quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Revista da Imprensa Desportiva

A dois dias da recepção ao Estrela da Amadora, a contar para a 6ª jornada da Liga Betadine, patrocínio esse colocado em Tribunal, tal como o Presidente da Liga, mas isso agora não interessa nada, a notícia mais relevante do dia de hoje é o prolongamento dos vínculos contratuais já existentes com Rolando e José Pedro. Seria por causa desta renovação que Rolando deixou de ser convocado? Ou vai continuar tudo igual? Vamos ver.

“A Bola” dá conta da renovação dos dois jogadores, bem como de um primeiro contacto no mesmo sentido a Marco Aurélio. “Uma abordagem antes do jogo com o Sporting na primeira jornada e uma outra anteontem redundaram em acordo para a renovação do médio José Pedro, de 26 anos, cujo contrato terminava no final desta época mas foi já estendido por mais uma, com outra de opção. Igualmente seguro no Restelo fica o defesa-central Rolando, de 20 anos, que será jogador do Belenenses até final de 2007/08, ficando com mais um ano de opção.

Em ambos os casos, trata-se de uma estratégia visando rentabilizar a passagem dos dois futebolistas pelo clube, dado que ambos já foram alvo de algum assédio por parte de outros emblemas. Aliás, em relação a José Pedro, esse mesmo assédio voltou a verificar-se recentemente.
— Falou-se muito da sua eventual saída no ano passado...
— No final da época houve a possibilidade de sair para o estrangeiro, mas falámos e achei melhor não dar esse passo. Agora não há nada de concreto.
— Mas optou por solidificar o seu valor em Belém, foi isso?
— Era melhor ficar aqui.

Em final de contrato encontra-se também a maior referência belenense no actual plantel, o guarda-redes Marco Aurélio. E a sua continuidade em Belém é uma das prioridades absolutas da administração presidida por Barros Rodrigues, que já abordou o jogador acerca deste assunto, propondo-lhe um novo vínculo com a duração de duas temporadas. No entanto, ainda não foi obtido qualquer acordo e o guarda-redes considera ser cedo para falar no assunto. A par do brasileiro, resta resolver as situações de Pedro Alves e Rui Ferreira.”


O “Record”, para além da renovação de José Pedro e da proposta feita a Marco Aurélio, noticia também que na preparação para o jogo de depois de amanhã “Rolando (amigdalite) fez corrida e Djurdjevic (contractura coxa esquerda) efectuou apenas tratamento.”

“O Jogo” dá igualmente destaque às duas renovações. “No Restelo, continua-se a trabalhar a todo o vapor no sentido de preparar o futuro da equipa. Tal como aconteceu na última época, o processo de renovações começou pouco depois do início do Campeonato e, por coincidência, novamente com Rolando como protagonista. No ano passado, mais precisamente a 24 de Setembro, o sítio dos azuis noticiou a renovação do jovem cabo-verdiano até 2008, "esquecendo-se", todavia, de precisar que o contrato só tinha duração efectiva até 2006, mas contemplava mais dois anos de opção por parte da SAD. Tal como aconteceu com Pelé, por exemplo, os responsáveis belenenses resolveram propor um novo contrato a Rolando - em vez de, simplesmente, accionarem a tal cláusula -, por forma a que este fique vinculado até 2008, com mais uma temporada de opção. Durante a manhã de ontem, os jornalistas solicitaram a presença do central dos azuis na sala de imprensa, mas o pedido foi recusado, com o pretexto de o jogador não ser actualmente opção para Carlos Carvalhal.

Quanto a José Pedro, também com contrato a terminar em 2006 - com opção por mais duas épocas -, foi-lhe apresentado um novo contrato por mais um ano e outro de opção. "Já tínhamos falado antes do jogo com o Sporting e voltamos a fazê-lo ontem [anteontem]. Ainda não está certo, mas está no bom caminho, até porque me sinto satisfeito aqui. Em princípio, até ao final da semana, início da próxima, deve ficar tudo resolvido", desvendou o médio da turma da cruz de Cristo, que preferiu dar primazia ao seu clube actual, em detrimento de uma saída para o estrangeiro. "No final da última temporada, houve possibilidades de sair, mas, depois de ponderar bem, entendi que o melhor era não dar esse passo. Neste momento, não tenho nada de concreto. Aliás, a única coisa que tenho de concreto é a proposta do Belenenses. Se é melhor ficar aqui? De momento, sim..."

Da parte da administração da SAD, o presidente Barros Rodrigues confirmou a O JOGO as abordagens feitas e, mais do que isso, revelou que os dossiês já estão praticamente encerrados: "Estamos sempre atentos à situação dos jogadores que nos interessam. Os acordos foram alcançados, só faltam algumas formalidades, como irmos ao notário."

Com as renovações de José Pedro e Rolando, sobram apenas cinco jogadores com contratos a expirar no final desta época: os guarda-redes Marco Aurélio (possivelmente o próximo a ser convidado) e Pedro Alves, Rui Ferreira, Silas e Paulo Sérgio. Os dois últimos estão, como se sabe, emprestados, respectivamente por Wolverhampton e Sporting. No caso de Silas, o Belenenses tem opção por mais duas épocas, caso os ingleses resolvam não exercer a opção que (também) têm sobre o talentoso médio.”