1955 – Belenenses vence 3-2 em Braga e continua a liderar o Campeonato a uma jornada do fim
Continuando a sua cavalgada em direcção ao que poderia ser a sua quinta consagração como Campeão do nosso país e à segunda vitória no Campeonato Nacional, o Belenenses, na penúltima jornada, deslocou-se a Braga.
O jogo apresentava elevado grau de dificuldade e revestia-se de grande importância. Com um ponto de vantagem sobre o Benfica e dois sobre o Sporting (os restantes clubes não tendo já hipóteses de chegar ao título), o Belenenses precisava de ganhar para manter a liderança e continuar a ser o único a depender só de si para ganhar o Campeonato.
Um empate não serviria, pois o Benfica tinha vantagem sobre nós em caso de igualdade; era mesmo necessário triunfar.
A tarefa não se apresentava nada fácil. O Braga estava a fazer um bom campeonato, que aliás lhe permitiu obter a sua melhor pontuação de sempre até então, e um excelente quinto lugar.
Em casa, só tinha perdido com o Benfica (0-1) e o F.C.Porto (1-2). Tinha empatado com a CUF e o Sporting, e ganho todos os restantes jogos, alguns deles por números muito expressivos (v.g., 5-0 ao Vitória de Setúbal). Mais, ainda: na primeira volta, surpreendera-nos nas Salésias, vencendo por 3-2. Também tinha ido ganhar à Luz e empatar às Antas... Era, decididamente um adversário complicado.
No entanto, impondo a sua categoria e determinação, o Belenenses foi vencer a Braga por 3-2, Foi a sexta vitória consecutiva e o 13º jogo sem sofrer nenhuma derrota. E, assim, a nossa equipa continuava na frente do Campeonato, com 38 pontos, seguida do Benfica com 37 e do Sporting com 36.
Foi assim que chegámos à última jornada, de que falaremos daqui a uma semana.