terça-feira, 8 de agosto de 2006

Neste dia, em . . .

1950 – Belenenses vence Campeonato Nacional de Atletismo em Equipas Femininas, pela terceira vez

Já por bastantes vezes nos referimos aos feitos do atletismo feminino do Belenenses e às suas extraordinárias atletas. A razão é natural e centra-se no riquíssimo palmarés que o Belenenses possui.

Assim sendo, resta apontar os títulos conquistados nesta data em que o Belenenses conquistava o seu terceiro Campeonato Nacional na categoria de Equipas Femininas.

Para isso, valemo-nos como sempre dos preciosos registos de Acácio Rosa:


Photobucket - Video and Image Hosting


1962 – Segundo lugar no Torneio de Nova York (MTK, Oviedo, Panathinaikos, Wiener, Elfsborg e América)

O Torneio de Nova York era um torneio com prestígio. Era aliás parte da «International Soccer League», disputada em Chicago e em Nova York, em que participavam equipas europeias, sul americanas e norte-americanas. Neste ano de 1962, não estiveram presentes equipas Norte-Americanas, o que aliás, como é sabido, não era propriamente um handicap para o torneio, uma vez que o futebol tinha pouca expressão nos Estados Unidos da América.

O Belenenses, apesar da crise que se abatera sobre o Clube e que levara ao resgate do Estádio do Restelo, apresentava mesmo assim um futebol que lhe permitia honrar o seu passado.

Prova de que a presença das equipas de países em que o futebol é o principal desporto foi preponderante é o facto, que conseguimos apurar, de que o torneio de 1962 foi o que obteve maiores níveis de assistência de todos os até então disputados, com uma média aproximada de 10.500 espectadores por jogo. Valores que, tendo em conta onde se realizaram os jogos, é média muito apreciável.

Participaram nesta edição, além do Belenenses, várias equipas europeias e centro e sul americanas. Foram divididas em dois grupos compostos da seguinte forma:

Secção 1: Reutlinger (RFA), Guadalajara (México), Palermo (Itália), Dundee FC (Escócia), Hadjuk Split (Jugoslávia) e América do Rio de Janeiro (Brasil).

Secção 2: Wiener AC (Áustria), Panathinaikos (Grécia), MTK Budapeste (Hungria), Elfsborg (Suécia), Real Oviedo (Espanha) e BELENENSES.

O Belenenses, dos cinco jogos disputados venceu quatro e empatou um, vencendo o grupo, em posição para disputar a final contra o vencedor do outro grupo – o América do Rio de Janeiro.

No Belenenses, alinhavam então nomes como: Palico, Pelézinho, Carlos Silva, Estevão, José Pereira, Manuel Rodrigues, Yaúca, Vicente e Matateu.

No entanto e apesar da melhor prestação na primeira fase, comparativamente ao seu adversário, o Belenenses viria a perder os dois jogos da final, muito pela falta de Matateu que se lesionara no jogo com os austríacos, ambos pela margem mínima (1-2 e 0-1). O América Football Club (RJ) tinha sido até então campeão estadual do Rio de Janeiro por sete vezes, sendo que a mais recente ocorrera apenas dois anos antes.

O Belenenses, como sempre, deixou uma excelente imagem de si e do futebol português, como sempre foi seu timbre nos encontros internacionais.