domingo, 16 de abril de 2006

Neste dia, em . . .

2005 – Futsal, ao cabo de dois anos de actividade, assegura nova subida de divisão e garante o acesso à Primeira Divisão Nacional

Nestes apontamentos já nos referimos algumas vezes à actividade e conquistas do Futsal (ver 26 de Março, 18 de Agosto e 27 de Setembro). É incontornável a referência a uma modalidade que teve uma rápida mas sólida ascensão no panorama desportivo nacional

Faltavam ainda quatro jornadas para o final do campeonato e o Belenenses garantia matematicamente a ascensão ao principal escalão.

Foi um momento marcante, estava atingido o principal objectivo declarado mas que, de tão ambicioso, foi inicialmente tido por muitos como utópico. A fé no próprio trabalho do grupo e a qualidade desse mesmo trabalho acabou por convencer até os mais cépticos.

Voltando um pouco atrás, mais concretamente ao jogo que antecedeu o concretizar desse objectivo, era com uma certa ansiedade, natural aliás, que o Belenenses enfrentava o jogo que lhe abriria as portas da subida.
Entre o Belenenses e o atingir do objectivo traçado estava a equipa do Bairro 25 de Abril, seu adversário nesta data.


Image hosting by Photobucket

O Belenenses entrou bem no jogo, jogando na habitual forma dominadora mas atenta ao contra-golpe adversário, rematando muito. Não foi com espanto que Paulo Jesus inaugurou o marcador abrindo assim caminho para a vitória desejada e aos 6 minutos marcou o primeiro golo.

Aos 17 minutos surgiria o segundo golo e o terceiro a apenas 8 segundos do intervalo.

Logo aos 3 minutos depois do reatamento Nuno Monteiro concretiza o quarto golo sem resposta.
Daí até final foi apenas gerir a vantagem e ir marcando, o que sucederia mais duas vezes, por intermédio de Pacheco (13’) e por Nuno Coelho (a 5’ do final).

Assistia-se já a uma enorme festa nas bancadas e, após o apito final, dá-se a explosão de alegria. O Belenenses atingia matematicamente a Primeira Divisão Nacional de Futsal. A promessa estava cumprida por um grupo de trabalho notável. e cremos que facto inédito. Em apenas dois anos de actividade, é, sem dúvida, um feito assinalável!

Alcançado o principal objectivo, era então tempo de perseguir o próximo: a conquista do título de Campeão Nacional da Segunda Divisão. Disto daremos conta mais adiante.