quinta-feira, 20 de abril de 2006

Neste dia, em . . .

1969 – Nasce Margarida Carmo (atleta olímpica)

Em 1984, o Belenenses teve três atletas seus nos Jogos Olímpicos: Maria João Falcão e Margarida Carmo, na Ginástica Rítmica (treinadas por outra figura relevante do Belenenses e do desporto português, a Profª Jenny Candeias) e, ainda, José Pinto. Este último, praticante da Marcha Atlética, esteve igualmente presente em 1988 e 1992.


Image hosting by Photobucket

Outros olímpicos do Belenenses foram os futebolistas Augusto Silva, Pepe, César de Matos e Alfredo Ramos, em 1928, e o especialista em Triplo Salto Rui Ramos, em 1952. Em 1932, o nadador João da Silva Marques estava para participar nos Jogos Olímpicos mas, por falta de verbas, acabou por ficar em Portugal.


Image hosting by Photobucket

Mais recentemente, o que temos assistido é vermos atletas formados no Belenenses, ou que por cá passaram, a brilharem ou até a ser medalhados em Jogos Olímpicos (e outras competições importantes): Francis Obikwelu, Naide Gomes, Vanessa Fernandes. Outros clubes colhem os louros e ficam com a fama. A reflectir...

Margarida Carmo, muito jovem (15 anos), teve uma excelente prestação nestas Olimpíadas. Na fase de apuramento, mercê de um 16º lugar, classificou-se para a final. Nesta, obteve o 18º lugar.

A nossa atleta, que fez parte da equipa Campeã Nacional do Belenenses em 1981, 1982 e 1983, também participou, neste último ano, em outra competição internacional de relevo: o Campeonato Mundial (na companhia das belenenses Maria João Falcão, Cristina Lebre e Ana Cristina Peleira).