sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006

De Olho Neles!

Esta rubrica tem como objectivo constituir um observatório regular da "Juventude de Belém".
Ou seja, pretendemos seguir com mais atenção os jogadores Belenenses que estão emprestados a outros Clubes para que tenham assim hipótese de acumular experiência e minutos de jogo que, de outra forma, não seria possível com a regularidade necessária. A estes jogadores emprestados, acrescem aqueles que competem nas camadas jovens do Belenenses. Existe a esperança de que, um dia, possam lutar por um lugar na equipa principal.

Assim sendo e sabendo todos nós o modo fugidio como a imprensa desportiva, de uma forma geral, trata os clubes que não os "3 únicos", negligenciando em especial os campeonatos que não a Liga principal, o BelenensesSempre faz-vos um desafio e um pedido: quem assistir a estes jogos, em que participem jogadores Belenenses, na 2ª Divisão Nacional, na Liga de Honra, nas camadas jovens, nas Selecções Nacionais, onde for, que nos enviem essa informação (prestação individual, dados de disciplina, golos marcados etc.) de forma a que possamos semanalmente publicar essa mesma informação e assim partilhá-la com todos os Belenenses que nos lêem.



Eliseu
Na 20ª jornada, o Varzim recebeu o Marco, até então o 16º classificado com 19 pontos, vencendo por 3-1.

O Varzim mantém-se na 8ª posição com 28 pontos, também mantendo a distância de 12 pontos da zona de promoção (sobem apenas 2 clubes à principal liga do futebol português) e aumentou em mais um ponto (agora são 6) a distância para a zona de despromoção (descem 6 equipas à Segunda Divisão Nacional).

Na próxima jornada, a 21ª, o Varzim desloca-se à Amoreira para defrontar o Estoril Praia, actualmente o 9º classificado com menos 2 pontos (26) que o Varzim e que tantas dificuldades tem tido para se manter em competição, tendo inclusive chegado a ser dado como extinto para o futebol profissional. Relembramos que no Estoril Praia actua ainda o nosso ex-jogador Marco Paulo. Aproveito o ensejo para lhe desejar felicidades. É um profissional sério e competente. Não merece terminar a carreira desta forma tão incerta e intranquila.

Quanto a Eliseu, esteve e continuará ausente por tempo indeterminado. Segundo o Póvoa Semanário noticiou no final da semana passada:

Eliseu suspenso pela Federação

A contra-análise realizada na passada semana confirmou o resultado positivo.

Eliseu acusou positivo num controlo anti-doping, realizado no final do jogo com o Moreirense, da 11ª jornada da Liga de Honra. A contra-análise confirmou a ingestão de um diurético e o jogador poderá ser castigado por um período de seis meses.

Apesar de ter estado na lista de convocados para o jogo do último sábado na Covilhã, Eliseu acabou por não viajar com a equipa, uma vez que, por volta das 13 horas de sexta-feira, o clube foi oficialmente notificado pela Federação Portuguesa de Futebol da suspensão preventiva do jogador. O Varzim vai agora apresentar a defesa de Eliseu e existe a remota possibilidade de conseguir uma anulação da suspensão, caso o clube poveiro, à semelhança do que aconteceu com o Departamento Médico do Sporting na defesa apresentada no caso Rui Jorge, que assumiu a responsabilidade da situação, assuma um 'descuido' da sua equipa médica.

Quanto ao caso de Eliseu, uma "situação muito chata", Lopes de Castro revelou o teor de uma reunião com o atleta: "Dissemos-lhe que o clube tem um Departamento Médico reconhecidamente competente e que um atleta profissional não pode ser suspenso da sua actividade porque tomou um diurético. Ainda por cima, estamos a falar de um produto da família dos furocemidas e o mais que lhe pode acontecer é emagrecer. Vamos ver qual o enquadramento que damos a isto, sabendo que o histórico destas situações nos diz que, com o decorrer dos processos, passam-se os meses e acaba-se o campeonato".

Eliseu diz-se inocente

"Este é o momento mais difícil na carreira de um jogador. Não tomei nada e por isso é que estou um bocado de consciência tranquila, mas não muito porque estou-me a ver numa situação em que não tenho culpa nenhuma". Foi desta forma que Eliseu explicou ao Póvoa Semanário a sua versão deste caso. O jogador que, até saber do resultado da contra-análise, "não estava muito preocupado", acordou para a realidade e diz que, "sem perceber como" caiu numa situação em que está "inocente".

Eliseu revelou ainda uma surpreendente afirmação de Lopes de Castro:
"Disse-me que, se não tivesse contrato com o Belenenses, dava-me mais três anos de contrato no Varzim e levantou-me a moral.
Caso as coisas corram mal e não jogue mais esta época, é um revês na minha carreira e um momento muito difícil para mim e para o clube, que em dois anos teve dois casos semelhantes e vê-se numa situação destas. É muito complicado e sinto-me muito injustiçado porque não tomei nada e nem sei bem qual é o nome do comprimido, pois, segundo disse o doutor, serve para urinar mais e dá-se a pessoas mais idosas".

Eliseu afirma estar "adaptado à Póvoa" e sente que tem uma "relação boa" com os adeptos. "Se apanhar um castigo que me impeça de jogar até final da época, é provável que regresse ao Belenenses. Já falei com os dirigentes do Belenenses que se mostraram surpreendidos e deram-me total apoio e confiança
".

