quinta-feira, 3 de novembro de 2005

Neste dia, em . . .

2004 – Estreia nas Competições Europeias de Basquetebol (Taça FIBA). Vitória 80-78 sobre Brno, da República Checa

O Basquetebol do Belenenses iniciou a sua actividade em 1927, possuindo um palmarés rico, distribuido pelos vários escalões e categorias de competição:


2 Campeonatos Nacionais, no Sector Masculino
2 Taças de Portugal, no Sector Masculino
4 Campeonatos de Lisboa
3 Campeonatos Nacionais, em Juniores
3 Campeonatos Nacionais, em Juvenis
2 Campeonatos Nacionais, em Infantis
7 Campeonatos de Lisboa, em Juniores
4 Campeonatos de Lisboa, em Juvenis
5 Campeonatos de Lisboa, em Infantis
2 Campeonatos Nacionais, no Sector Feminino
7 Campeonatos de Lisboa, no Sector Feminino


No entanto, só viria a estrear-se nas competições europeias na época 2004/2005, muito por força das interrupções na actividade e de diferentes ritmos de aposta na modalidade ao longo da sua história.

Assim, nesta data, o Belenenses viria a estrear-se finalmente e logo com uma vitória, sobre a formação checa do ZS Brno por esforçados 80-78. Foi um jogo empolgante, com alternância e grande proximidade das equipas no marcador, sendo muito bem disputado e digno de uma prova europeia.

Apesar da falta de experiência em encontros internacionais e da desvantagem de altura média dos jogadores o Belenenses venceu pela raça e entrega que empregou nesta partida vencendo com inteira justiça como atestam os elogios recebidos do treinador da equipa Checa.

Image hosted by Photobucket.com

Ficam para a história os jogadores pelo Belenenses que alinharam nesta partida: Richard Anderson (8), Reggie Moore (8), Nuno Perdigão (12), Miguel Minhava, Jorge Coelho (14), Paulo Simão (19), Luís Costa (15) e Mário Jorge (4).

Resta-nos apenas desejar que disputar jogos nesta e noutras competições europeias se possa tornar um saudável hábito do Basquetebol do Belenenses.