sexta-feira, 10 de março de 2006

Neste dia, em . . .

2003 – Entra on-line o Portal Oficial do Belenenses

Antes desta data havia vários anos que a presença do Belenenses se fazia sentir na Internet. Até esse momento apenas graças ao contributo particular de algumas páginas pessoais dedicadas parcial ou exclusivamente ao Belenenses.
Durante vários anos de existência da Internet como a conhecemos, o Clube, de uma forma institucional, manteve-se ausente.

Image hosting by Photobucket

O Portal Oficial entrava, finalmente, “no ar”, na morada www.osbelenenses.com.

Podia ler-se no texto inaugural:
Após uma longa espera, o portal tão ambicionado por todos os Belenenses está finalmente on-line.
“OS BELENENSES” vem desenvolvendo uma forte aposta nas novas e emergentes tecnologias web-based, reformulando e melhorando os seus canais de contacto. Qualquer projecto credível desta envergadura implica um alargado período de maturação de ideias e estudo de viabilidade de cenários.
As alterações e constrangimentos no actual mercado das tecnologias provocaram uma espera demasiado alargada que se pretende amplamente compensada pela sustentabilidade das ideias concretizadas. osbelenenses.com será o portal para toda a informação sobre o universo do Clube de Futebol Os Belenenses, e procurará atingir os seguintes objectivos :
- Aumentar e cimentar a notoriedade da instituição,
- Divulgar as iniciativas desportivas e sociais levadas a efeito no clube,
- Informar de forma oficial e fidedigna os seus adeptos e público em geral,
- Melhorar a quantidade e qualidade de informação sobre os serviços prestadas à comunidade,
- Contribuir para um serviço de acompanhamento e relacionamento associativo.


Photobucket

Foi indubitavelmente um passo certo no sentido da necessária, diríamos mesmo imperativa, reaproximação do Clube aos seus associados e adeptos.
Mesmo considerando todas as limitações de cariz institucional ou de cariz do próprio formato e condições em que é actualizado (de forma não-profissional) é um portal reconhecido como o melhor site de um clube desportivo, em Março de 2005. O que é de enaltecer.

O Portal não se limita à prestação de informação relativa à actividade e dados históricos e estatísticos do Clube. Embora com imensas limitações estruturais, disponibiliza alguns serviços on-line, como a inscrição de sócios, a encomenda de produtos (loja on-line), etc..

Mas, das palavras anteriores, escritas na inauguração do portal, não seria de todo de inferir que este teria de ser o meio preferencial e muito menos exclusivo do Clube falar ao mundo e, muito em especial, aos seus associados e adeptos.

Apesar de toda a boa vontade, faltará fazer “um mundo inteiro” no que respeita à política de comunicação e seus canais possíveis e preferenciais. Nomeadamente a criação ou recuperação de outros que não a Internet, e onde claramente o Belenenses não se encontra representado ou, melhor dizendo, se encontra absolutamente esquecido.

A criação do Portal Oficial foi um passo importante – é inegável – mas claramente insuficiente se pensarmos no todo da comunidade Belenense espalhada pelo mundo. Seremos, praticamente, cerca de três centenas de milhar de adeptos.
Urge falar com todos eles, por todos os meios ao nosso alcance.