sexta-feira, 16 de setembro de 2005

Neste dia, em . . .

1951 – Matateu disputa o primeiro jogo pelo Belenenses

Chegado dias antes de Moçambique, o grande Matateu fez nesta data o seu primeiro jogo com a camisola do nosso clube. Foi um jogo particular com o F.C.Porto, que terminou empatado 3-3. Na altura ainda não se sabia mas, olhando para o que viria a ser a carreira de Matateu, a grande surpresa foi...ele não ter marcado nenhum golo. Mas só foi preciso esperar uma semana, como veremos.


1953 – Homenagem a Joaquim Branco

Joaquim Branco foi um meio fundista que brilhou a grande altura na década de 1940 e começo da década de 1950, sendo, a seguir a Rui Ramos e a José Pinto, o mais destacado praticante de Atletismo (Masculino) de sempre no Belenenses. É Sócio de Mérito do nosso Clube. Representou várias vezes a Selecção Nacional. Em 1949, detinha 3 Recordes Nacionais e 1 Record Ibérico. Em 1951, chega à proeza incrível de ser simultaneamente recordista em 8 diferentes provas. Foi, pois, justificadíssima a homenagem que, nesta data, o Belenenses lhe organizou.


Dizem as crónicas que o público compareceu em grande número, tributando prolongadas ovações a Joaquim Branco e substituindo os gritos de “Belém! Belém! Belém!” por “Branco! Branco! Branco!”. Do programa, além de várias provas de Atletismo, constou um encontro de futebol entre o Amora e as reservas do Belenenses (que venceram por 3-0).

Depois de terminar o seu percurso como atleta, Joaquim Branco dedicou-se à arbitragem. Um dia, já nos anos 60, salvo em 1963 (o facto está documentado num Jornal do Belenenses e numa edição do Record, que não temos à mão), quando treinava no Estádio Nacional, foi abordada pelo Rei Pelé. Ao saber que Joaquim Branco fora adepto do Belenenses, o maior jogador de futebol do mundo de todos os tempos confidenciou-lhe a sua admiração pelo nosso clube e, nomeadamente, por Vicente.


1962 – José de Freitas bateu Recorde Mundial da Travessia de Gibraltar, em Natação

Foi, certamente, o maior feito de sempre de um nadador do Belenenses e um dos maiores da Natação portuguesa. Com o tempo de 1h17m38s, José de Freitas bateu o Record Mundial desta famosa Travessia. O nosso grande nadador destacou-se sempre mais neste tipo de provas em mar ou rio do que em Piscina. Neste mesmo ano, por exemplo, ganhou também a 198ª Travessia do Tejo (seguido de José Manuel Pintasilgo, outro nadador azul e figura do dirigismo belenense, o Campeonato Nacional com Barbatanas em Peniche e a Prova Alhandra – Terreira do Paço, que se somaram a diversas outras vitórias do mesmo género.