os coreanos, aparentemente, constituíam um adversário mais acessível que os anteriores – pelo menos, em termos de nome firmado no futebol mundial. Mas a verdade é que os coreanos também já tinham feita história neste Mundial, ao venceram a poderosa Itália.

E o facto é que o jogo começou da pior maneira para Portugal. Aos 2 minutos, já perdíamos. Aos 22 e 23 minutos, com dois golos de rajada, a Coreia do Norte adiantou-se para 3-0. Tudo parecia perdido.

Veio, então, a extraordinária reacção dos portugueses. Até ao intervalo, já havíamos reduzido para 2-3, com golos de Eusébio aos 28 e 43 minutos (o segundo dos quais de grande penalidade). O mesmo jogador marcou aos 56 (empatando) e aos 60 minutos (colocando-se Portugal em vantagem). Aos 80 minutos, Portugal chegou aos 5-3, consumando uma extraordinária reviravolta. Este último golo foi apontado por José Augusto, que confessava que o seu modelo de jogador e ídolo da infância fora o belenensíssimo Mariano Amaro.

No onze Nacional estiveram uma vez mais presentes dois jogadores do Belenenses, José Pereira e Vicente. Embora sofrendo três golos, José Pereira esteve, neles, isento de culpa. Quanto a Vicente, participou do desacerto colectivo inicial - dos primeiros 25 minutos -, voltando, depois, ao seu normal.

No entanto, este jogo marcou o começo das infelicidades para Vicente. Aos 30 anos (completaria 31 dois meses depois), estava no auge da sua fama. Um jornal inglês, o “Daily Mail” classificava-o como o defesa mais elegante da última dúzia de anos. Também o “France FootBall” o distinguiu. No entanto, lesionado, não pôde participar nos dois derradeiros jogos de Portugal. Pior ainda: pouco depois do início da época seguinte, teve um acidente de automóvel, e foi obrigado a pôr termo à sua carreira. Uma infelicidade para Vicente, para o Belenenses e para o futebol Português!

Assim, neste jogo constitui a 20ª e última internacionalização de Vicente pela Selecção A.

Quanto a José Pereira, atingia aqui a sua 12ª internacionalização. Realizaria ainda os dois últimos jogos deste Mundial e, em 13 de Novembro de 1966, num jogo contra a Suécia, despedia-se da Selecção Nacional com 15 jogos realizados.