sábado, 21 de janeiro de 2006

Neste dia, em . . .

1940 - Inaugurada delegação na Rua da Palma, nº264, em Lisboa


1973 - Belenenses vence 6-0 em Tomar e é segundo classificado no Campeonato Nacional de Futebol

Apenas uma semana depois de ter brilhantemente vencido o F.C. do Porto (ver 14 de Janeiro), o Belenenses viveu uma tarde igualmente brilhante em Tomar.

Em casa do União local, então a viver os tempos áureos da Primeira Divisão, o Belenenses realizou uma exibição que a imprensa unanimemente considerou como "perfeita", atribuindo nota máxima a todos os jogadores.

Salvo erro, obteve assim o nosso Clube a sua maior vitória fora de casa em jogos oficiais, em igualdade com a que, também por 6-0, alcançámos contra o Sporting em jogo a contar para o Campeonato de Portugal de 1931.

Com esta vitória, o Belenenses consolidava o seu segundo lugar na classificação do Campeonato Nacional da Primeira Divisão - Edição de 1972/73 -, posição que manteria até ao final da competição, registando 10 vitórias, 8 empates e apenas uma derrota.


N.E.: Apenas uma nota adicional sobre este adversário de 1973.

O União Futebol Comércio e Indústria de Tomar, mais conhecido simplesmente por União de Tomar, foi fundado em 4 de Maio de 1914. É a filial número 3 do Belenenses.
Possui o estatuto de Entidade de Utilidade Pública desde 1992.

Embora por pouco tempo, o União de Tomar, militou na Primeira Divisão Nacional. Foi na década de 70, durante seis épocas.
Jogaram neste clube figuras conhecidas como Camolas, vindo do Belenenses, Simões e mesmo Eusébio.
O União de Tomar chegou inclusive a ser semifinalista da Taça de Portugal, por uma vez.

No entanto, a partir do início da década de 80, o clube começou a decair, fatalmente, para as divisões inferiores. Actualemente oscila entre a Terceira Divisão Nacional e a Primeira Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém.