quarta-feira, 2 de novembro de 2005

O "Confiançómetro" - Começar de Novo

Como recordarão, este inquérito registou, praticamente desde o início da época, as expectativas dos leitores que nele votaram face à classificação final que anteviam para o Belenenses 2005/06.

Em virtude de tudo o que se tem passado com a equipa de futebol, nomeadamente:

- a série inesperada de 5 derrotas consecutivas para o Campeonato,

- a eliminação da Taça logo na primeira eliminatória em que participámos,

- e a alteração total da equipa técnica,

parece-nos pertinente reiniciar o inquérito.

O objectivo é, face à nova realidade, fornecer aos leitores a hipótese de reavaliarem as respectivas perspectivas e expectativas pessoais apresentando-as novamente.

Quanto aos resultados obtidos até hoje, não se perdem. Aliás, expomo-los e analisamo-los sucintamente de forma a que todos possamos ponderar entre as expectativas patenteadas desde o início do campeonato até agora e também que as possamos mais tarde comparar com as que os leitores registem de agora em diante.

Image hosted by Photobucket.com

Analisando muito sucintamente os resultados, verificamos uma expectativa global de acordo com os objectivos iniciais propostos e anunciados pela SAD.

Em termos de totais por gamas de classificação verificamos o seguinte:

Total de Votos: 194

1º a 6º classificado: 65% (apuramento para as competições europeias)
7º a 10º classificado: 22%
11 a 14º classificado: 8%
15 a 18º classificado: 5% (despromoção)

Por aqui se vê que a expectativa maioritária dos votantes até agora ia no sentido do atingir dos objectivos iniciais (65%), dos quais 13% acreditou numa classificação para a Liga dos Campeões 2006/07 e 24% no atingir de uma posição no podium.
Apenas 22% (um quinto) acreditaria que estariamos ao nível da época anterior, entre a 7ª e a 10ª posições.
Uma época mais acidentada era prevista por apenas 8% dos votantes, enquanto apenas 5% acreditaria num cenário de desastre com descida de divisão.

Será bastante curioso avaliar a expectativa actual e compará-la com a anterior.

Por isso agradecemos que votem de novo e que, se o desejarem, comentem a vossa interpretação destes resultados com que fechou o Confiançómetro na que chamaremos "fase 1".