domingo, 22 de janeiro de 2006

U. Leiria - BELENENSES: Estatística, Convocatória, Nomeações

Estatística

O historial de encontros entre o União de Leiria e o Belenenses no principal campeonato português é diminuto. O clube da cidade do Liz, fundado em 1966, fez a sua estreia na primeira divisão apenas em 1979/80.

Image hosted by Photobucket.com

O Belenenses nunca foi feliz nas deslocações a Leiria, como se comprova no seguinte Resumo de Resultados:

Jogos: 11, Vitórias: 01, Empates: 03, Derrotas: 07, Golos Marc.: 07, Golos Sofr.: 14

Apenas por uma vez o Belenenses foi capaz de amealhar os três pontos em disputa, em 2002/2003 e logo por números avantajados (4-1). E nem foi em Leiria, mas sim na Marinha Grande, uma vez que o Estádio Magalhães Pessoa se encontra em reconstrução para ser utilizado no Euro 2004.
Deste resumo resulta que em 63% das ocasiões não fomos capazes de pontuar.

Histórico completo de resultados:

1979/80 - E 0-0, 1981/82 - D 0-1, 1994/95 - D 0-1, 1995/96 - D 0-1, 1996/97 - D 1-3
1999/00 - D 0-1, 2000/01 - E 1-1, 2001/02 - D 0-3, 2002/03 - V 4-1, 2003/04 - E 1-1,
2004/05 - D 0-1

No época passada o jogo disputado terá tido todas as razões para ter ficado na nossa memória, pelas piores razões.
Começou com uma expulsão ainda na primeira metade da primeira parte – a de Antchouet. Expulsão que resulta de uma entrada dura mas dificilmente considerável como merecedora de vermelho directo. Decerto houve então quem ficasse muito grato ao árbitro pela existência e uso livre do seu poder discricionário para avaliação e castigo de lances faltosos.

O cenário “David Lynchesco” continuou nas caricatas e muito duvidosas cenas passadas com o observador dos árbitros escalado para esse jogo: Natálio Silva, que não resistiu a conversar ao telefone e de forma demorada ao intervalo sobre as incidências da primeira parte do jogo. Tão demorada foi a conversa ilegal que à quebra da regra de silêncio a que está obrigado, juntou a falha de não ter visto os primeiros 10 minutos da segunda-parte do encontro que por acaso, além de ver lhe compete inclusive avaliar a forma como é feita a gestão do tempo de jogo pelo árbitro que observa.

Situações dúbias, bem típicas do futebol português, infelizmente. Apesar da denúncia pública destes factos pelos dirigentes do Belenenses, o caso não chegou a existir. A culpa morre sempre solteira e a lei é feita para apenas tolos cumprirem. Os que não a cumprem não morrem pobres neste projecto de País.



Belenenses: Jogadores Convocados

Guarda-Redes: Marco Aurélio e Pedro Alves.
Defesas: Sousa, Amaral, Pelé, Rolando, Gaspar e Vasco Faísca.
Médios: Sandro Gaúcho, Ruben Amorim, Pinheiro, Silas, Ricardo Araújo e Fábio Januário.
Avançados: Paulo Sérgio, Romeu, Dady e Ahamada

Ficaram de fora da convocatória: Por lesão: Rui Ferreira, Djurdjevic e José Pedro. Meyong está ao serviço da selecção camaronesa na CAN e Rui Jorge não foi inscrito a tempo.

A minha equipa favorita seria:

Marco Aurélio;
Amaral, Rolando, Pelé e Sousa;
Pinheiro, Sandro;
Ricardo Araújo, Ruben Amorim e Fábio Januário;
Dady

Em 4-2-3-1, com Djurdjevic e Ricardo Araújo bem abertos nas alas e em apoio aos defesas laterais mas sempre atentos às basculações e consequentes compensações junto de Sandro e Pinheiro. Ruben ao centro é o médio livre. Na frente Dady, mais móvel com o apoio dos médio ala a causar desiquilíbrios.

A equipa provável:

Marco Aurélio;
Amaral, Rolando, Pelé, Sousa;
Pinheiro, Sandro;
Paulo Sérgio, Ruben Amorim Ahamada;
Romeu

Em 4-2-3-1, com Ahamada e Paulo Sérgio a extremos, Ruben ao centro à frente de Sandro e Pinheiro, e Romeu no centro do ataque.



Arbitragem: Nomeações

No que respeita à arbitragem regista-se a nomeação dos seguintes responsáveis:

Árbitro: Paulo Pereira (AF Viana do Castelo).
Árbitros Assistentes: José Ramalho (Vila Real) e Henrique Parente (AF Viana do Castelo).
Observador: Carlos Coelho.
Delegados: Reinaldo Teixeira, Carlos Marques e Fernando Peres.

Curiosamente é este o árbitro que apitou o Belenenses – União de Leiria desta época. Que coincidência fantástica.
A época passada Paulo Pereira não esteve em nenhum encontro no qual o Belenenses tenha participado.

José Ramalho participou na desastrosa arbitragem do Belenenses 1 – Rio Ave 2 desta época, em que fomos claramente prejudicados, como se recordarão certamente.
Na época passada não auxiliou em nenhum jogo do Belenenses.

Henrique Parente participa pela primeira vez num jogo do Belenenses. Desejamos-lhe um boa estreia



Comentário

Como já mencionámos anteriormente, no artigo de 5ª feira, há algumas melhorias funcionais no Portal Oficial. O que é sempre de saudar, até porque, como sabemos, tal resulta de esforço não remunerado.

Uma delas é a tentativa de aumentar em quantidade a proporção de artigos relacionados com a modalidade principal – o futebol. É o caso do regresso de uma publicação semanal, que existira já no início da época passada e que por razões desconhecidas desaparecera, que informa sobre os horários e dias de treinos da equipa – o Mapa Semanal de Treinos.

Obviamente que, sendo eu pela abertura e transparência, me pareceser esta uma excelente iniciativa. Além do que nos permite ver, não tanto o volume (pois não especifica a duração de cada sessão) mas pelo menos a frequência do trabalho da equipa.

Apenas e só relativamente a este “pequeno” detalhe, apetece-me perguntar:
Uma equipa que está a um nível tão frustrante de capacidade de realização, de fio de jogo, de índices de confiança nulos ou mesmo negativos, que tem revelado uma enorme apatia e incapacidade anímica e FÍSICA, trabalha tão pouco e apresenta uma folga de dois dias como se estivesse no topo da classificação (como era suposto) e tivesse jogado 2 jogos em 72h?

In osbelenenses.com
LIGA: Mapa Semanal de Treinos

16-01-2006 09:00

Numa nova iniciativa do Portal Oficial, publicamos o mapa semanal de treinos da equipa profissional de futebol do Belenenses, para a semana de 16 a 23 de Janeiro.

Assim, o calendário de treinos da equipa de futebol sénior, para esta semana é o seguinte:

16 Jan (Seg) – Folga

17 Jan (Ter) - Folga


18 Jan (Qua) - 10h00 - Campo nº 2 (treino aberto a associados)
18 Jan (Qua) - 15h30 - Jogo-Treino com o Torreense no Relvado nº 1 (treino aberto a associados)

19 Jan (Qui) - 15h30 - Campo nº 2 (treino aberto a associados)

20 Jan (Sex) - 10h30 - Campo nº 2 (treino aberto a associados)

21 Jan (Sab) - 10h30 - Relvado nº 1 (treino à porta fechada)

22 Jan (Dom) - 10h30 - Relvado nº 1 (treino à porta fechada)

23 Jan (Seg) - 20h30 - Jogo U. Leiria x Belenenses


Ora, apesar da minha sensibilidade para as questões sociais e humanas, defendo que este cenário não é aceitável.
Está bem que os jogadores têm direito a descanso e a tempo junto das famílias, mas não esqueçamos por favor que os dois últimos jogos foram em casa (estágios mais curtos e de fácil e rápido regresso ao lar-doce-lar) e que existem sessões de treino (que não são de simples descompressão e recuperação física) que não duram mais de 40 minutos.

Não somos tiranos implacáveis mas, quem tanto ganha, trabalha tão pouco e manifesta tão pouco empenho na reviravolta que se exige face ao valor do plantel?

Felizmente sinto-me acompanhado neste sentimento, até pelos mais altos responsáveis do Clube, como poderão ver pela imagem seguinte retirada do último número do «osbelenenses Jornal», que é o seu Editorial


Image hosted by Photobucket.com

Por isso, vejam lá se «se fazem à vida»!