A alusão ao caso do (agora nosso) Rui Jorge, em que o departamento médico assumiu a responsabilidade do problema o que levantou o castigo ao então jogador do Sporting, é que me parece improvável. Não acredito sinceramente que o Varzim, ou qualquer outros que não um dos «3 únicos» seja tratado como estes. Espero que esteja enganado.

De qualquer forma Eliseu está fora de jogo até ao final desta época pois o castigo nunca será inferior a 6 meses.

Apesar disso, continuaremos a colocar esta informação, mantendo o espaço de Eliseu aberto. Dentro do possível acompanharemos as novidades que venham a lume, que sejam sobre a decisão do castigo a aplicar ou mesmo após esse ser conhecido, o que será feito para que o jogador se continue a treinar até que o castigo seja levantado.

Relembramos que, após o terminus do empréstimo ao Varzim, Eliseu tem ainda contrato com o Belenenses até ao final da época de 2006/2007.



Jorge Tavares
O Olivais e Moscavide, na 15ª jornada disputada no passado domingo, deslocou-se ao terreno do rival Oriental para disputar o derby da zona nascente de Lisboa.

Venceu por concludente 3-0, contribuindo para a ainda pior classificação do adversário, que é agora último isolado. O Olivais dominou a partida, chegando à vantagem logo ao minuto 9. No entanto, o tento da tranquilidade só chegaria aos 82 minutos. O último golo foi obtido já no período de descontos.

Jorge Tavares alinhou a titular, durante os 90 minutos.

O Olivais e Moscavide mantém a 3ª posição (com 30 pontos) mas viu reduzida a distância ao líder, Louletano, para 3 pontos.

Na próxima jornada, que se realiza a 5 de Fevereiro, o Olivais e Moscavide recebe o Real Massamá, equipa actualmente classificada na 14º posição, com apenas 14 pontos.



Gonçalo Brandão
Como noticiámos na passada semana, o Charlton Athletic não jogou no passado fim de semana, estando marcado o próximo encontro apenas para 4ª feira, 8 de Fevereiro, dia em que se deslocará ao terreno do vizinho Crystal Palace.

Quanto a referências na imprensa desportiva, regista-se a menção em dois dias consecutivos no jornal «O Jogo» e a propósito da suposta deslocação de Barros Rodrigues a Londres.

Numa primeira referência, a 26/01/2006, este jornal refere que a base inicial (800 mil Euros) terá sido rejeitada pelos dirigentes do Charlton, mas que é ainda possível chegar a um acordo.

Os jornais desportivos têm destas coisas e, no dia seguinte (27/01/2006), o mesmo jornal dá à estampa o seguinte:

"Brandão deve voltar ao Restelo

O destino mais provável, neste momento, do jovem Gonçalo Brandão é o regresso ao Belenenses no final da época, já que o Charlton, ao qual tem estado emprestado, jogando pela equipa de reservas, não dá sinais de querer adquirir em definitivo o passe do jogador. Depois de ter deixado expirar o prazo para exercer o direito de opção (31 de Dezembro do ano passado), mediante o pagamento de 800 mil euros, o clube inglês não revelou, até agora, vontade de negociar, embora a SAD belenense não feche as portas a um entendimento com vista à transferência.


Ainda se fossem “fontes” diferentes... Mas não. No mesmo jornal, em dias consecutivos. Sem mais comentários, resta-nos aguardar notícias ou comunicados das únicas entidades credíveis: os próprios Clubes em anúncio oficial.

Numa análise muito pessoal, não creio que neste momento haja ainda hipótese de que o negócio se realize.



Comentário

O assunto é incontornável: Eliseu

Obviamente que é com apreensão que tenho acompanhado os desenvolvimentos deste caso. É um nosso jogador. Especialmente porque aprecio as suas qualidades futebolísticas, até porque, creio, faz falta no actual plantel e nele tinha perfeitamente lugar. Não é de um “ala” (chamem-me conservador mas para mim é médio ou extremo) esquerdo que andamos ou andámos à procura?

As palavras (ver acima) do Presidente do Varzim, publicadas no “Póvoa Semanário” são bem demonstrativas do que o Eliseu representa para o Varzim e da relação que em tão pouco tempo estabeleceu com quem pode avaliar o seu trabalho.

Sendo o empréstimo válido apenas para esta época e estando já o jogador suspenso preventivamente, e assim estará um mínimo de 6 meses, não podendo portanto continuar a dar o seu contributo à equipa poveira, penso que seria pertinente que o Belenenses se solidarizasse da mesma forma com o jogador. É mesmo possível que já esteja a fazê-lo.

Eliseu é um jogador com que, do ponto de vista futebolístico, devemos contar. Na minha opinião tem imensa margem de progressão e é um valor que nos poderá ser muito útil no futuro e já seria no presente.
Mas é também um homem. E eu, apesar de não ter passado por semelhante situação pessoalmente (como é óbvio), sou capaz de colocar nos seus sapatos. Mesmo que tivesse errado, ainda que ingenuamente, merece da nossa parte (adeptos e Clube) todo o apoio.

Eliseu tem contrato até ao final de 2006/2007 com o Belenenses. Na minha opinião dever-lhe-ia ser proposto o prolongamento deste vínculo por mais uma época além desta, já. Mesmo antes de ser conhecido o castigo que lhe será aplicado pelas entidades competentes.

Calculo que não seja uma opinião pacífica, mas é a minha opinião.

Para terminar, uma última palavra de satisfação pelo regresso de Ceará. Já que teríamos o encargo que possamos ter o proveito. Pode vir a ser útil.