sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

Hoje é (pode ser) o primeiro dia do resto da minha vida

Como diz o poeta Sérgio Godinho, hoje é o primeiro dia do resto da minha vida.

Porque a confirmarem-se as notícias, nunca desmentidas oficialmente, que se prepara para chegar ao Belenenses mais um(s) jogador(es) emprestado(s), hoje será o último jogo a que irei assistir no Restelo.

Chega assim ao fim uma ligação ininterrupta de 73 anos (desde 1933, ano em que o meu pai se tornou sócio do Belenenses) da família Lopes Patrão assistir a jogos nas Salésias e no Restelo da nossa equipa de futebol.

Faço-o porque em consciência não posso compactuar com mais esta vergonha de termos jogadores emprestados dos 3 clubes que tudo fazem para nos estrangular a todos os níveis.

Não peço a ninguém que compreenda a minha decisão, muito menos Direcção, SAD e treinador.

Não sabem o que é ser levado desde a nascença ao Restelo a ver jogos do Belenenses ao Domingo à tarde, não sabem o que é a alegria duma criança que esperava ansiosamente por aquelas 3 ou 4 horas, quinzenalmente ao Domingo, para ir pela mão do pai ver a sua equipa jogar, comer um gelado ao intervalo e vibrar com as vitórias, especialmente sobre aqueles a quem nós agora andamos de mão estendida.

Não fazem ideia do que é sentir o Restelo como a sua segunda casa, dos momentos mágicos de companheirismo e cumplicidade entre pai e filho.

Do orgulho de se dizer azul, do Belenenses, da bandeira em punho, das lágrimas que caíam em cada golo nosso.

Não deixarei de ser sócio, não entregarei o meu cartão a ninguém, não reconheço a ninguém mérito para ficar com o meu cartão, o único que teria direito a essa honra seria o meu pai, infelizmente já falecido.

Por isso hoje é, será(?), um dia de despedidas, duma casa que é minha há 39 anos, mas onde há pessoas que teimam em fazer com que eu não me sinta lá bem.

Voltarei um dia, quem sabe quando, nunca digo nunca, quando o Belenenses for de novo um Clube orgulhoso da sua identidade, da sua história e do seu futuro.

Não deixarei nunca de ser Belenenses! Sempre!