terça-feira, 16 de maio de 2006

CHEGA!

Terminou uma semana terrível que para mim foi feita de perplexidade, incredulidade e de raiva. Não vou perguntar como foi possível chegar a este ponto. Temiamo-lo e contra todos os impropérios declarámo-lo. Sem hesitações.

Passamos alguns dias da semana passada a rever os números e algumas imagens do início e do trágico fim das nossas esperanças. Eles são frios e reflectem a realidade. Quer as classificações e estatísticas de utilização, disciplina, os resumos de resultados, etc, dão-nos uma visão desapaixonada de um percurso que arruinou os nossos anseios.

É do ser humano ter esperança. Atrever-me-ia a assumir que o é ainda mais nos Belenenses. Nada mais nos resta que (des)esperar.

Mas é hora de tomar decisões e é hora de inflectir o rumo. É hora de pensarmos e descobrirmos qual é a distância entre o Belenenses que temos, o Belenenses que acreditamos possível e provável com os actuais orgãos eleitos ainda em funções e o que julgamos possível com outros que eventualmente apareçam.

Tenho desta realidade uma visão particular muito minha e que assumo. Mas prefiro começar pelos factos que passo a enumerar e que são a recuperação de ideias dispersas colocadas por mim em comentários de dias anteriores.



FACTOS:

1 – O Belenenses, pela QUINTA época na sua história vai disputar o segundo escalão do futebol português (a menos de um "milagre" em que não acredito).


2 – A Direcção tem legítimos poderes executivos e pode continuar a exercê-los no desempenho das suas funções no cumprimento do mandato para que foi eleita.


3 - Os sócios tem o direito, consagrado nos estatutos, de requerer uma Assembleia-Geral Extraordinária para discutir a situação e decidir, também legitimamente, pela continuidade ou pela destituição dos orgãos eleitos e pela convocação de novas eleições, desde que estejam reunidas 250 assinaturas de sócios contribuintes com quotas pagas e com mais de UM ano ininterrupto de filiação.


4 – Mesmo num cenário de destituição em Assembleia-Geral Extraordinária e dados os prazos da sua convocação, as condicionantes de actuação imediata para a constituição de uma equipa para disputar a próxima época impende exclusivamente (até constituida uma alternativa estatutária), sobre a Direcção em funções. Dificilmente seria de outra forma - o treinador já está contratado.


5 – Os primeiros (na questão de sequência temporal) e principais responsáveis por esta situação e pela quase descida desportiva e financeiramente (a Direcção anterior) resguardam-se para o aparecimento como Salvadores da Pátria - e em parte subsistem na actual Direcção.


6 – Esta forma amadora, caduca, ultrapassada que (e altamente penalizadora para quem graciosamente) gere o Clube é mantida pela oligarquia sucessória há mais de 40 anos e a receita está desadequada há 30. Se alguém se lembrar, Matias era também filho do "sistema".


7 – Nos últimos cinco anos vêm-nos camuflando uma MENTIRA de estabilidade financeira que não existe, como temos AGORA A CONFIRMAÇÃO.


8 – A época de futebol 2005/2006 foi contratada, preparada e gerida no seu período crítico (o início) por quem "abdicou" de se recandidatar em Abril de 2005 e que deixou equipa técnica com contrato por mais duas épocas, assinado ou anunciado em 12 de Dezembro de 2004 (após uma histórica goleada) e num momento em que já havia alguma contestação ao modo como a equipa era gerida, cerceando a possibilidade dos novos eleitos escolherem o seu caminho próprio. Relembro que por um período que inclusive cobriria todo o novo mandato.


9 - Há dois anos (época de 2003/2004) não descemos por puro milagre com a responsabilidade desses anteriores orgãos eleitos.


10 – No que respeita à situação financeira e associativa e a fazer fé nos Relatórios e Contas apresentados desde 2001 a massa adepta está em êxodo há CINCO anos.

Opinião:
Ninguém fez nada, MAS NADA, para contrariar esta tendência. Apenas uma ténue e estupidamente mal publicitada QSU. Temo que a realidade fosse outra já a 6 de Maio e que a descida de divisão a venha agravar de forma dramática
.



E sei lá mais quantos pontos que quem tiver mais tempo se pode lembrar e adicionar.


Assim, parece-me que se existem ou se se perfilam alternativas, a minha opinião é que deverão ser essas a, DESDE O INÍCIO, liderar o processo tendente à convocação da AGE


Agora permitam-me que coloque as seguintes...




QUESTÕES:


QUEM está disposto a chegar-se à frente numa RUPTURA TOTAL COM ESTAS PRÁTICAS?


QUEM está disposto a assumir o conflito com a velharia caduca (idade à parte) e hipócrita e profissionalizar os sectores críticos do Clube, e ser apelidado de aproveitador e chulo pelos defensores do Status-quo (i.e. os batedores de peito e choradores militantes)?


QUEM está disposto e pode abdicar de uma carreira profissional para se dedicar ao Clube como ele precisa – de forma profissional e exclusiva?


QUEM está disposto a entrar num campo minado em que as "surpresas" e prendas do passado, como orçamentos assassinos, ou como contratos assinados quando já se sabia que a receita diminuia a olhos vistos (vide BINGO!)?


QUEM está disposto a entrar e (assumindo os custos inerentes) FAZER UMA AUDITORIA IMEDIATA A TODAS AS CONTAS E PROCESSOS DO CLUBE LEVANDO ATÉ ÀS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS, DOA A QUEM DOER?


QUEM tem um projecto sério, devidamente pensado e com plano e apoios financeiros, um ideal e quem tem dinheiro (ou apoio) para colocar à cabeça e jurar perseguir até ao fim do mundo quem nos desrespeitar ou prejudicar, nos mais variados orgãos do desporto e sociedade civil?


QUEM tem a noção que sem massa associativa relevante e verdadeiramente Belenense (e não meros piscineiros) nunca nos levantaremos, por mais que adornemos e floreemos os Relatórios e Contas a verdade é sempre a verdade e não temos hipótese de mentir mais. Que é preciso chamar por todos os meios possíveis e imaginários os Belenenses de volta ao Clube.


QUEM tem a noção que só uma comunicação eficaz genuinamente sentida e bem articulada pode estabelecer uma ponte para o adepto e tentar EVITAR A SANGRIA TOTAL que se adivinha com a descida de divisão.


QUEM tem coragem para LIMPAR O BELENENSES DE ALTO A BAIXO? E com limpar é varrer de ponta a ponta e romper com todos os "poderes" e quintas instaladas?


QUEM tem coragem para isto tudo e ao mesmo tempo tem AMOR VERDADEIRO PELO BELENENSES E POR AQUILO QUE DEVIA REPRESENTAR?


QUEM ??????????



HÁ ALGUÉM QUE REÚNA TODOS ESTES REQUISITOS (sem os quais não acredito em nada) ???

SE HÁ, QUE APAREÇA. É AGORA QUE O BELENENSES PRECISA DESESPERADAMENTE DELE(S).


Se algum destes pontos falhar só estamos a perder tempo e a adiar o fim.

Apenas uma verdadeira REVOLUÇÃO meus senhores, nos pode eventualmente salvar ainda.
Não tenhamos medo das palavras e das suas conotações eventuais. Não é qualquer de alteração pontual e mudança de cadeiras e continuação de processos manhosos de branqueamento da realidade que vamos sair deste enorme buraco em que estamos.

E enquanto andarmos nestes pruridos e meias palavras só estamos a ver o tempo a passar e o barco a afundar.

Se houver uma Assembleia-Geral Extraordinária é isto que tentarei dizer.