sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

Neste dia, em . . .

1952 – Belenenses vence Benfica por 2-0 e entra na luta pelo título

Na transição da década de 40 para 50, o Belenenses passou por 2 épocas de crise.
É preciso ver que falávamos de crise ao nível que o Belenenses tinha então. Tal crise traduziu-se num 4º lugar (que, então, para nós, era mais ou menos o mesmo que ficar em último) em 49/50, atrás de Benfica, Sporting e... Atlético (a única vez que ficaram à nossa frente) e acima do F.C.Porto; e no 9º lugar em 50/51, classificação, para a altura, tão má, que era a pior de sempre e sê-lo-ia ainda durante mais 16 anos.

Esta crise era o corolário natural do termo da carreira de jogadores com a classe e a importância de Mariano Amaro, Rafael Correia, Artur Quaresma, Vasco ou, ainda, da saída de Capela para Coimbra.

Mesmo assim, nunca o clube perdeu a noção da sua grandeza, da sua altivez e da sua ambição. Nos oitavos de final da Taça de Portugal, o Belenenses, na 1ª mão, foi empatar 0-0 a casa do Sporting. Na 2ª mão, nas Salésias, venceu 2-1 e, rezam as crónicas, foi grande a festa do povo belenense, com euforia nas bancadas e invasão de campo no final do jogo. Eliminámos em seguida o F.C.Porto para, inesperadamente, baquearmos nas meias-finais, ante a Académica.

E veio a época de 1951/52. E veio...Matateu. Uma nova era se iniciou no futebol do Belenenses (mostrando a capacidade que então havia de encontrar soluções, exactamente o oposto do que actualmente se verifica).

A estreia oficial de Matateu, face ao campeão Sporting, foi apoteótica, como já relatámos anteriormente (cfr. 23 de Setembro).

O Belenenses estava de novo lançado. Algumas oscilações, naturais numa equipa a ser reconstruída, foram sendo ultrapassadas.

Na data que hoje referimos, o Belenenses venceu o Benfica por 2-0 nas Salésias. Estávamos na luta pelo título. A compita foi cerrada.

Image hosting by Photobucket

A três jornadas do fim, 4 equipas – evidentemente, o Belenenses, o Benfica, o F.C.Porto e o Sporting – estavam empatadas com o mesmo número de pontos. E, nessa posição, a vantagem era nossa, face aos resultados obtidos diante dos nossos rivais: contra o Sporting, vitória 4-3 em Casa e empate 1-1 Fora; contra o Benfica, vitória 2-0 em Casa e empate 0-0 Fora; contra o F.C.Porto, empate 1-1 em ambos os jogos.

As últimas jornadas foram adversas a F.C.Porto e Belenenses, que ficaram respectivamente em 3º e 4º lugar, com a mesma pontuação, a 4 pontos do Benfica e a 5 do Sporting (que vivia então o seu período de ouro).

Apesar dessa desilusão final, o Belenenses voltara aos Campeonatos ao seu nível. Registe-se, aliás, que ficámos invictos em Casa, cedendo apenas dois empates.