terça-feira, 17 de janeiro de 2006

Neste dia, em . . .

1943 – Belenenses ganha ao Vitória de Guimarães por 12-0 para o Campeonato Nacional

Nesta data, o Belenenses, nas Salésias, obteve uma das maiores goleadas de sempre do Campeonato Nacional de Futebol. Encontrava-se, então, igualado com o Benfica no comando da prova. O Belenenses fez, aliás, uma excelente carreira neste Campeonato, que só não ganhou por factores “estranhos” (cfr. 10 de Janeiro).

Este robusto triunfo é tanto mais significativo quanto é certo que, sendo o Belenenses o 4º clube no total dos campeonatos, o resultado foi obtido contra o clube que vem a seguir, em 5º lugar.

Image hosted by Photobucket.com

Foi o 2º desafio entre as duas equipas disputado em nossa casa para o Campeonato Nacional. Curiosamente, o historial até começou mal para nós: em 1941/42, fomos surpreendidos pelo nosso adversário por 1-0, não obstante termos sido 3ºs classificados e o Vitória de Guimarães ter ficado em penúltimo.

Nos confrontos com o Vitória de Guimarães, a superioridade do Belenenses é evidente, apesar da história dos dois clubes, de alguma forma, se cruzar em sentido inverso: o V. Guimarães (como o seu homónimo de Setúbal) começou a subir quando o Belenenses começou a decair (na presente época, os dois emblemas estão “unidos” por uma carreira decepcionante...). Nos jogos efectuados nas Salésias e no Restelo, o Belenenses soma 41 vitórias, 12 empates e 5 derrotas, com 120 golos marcados e 37 sofridos. Outros emblemas, com menor força que o Vitória de Guimarães, têm proporcionalmente melhor performance contra nós. Em parte, não é de estranhar: quando o historial é longo, a força do grande Belenenses do passado dita as suas leis; o pior, é quando os confrontos começaram em data recente... Mesmo assim, o facto é que, ainda quando o Belenenses está mal e o Guimarães bem, é tradição ganharmos. Costuma mesmo dizer-se que quando não ganhamos ao Guimarães em casa ou ao Setúbal no Bonfim, é que a coisa está mesmo muito feia...

Em Guimarães, o saldo foi-nos favorável até ao fim dos anos 80. Desde então, o nosso adversário ganhou vantagem.

No entanto, somando os resultados totais, fora e em casa, a nossa vantagem é também assinalável: temos 57 vitórias, 26 empates e 32 derrotas, com 189 golos marcados e 126 sofridos.

Embora por vantagens menos impressionantes, o Belenenses obteve outras goleadas em casa contra o Vitória de Guimarães: 5-1 em 45/46; 5-0, em 52/53; 6-0 em 62/63; 4-0 em 89/90. Acresce cerca de uma dezena de vitórias por 3 golos de diferença.

Mesmo em casa do nosso adversário, há vários triunfos folgados: 4-2 em 41/42; 4-2 em 45/46; 4-1, em 46/47; 3-1 em 55/56, 5- 2, em 59/60 e 3-0 em 85/86.

Já agora, a propósito do historial comparado dos dois emblemas, registe-se que o Belenenses, em termos de provas Nacionais, conquistou 1 Campeonato Nacional, 3 Campeonatos de Portugal e 3 Taças de Portugal (a primeira das quais, aliás, obtida em final com os vimanarenses). Enquanto isto, o Vitória de Guimarães, apesar da sua respeitável força, somente conquistou uma Supertaça.