terça-feira, 23 de agosto de 2005

Neste dia, em . . .

1984 – Vitória, por 2-1, sobre o Vasco da Gama, Vice Campeão brasileiro

Em jogo de apresentação aos sócios, no início da época de saída do inferno da 2ª Divisão, o Belenenses venceu o então Vice Campeão brasileiro, Vasco da Gama (várias vezes campeão do Brasil). Antes deste jogo de apresentação com o Belenenses, o Vasco da Gama havia já realizado outros dois encontros com equipas portuguesas, na sua digressão em terras lusas, empatando com o Benfica (1-1) e vencendo o Boavista (4-1). A relação entre os dois clubes, que partilham a Cruz de Cristo no emblema, era então excelente como se verifica pela cedência do grande jogador que era Dudu (lembram-se dele? Barriguinha respeitável e passes milimétricos?).

Como curiosidade referimos que alinharam neste jogo pelo Belenenses: Justino; Pereirinha, José António, Alberto Bastos Lopes, Artur; Dudu (capitão), Rubens, Jaime e Jorge; Norton de Matos e Joel. Entraram mais tarde Luís Filipe, Meneses. No banco ficaram ainda sentados Melo, Hélder, Sambinha, Djão, Murça e Ronnie Galvin.

No “Record”, escrevia então Carlos Arsénio:
“… ora viva Sr. Belenenses, foi um prazer (re)encontrá-lo na hora do seu regresso aos grandes jogos, que nem sempre são jogos grandes, o que ontem não aconteceu, já que a equipa do Restelo soube assumir-se e mostrar-se como um “grande” do nosso futebol ao conseguir aquilo que nem o Roma, nem o Benfica, nem tão-pouco o Boavista haviam logrado obter: uma mais que merecida vitória sobre o Vasco da Gama!