sexta-feira, 25 de novembro de 2005

De Olho Neles!

Esta rubrica tem como objectivo constituir um observatório regular da "Juventude de Belém".
Ou seja, pretendemos seguir com mais atenção os jogadores Belenenses que estão emprestados a outros Clubes para que tenham assim hipótese de acumular experiência e minutos de jogo que, de outra forma, não seria possível com a regularidade necessária. A estes jogadores emprestados, acrescem aqueles que competem nas camadas jovens do Belenenses. Existe a esperança de que, um dia, possam lutar por um lugar na equipa principal.

Assim sendo e sabendo todos nós o modo fugidio como a imprensa desportiva, de uma forma geral, trata os clubes que não os "3 únicos", negligenciando em especial os campeonatos que não a Liga principal, o BelenensesSempre faz-vos um desafio e um pedido: quem assistir a estes jogos, em que participem jogadores Belenenses, na 2ª Divisão Nacional, na Liga de Honra, nas camadas jovens, nas Selecções Nacionais, onde for, que nos enviem essa informação (prestação individual, dados de disciplina, golos marcados etc.) de forma a que possamos semanalmente publicar essa mesma informação e assim partilhá-la com todos os Belenenses que nos lêem.



Eliseu
O Varzim deslocou-se no passado fim-de-semana a Moreira de Cónegos node veio a obter um empate a duas bolas. Rezam as crónicas que o resultado foi injusto pois o domínio da partida pertenceu ao Varzim, que perto do fim perdeu por várias ocasiões oportunidade para sentenciar a partida.
Eliseu alinhou a titular sendo substituido a 3 minutos do fim quando o resultado ainda era favorável aos poveiros, por 1-2.

Segundo o site Varzinistas , que aproveitamos para cumprimentar, Eliseu foi considerado o melhor em campo:
Eliseu - Está claramente a recuperar a forma que o notabilizou na pré-temporada e no início da época. Encheu o campo e fez um jogo exemplar, deixando a defesa do Moreirense num permanente estado de sítio. Esteve muito bem na leitura dos lances de ataque e fez uso da sua velocidade estonteante. Grande exibição... mais uma... do camisa 10 alvi-negro.


O Varzim encontra-se na 10ª posição com 14 pontos e a 7 da zona de promoção à principal liga do futebol português


Jorge Tavares
O Olivais e Moscavide deslocou-se ao terreno do Imortal de Albufeira e venceu 0-3.

Crónica do jornal “A Bola”:
Vitória justa da equipa que melhor soube aproveitar as difíceis condições do terreno de jogo. Os algarvios ainda tentaram reagir, mas a superioridade da turma de Moscavide ficou bem traduzida na vantagem, construída também com base num contra-ataque bem conseguido.
.

Jorge Tavares foi utilizado neste jogo apenas durante 14 minutos, entrando aos 76 minutos com o resultado já em 0-2.
O Olivais e Moscavide encontra-se agora no 4º posto a apenas 3 pontos do 1º - o Casa Pia.


Gonçalo Brandão
A equipa de reservas do Charlton Athletics foi quarta-feira derrotada pela terceira vez consecutiva.
No The Valley, a equipa forasteira, o Ipswich Town, venceu por 2-4.
Gonçalo alinhou os 90 minutos








Comentário
Queria deixar duas ideias para reflexão para quem estiver disposto a fazê-lo:

1 - Propusemo-nos desde o início desta rúbrica a tentar acompanhar a evolução não só dos jovens jogadores Belenenses que temos emprestados em Portugal e Inglaterra, mas também de jogadores jovens de escalões de competição do Belenenses. Se no primeiro caso tem sido fácil fazer o proposto no que respeita ao segundo não o tem sido. Contamos com a colaboração dos leitores caso acompanhem algum desses jogos.

2 - O caso de Eliseu: empréstimos “diferentes”.
Eliseu tem sido, reconhecidamente, uma mais valia para o Varzim. E estou em crer que o seria para nós também.
Não sei as condições em que Eliseu foi emprestado ou sequer se seria possível ir buscá-lo agora em Dezembro. Com todo o respeito por uma instituição como o Varzim, com mais 9 anos de existência que nós, penso que sendo uma das lacunas a extrema esquerda/ataque não seria de desdenhar a hipótese de antecipar o regresso dum jogador que tão boa conta tem dado de si. Caso fosse possível.

Pessoalmente tenho pena que não tenha havido possibilidade/capacidade para reter na equipa e deles retirar o melhor aproveitamento a jogadores como Brasília, Eliseu, Juninho Petrolina e Catanha para só citar uns poucos. Casos destes houve em que se atingiram situações incomportáveis, muitas delas consequência de teorias erradas (como o comprovam os resultados medíocres) que levaram a alienação dos jogadores. Um caso a rever e a acompanhar de perto esta época pelos mesmos responsáveis da SAD. Especialmente quando os resultados estão pelas ruas da amargura como infelizmente se verifica.