quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Os Mais e os Menos da Semana Azul

Mais uma derrota no futebol, mais uma vez a tentar respirar por sobre a linha de água. O mar continua bravo e timoneiros e remadores continuam sem conseguir levar a nau a bom porto. O desencanto é cada vez maior entre sócios e adeptos e a própria VP para a Comunicação e Imagem reconhece o péssimo estado em que nos encontramos. Culpa de quem, dos sócios e simpatizantes? De quais, dos que ainda vão ao Estádio ou dos que há muito já deixaram de lá ir?

Durante a semana salve-se a excelente vitória na Taça da Liga em Andebol. Boas vitórias em Futsal e Râguebi. Derrota, mas vendida muito cara, em Basquetebol, frente ao Campeão Queluz.

Os Mais da Semana

(+) A vitória do Andebol na Taça da Liga. Aproveitando, e muito bem, o facto de ter sido 1º classificado na 1ª volta do Campeonato, o Belenenses entrou na Taça da Liga directamente nas meias-finais e venceu a prova. Agora que venha o Campeonato numa modalidade cheia de tradição no nosso Clube. Parabéns a todos os elementos do Andebol Azul.

(+) A vitória em Futsal. No Futsal, os objectivos são para cumprir, ou pelo menos para lutar com todas as forças para que isso aconteça. Parabéns a todos, na pessoa do meu amigo Nuno Ricardo Lopes.

(+) A vitória em Râguebi. Excelente Campeonato dos azuis, com uma goleada histórica à Académica, 88-0.


Os Menos da Semana

(-) A derrota contra o Porto. Falta de classe e, sobretudo, de preparação física, de uma equipa profissional que treina tanto por semana como eu no meu ginásio para manter a forma.

(-) As cenas lastimáveis no fim do jogo. Mais do que atribuir culpas à Fúria Azul, ou a alguns dos seus elementos, ou ainda a McCarthy, que foi apupado racistamente quando saiu, importa refeir que estas cenas reflectem o estado de Alma Azul. Uma Alma perdida. Partir cadeiras no seu próprio Estádio não lembra ao Diabo. À atenção dos nossos dirigentes, isto é um sinal, mais um, de que as coisas vão muito mal para os lados do Restelo.

(-) O editorial de Ester Monteiro no último número do Jornal do Belenenses. Se há 3 semanas elogiei aqui a coragem de Ester Monteiro no editorial “Alerta Vermelho”, porque penso que a melhor maneira de encontrar soluções é detectar os problemas, e os nossos erros em primeiro lugar, um 2º editorial no mesmo sentido faz parecer que EM não faz parte da direcção do CFB, que se queixa de medidas que não foram tomadas por quem de direito, ou seja, por ela própria, e a Direcção de que faz parte.

“É verdade que os tempos hoje são outros, as ofertas são mais que muitas, os horários do futebol não são convidativos e ao longo dos anos não se soube acompanhar essa evolução”.

E a sua Direcção, que fez em termos de ofertas? Esta SAD não tem os jogos vendidos por mais 4 anos a esses que marcam os horários não convidativos? E esta Direcção, que fez nos últimos 10 meses para acompanhar essa evolução? Ou a culpa é, mais uma vez, dos sócios? Para quando um Editorial com a implementação de medidas concretas de resolução de problemas? Ou vão continuar as lamúrias?

(-) O Mapa Semanal dos Treinos. Dois dias de folga. 5 treinos, um por dia para não cansar, de hora e meia cada. Pouco mais do que o que eu faço no ginásio para manutenção. O resto do tempo não podia ser aproveitado para ver vídeos dos adversários? Para não dar mais partes aos concorrentes? A diferença de preparação física no passado Sábado foi abissal, não devia ser corrigida? E o Director-Geral concorda? Nada diz? E a SAD?

(-) Crescer. Um dos lemas desta Direcção no último acto eleitoral. Mas o que se tem visto, nomeadamente nos últimos dez meses, é minguar, nº de sócios e assistências. Como diz a própria Vice-Presidente para a Comunicação.

(-) Inovar. Pouco ou nada, tudo igual aos últimos trinta anos. Quotas coladas no cartão, bilhetes rasgados, controlo de acessos nem vê-lo! Pagamento de quotas por Multibanco, nada. Inovação só mesmo a QSU, baixa do preço dos bilhetes e pouco mais. Curto, muito curto.

(-) Vencer. Quanto a vencer, estamos conversados. Continuam as despachadas, como diz um consócio nosso, mais derrotas que vitórias.

(-) A Direcção Comercial e de Marketing. Mais uma vez me confirmaram no Sábado, 3º Director Comercial no espaço de 6 meses, a tal inovação que definitivamente não consegue arrancar.

(-) Esta é uma nota que irá aparecer sempre neste espaço até que alguém responsável me dê uma resposta. Quanto ganha e que faz Rui Casaca na SAD do Belenenses? E quem é que já teve a “sorte” de ouvir alguma opinião sua? Está RC satisfeito com as exibições da equipa? Concorda com o mapa semanal de treinos? Isso interessa para alguma coisa? Triste sina a nossa!

(-) Ontem foi posta a circular uma notícia sobre a possível venda de Meyong. Com os dados apresentados trata-se, na minha opinião, de um crime lesa-património, desportivo e financeiro. Aguardemos.

Até para a semana.